5 dicas para conscientizar suas pacientes durante o Outubro Rosa

Há muitos anos, o mês de outubro é conhecido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Assim, a campanha Outubro Rosa se tornou um movimento de extrema relevância para a saúde da mulher.

Neste material, acompanhe algumas dicas para conscientizar suas pacientes na clínica a aderirem e difundirem a campanha Outubro Rosa. Isso não só vai ajudá-las, incentivando o autoexame, mas muitas outras mulheres também.

Como surgiu o Outubro Rosa?

O movimento denominado Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, a fim de estimular a participação da população no controle da doença. Hoje, ele já é conhecido mundialmente.

Neste mês, muitas pessoas e entidades se unem na luta contra o câncer de mama, promovendo ações para divulgação de informações sobre a doença, o diagnóstico precoce e o tratamento.

Estabelecimentos comerciais, prédios públicos e monumentos também costumam “abraçar a causa”, utilizando a cor rosa nas decorações, que dá nome ao movimento e também remete à cor do laço, um símbolo mundial em favor da luta contra o câncer de mama.

Como conscientizar suas pacientes para que façam o autoexame e ajudem a promover a campanha?

Como médico, você deve fazer a sua parte na conscientização sobre a doença. Independentemente da sua área, é preciso unir forças com todos os setores da saúde e trabalhar por essa causa tão nobre e importante.

Agora, veja quatro dicas que você pode usar para conscientizar suas pacientes em relação à campanha Outubro Rosa. Vale lembrar que a conscientização para o autoexame deve ocorrer durante o ano todo!

1. Aborde o assunto durante as consultas

A primeira dica para a campanha Outubro Rosa é: coloque em prática o conceito de overdelivering, ou seja, ofereça mais do que sua paciente espera. Se o mês é voltado à conscientização sobre o câncer de mama, por que não abordar o assunto durante as consultas?

Mesmo que não seja sua área de atuação, você pode desempenhar um papel importante na campanha, orientando sobre a importância da realização do autoexame e do check-up de rotina e mostrando dados sobre o tratamento precoce e as chances de cura da doença, por exemplo.

Caso a paciente tenha dúvidas, oriente-a da melhor forma possível e, novamente, caso esta não seja sua especialidade, indique profissionais de sua confiança para ajudá-la.

atrair, captar e fidelizar pacientes

2. Disponibilize materiais informativos para as pacientes

Todos os anos, diversos materiais informativos sobre o câncer de mama são desenvolvidos pelo Ministério da Saúde e distribuídos em postos, hospitais e laboratórios públicos.

Então, que tal verificar, junto à Secretaria de Saúde do seu município, a possibilidade de disponibilizar cartazes e flyers explicativos também em seu consultório?

Se preferir, você também pode, em parceria com uma agência de publicidade, elaborar um material próprio com informações básicas, porém fundamentais para as mulheres, sobre a doença. Certamente, você vai reforçar o trabalho de overdelivering do seu consultório.

3. Enriqueça seu conteúdo com informações relevantes

Caso opte por elaborar os materiais em parceria com uma empresa de publicidade, busque incluir informações relevantes que nem sempre são de conhecimento das mulheres, como a importância do autoexame e o modo de fazê-lo.

Enriqueça o conteúdo com dados sobre o número de casos anuais e a faixa etária das mulheres mais propensas a desenvolverem a doença. Essas informações mostram a realidade e despertam a atenção das pessoas sobre o assunto.

Além disso, acrescente dados sobre sintomas e o que fazer no caso de identificar nódulos na mama, por exemplo. Ao entregar o material, converse um pouco com a paciente sobre a importância de prestar atenção nos sinais que o corpo dá e a necessidade de realizar exames periódicos.

4. Decore o ambiente com a cor do movimento

A cor rosa utilizada na campanha já se tornou uma identidade visual compreendida em qualquer lugar do mundo. Por isso, apostar em uma decoração personalizada na sua clínica, durante o mês de outubro, também é importante.

Desde o uniforme até laços, balões, faixas e itens decorativos na cor rosa, tudo é válido para chamar atenção da população e conscientizar os pacientes sobre a campanha Outubro Rosa.

Se for possível, disponibilize pequenos brindes para as pacientes com o tema, como adesivos, chaveiros e bottons, por exemplo. Essa é uma forma de fomentar ações do Outubro Rosa e levar o assunto para outros espaços.

Além do ambiente, mude a aparência das suas redes sociais. Coloque a cor da campanha do Outubro Rosa em destaque nos seus perfis empresariais e compartilhe conteúdos que tenham relação com o assunto, para informar seus seguidores.

5. Participe de ações

Certamente, diversos eventos sobre o Outubro Rosa serão realizados no seu município. Busque se informar sobre eles e participar, na medida do possível, dessas atividades, ajudando na organização, na realização ou na divulgação deles.

Essa é uma forma de se mostrar presente na comunidade e transmitir solidariedade para com as ações de interesse coletivo. Nesses eventos, aproveite para conversar com as pessoas e compartilhar suas dicas sobre câncer de mama e Outubro Rosa.

Assine nossa newsletter e acompanhe o Clínica nas Nuvens

Gostou desse conteúdo envolvendo a campanha sobre câncer de mama? Então, compartilhe e informe seus colegas sobre o assunto! Além disso, você pode assinar nossa newsletter e receber notificações de novos textos postados no blog.

Software para clínicas