O câncer é um problema que atinge pessoas de todas as raças, idades e posições socioeconômicas, sendo uma das principais causas de morte no mundo. Nesse contexto, o Dia Mundial do Câncer foi criado para conscientizar as pessoas dessa condição.
Neste texto, vamos tratar da importância do Dia Mundial do Câncer, trazendo alguns dos principais tipos no mundo, assim como as causas mais frequentes e algumas dicas que podem ajudar na prevenção.
O que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer?
O Dia Mundial do Câncer, ou Dia Mundial de Combate ao Câncer, é uma data celebrada em 4 de janeiro. Ela existe para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde e evitar determinados comportamentos ou hábitos que possam potencializar a doença.
O Dia do Câncer é um movimento mundial e importante para destacar que, hoje em dia, pelo menos 7,6 milhões de pessoas morrem por problemas relacionados à doença, todos os anos. Entre as pessoas que perdem a vida em decorrência do câncer, ao menos 4 milhões têm idade entre 30 e 70 anos.
Se não forem tomadas medidas para trazer maior conscientização a fim de lidar melhor com a luta contra o câncer, como é o caso do Dia Mundial do Câncer, estima-se que, até 2025, o número de mortes aumente ainda mais.
O que é câncer?
Câncer é o nome de uma doença, em que ocorre um crescimento desorganizado de células que invadem órgãos e tecidos do corpo. Essas células começam a se dividir, muitas vezes, de forma agressiva, formando os chamados tumores.
Os tumores podem se espalhar para outras partes do corpo, com velocidades distintas quanto à multiplicação das células desordenadas, invadindo outros órgãos e regiões, dando início ao que é conhecido como metástase.
São diversos tipos de câncer, pois são muitos tipos de células. Quando o câncer ocorre na pele, por exemplo, é chamado carcinoma. Por outro lado, se acontece nos músculos ou nos ossos, é denominado sarcoma.
Os principais tipos de câncer no mundo
O Dia Mundial de Combate ao Câncer faz pensar sobre a existência dos mais de 200 tipos de câncer detectados no planeta. Alguns deles são muito raros, como o carcinoma de Merkel (um tipo de câncer de pele) e o tumor adenoide cístico (que ocorre nas glândulas salivares).
Entre os mais comuns, podemos destacar o câncer de mama, o câncer de próstata, o câncer colorretal (que pode ocorrer em qualquer local do intestino grosso), o câncer de colo de útero (causado pelo vírus HPV ou papiloma vírus humano, transmitido sexualmente), o câncer de pulmão e o câncer de estômago.
No Brasil, os tipos de câncer com maior incidência são os de mama e próstata. Daí o motivo de tantas campanhas, para a população buscar medidas para minimizar a chance de ter ou, ao menos, encontrar a doença quanto antes. Quando detectada precocemente, tem boa condição de cura.
Quais são as principais causas de câncer no mundo?
A formação do câncer no organismo, conhecida como carcinogênese, pode ocorrer por fatores externos ou internos. Com certa frequência, acontece de forma lenta, sendo que, na maioria dos casos, leva anos para a célula cancerígena se proliferar e torna-se um tumor possível de ser observado.
De fato, a formação do câncer é um processo que pode envolver questões genéticas, ambientais, ligadas ao tabagismo, à má alimentação, ao tipo de trabalho que a pessoa executa e à exposição a agentes químicos, por exemplo.
Diante dessas questões, vamos pontuar alguns dos principais fatores causadores do câncer no mundo, dividindo a exposição entre fatores de causa interna e externa.
Fatores internos e externos
Entre os fatores de causa interna, podemos destacar: hereditariedade, genética, hormônios e problemas no sistema imunológico. Sobre os fatores externos, vale destacar: exposição a agentes químicos, obesidade, sedentarismo, má alimentação, consumo excessivo de álcool, tabagismo, exposição à radiação (incluindo a solar) e a algum tipo de vírus.
Dicas para ajudar na prevenção
Fazendo jus a uma data tão relevante como o Dia Mundial do Câncer, trouxemos algumas atitudes e comportamentos que podem ajudar seus pacientes a prevenir a doença. Confira a lista!
- Não fumar ou parar de fumar;
- Ter uma alimentação mais saudável;
- Se o paciente estiver acima do peso, peça para emagrecer e que mantenha-se com o peso adequado para seu biotipo;
- Prática de atividades físicas;
- Para mulheres entre 25 e 64 anos, é importante que façam o exame de câncer de colo de útero, no máximo, a cada 3 anos;
- Vacinação de crianças e os adolescentes contra o HPV. No caso das meninas, entre 9 e 14 anos. No caso dos meninos, entre 11 e 14 anos;
- Vacinação contra a hepatite B;
- Diminuir ou parar com o consumo de álcool;
- Parar de comer alimentos processados, como presunto, salame, mortadela, etc;
- Outra ótima ação para o combate do câncer é não ficar exposto ao sol das 10 até as 16 horas.
Assine nossa newsletter!
Gostou do nosso conteúdo sobre o Dia Mundial Contra o Câncer, com informações sobre tipos, causas e dicas para prevenir a doença? Então, continue acompanhando nossas matérias.
Siga-nos nas redes sociais, comente nossos textos e assine nossa newsletter para receber notificações por e-mail sobre novos posts com informações da área da saúde.