Dicas sobre como reduzir custos no consultório 

Dicas sobre como reduzir custos no consultório 

Faturar bem e ter lucro são objetivos essenciais para o crescimento de qualquer negócio ligado ao universo da saúde. Porém, o que muitos não consideram é que, entender como reduzir custos no consultório também pode trazer muitos benefícios financeiros. 

Saber como reduzir custos no consultório sem comprometer a qualidade e o funcionamento do negócio é fundamental para manter a saúde econômica do seu empreendimento e melhorar os resultados.  

Veja abaixo dicas para reduzir os custos na clínica manter a saúde da empresa em dia. Confira! 

Sistema de controle financeiro para clínicas

Faça uma análise das despesas do seu negócio 

É fundamental analisar os custos do seu consultório antes de começar a cortá-los. Afinal de contas, você não pode reduzir gastos que são necessários para o funcionamento do seu negócio. Isso seria um tiro no pé e poderia causar um grande estrago administrativo.  

Tudo precisa ser feito com cautela pois, toda a atividade profissional, e isso também envolve a área da saúde, tem despesas que são vitais para sua prática.  

Portanto, imbuído em como reduzir custos no consultório, comece fazendo uma lista de quais são os gastos que o seu consultório deve ter para poder funcionar sem sacrificar a qualidade do serviço.  

Veja quais são as despesas fixas, aquelas como aluguel ou contas de água e luz, e variáveis, como compra de material de escritório ou outro tipo de investimento, e avalie onde você pode diminuir os gastos. 

Com essa lista, fica bem mais fácil identificar quais os gastos essenciais e quais os gastos que, se forem cortados, não comprometerão o negócio e aumentarão sua margem de lucro. 

Melhore o uso dos recursos no consultório 

Apesar de serem custos fixos, recursos como água e luz podem ser utilizados de forma mais consciente e sustentável, trazendo mais economia e, consequentemente, aumentando a margem de lucro.  

É claro que nada disso pode ser simplesmente cortado do seu consultório, mas, com disciplina e boas instruções para toda a equipe, podem ser usados com parcimônia, sem prejudicar a qualidade do serviço. 

Portanto, repense a forma com esses recursos são utilizados e invista em tecnologias que vão baratear suas tarifas de luz e água. Existem lâmpadas LED, por exemplo, que são muito mais econômicas, assim como também existem torneiras que reduzem a pressão da água, diminuindo o consumo e gerando economia, tanto do recurso natural (o que é ótimo para o planeta), como nos gastos do consultório.   

Pague suas contas em dia e dê atenção às cobranças bancárias 

O ponto aqui é pensar em como reduzir tarifas bancárias, evitar taxas, além de quitar os débitos em dia para não se afundar em juros. Contas atrasadas podem geram muitos juros, assim como as dívidas bancárias podem se transformar em monstros assustadores.  

O que dizer dos juros de cartão de crédito então, que são escandalosos e podem chegar a 425% ao ano. Se você não ficar atento, esse combo de problemas estará sempre corroendo seu saldo. 

Portanto, nunca atrase o pagamento de contas. Algumas oferecem até desconto se forem pagas até antecipadamente, o que pode ser uma boa vantagem para você. E, no banco, fale com o seu gerente para conferir tarifas que podem ser retiradas ou mesmo estornadas. 

Esteja sempre se atualizando e invista em treinamentos para a equipe 

Treinamento e desenvolvimento da equipe do seu consultório é um passo interessante para poupar dinheiro, exatamente porque, uma equipe mais preparada consegue resolver os problemas com mais agilidade, tranquilidade e eficiência. 

Proporcionando oportunidades de capacitação, você está empoderando sua equipe com as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar suas funções com muito mais aptidão. 

E isso resulta em diminuição de erros, menos equívocos no dia a dia de trabalho, mais segurança na hora de tomar decisões, economia de tempo e, consequentemente, redução dos gastos.   

Isso também vale para a sua atualização como profissional. É fundamental estar sempre atento as novidades do mercado, fazendo cursos, workshops, participando de eventos, dialogando com outros profissionais e evoluindo. Essa atitude tem o poder de melhorar seus serviços e aumentar a fidelização de pacientes.  

Dessa forma, com um número importante de pacientes fidelizados, você economiza investimentos na busca por novos pacientes, já que a rotatividade vai se tornando baixa. 

Portanto, se você está preocupado em como reduzir custos, mantenha-se atualizado sobre as melhores práticas na área médica e ofereça oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para sua equipe regularmente. 

Conte com a ajuda da telemedicina 

A telemedicina é mais uma dentre as ideias criativas para reduzir custos na empresa. De forma prática, ela é a interação à distância entre médico e paciente, intermediados por dispositivos tecnológicos conectados na internet como computadores, notebooks, tablets ou celulares.  

Ao implementar a telemedicina, você consegue reduzir custos operacionais, já que ela pode eliminar despesas associadas a instalações físicas, como aluguel, luz, água, manutenção e outras. Também pode reduzir os custos com pessoal, já que não é necessário ter uma equipe presencial para atender a demanda virtual.  

Além disso, ela amplia o alcance dos serviços de saúde, atingindo pacientes que podem ter dificuldades de acesso físico ao consultório. Isso não apenas aumenta a conveniência para os pacientes, mas também pode resultar em uma maior satisfação e fidelidade. 

É importante, no entanto, garantir que a implementação da telemedicina esteja alinhada com as regulamentações e padrões de segurança de dados da área de saúde. Certifique-se de escolher plataformas e soluções que garantam a proteção e a privacidade das informações dos pacientes. 

Telemedicina

Tenha um sistema de gestão e automatize processos 

Com um sistema médico que faça a gestão do consultório, você terá em mãos uma tecnologia moderna e muito eficiente para reduzir custos e melhorar os resultados no seu consultório. 

O sistema tem a capacidade de automatizar uma série de processos como envio automático de mensagens aos pacientes para confirmação de consultas. Isso ajuda a otimizar o tempo dos profissionais e aumenta a eficácia do consultório, ao manter os horários de atendimento sempre em ordem e reduzindo as faltas e desistências. 

Além disso, a automatização pode ser aplicada ao envio de faturas, por exemplo, garantindo que elas sejam emitidas de forma precisa e melhorando a gestão financeira do consultório. Assim, você minimiza as tarefas repetitivas e a equipe pode se concentrar em fornecer um melhor atendimento aos pacientes

Portanto, escolha um sistema de gestão que atenda às necessidades específicas do seu consultório e confirme que a sua equipe esteja treinada para utilizar de maneira eficaz. 

E agora que você já tem várias informações sobre como reduzir custos no consultório, é momento de experimentar a tecnologia que pode diminuir os gastos, aumentar os lucros, agilizar os processos e transformar todo o ambiente do seu consultório. 

Portanto, peça já uma demonstração gratuita do Clínica nas Nuvens e conheça as funcionalidades disponíveis do nosso software médico, como a agenda médica online, prontuário eletrônico, controle financeiro, business intelligence, telemedicina, chatbot para WhatsApp, faturamento TISS e muitas outras. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se