Como incentivar o aumento de exames no Outubro Rosa e Novembro Azul?

Como incentivar o aumento de exames no Outubro Rosa e Novembro Azul?

Este mês tivemos o Outubro Rosa e, em breve, teremos o Novembro Azul. Essas datas, com certeza, já fazem parte do calendário de sua clínica e devem ser cada vez mais divulgadas para promover a conscientização do público.

Através de software de gestão você facilita a administração de sua clínica e simplifica a administração com funcionalidades inteligentes, auxiliando, inclusive, na divulgação dessas campanhas.

Celebradas mundialmente, as campanhas de Outubro Rosa e Novembro Azul, ações relacionadas à prevenção do câncer de mama e próstata, que acontecem desde a década de 90, têm como objetivo informar sobre as doenças e incentivar a sua identificação precoce.

Dessa forma, impulsionar a conscientização sobre a necessidade de exames, pode levar com que mulheres e homens se prontifiquem a procurar um diagnóstico precoce e um check-up anual. Quando identificado no primeiro estágio, os cânceres de mama e próstata possuem até 95% de chance de cura. 

Software de gestão no auxílio das clínicas para divulgação e conscientização

O princípio do Outubro Rosa e Novembro Azul é conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer, aumentando as chances de cura. Portanto, a participação das clínicas é fundamental para propagar a importância do diagnóstico precoce, promovendo um incentivo a exames clínicos preventivos.

Ensinar os pacientes a como proceder com os exames para verificar se há alguma anomalia no órgão é um primeiro passo., pois os exames de rotina são necessários para descobrir algo em estágio inicial.

O planejamento com software de gestão para ajudar na divulgação e ações para serem realizadas nessas campanhas é muito importante para que você faça uso de várias formas de comunicação para alcançar seu público e se posicionar como referência na realização de todos os exames necessários.

A ajuda da tecnologia do software de gestão simplifica sua comunicação com os pacientes promovendo agilidade aos processos.

Como ter alto engajamento da clínica nessas datas

Fomentar conscientização, lembrando aos colaboradores e pacientes, durante a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, sobre a importância dos cuidados com a saúde, incentivando consultas e exames preventivos, inspirando com histórias reais de mulheres e homens que conseguiram vencer o câncer, são ações simples que podem fazer grande diferença.

Existem várias práticas simples que podem ser facilitadas usando um bom software de gestão que sua clínica pode adotar para aumentar a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce.

Divulgue o check-up para mulheres e homens

Fazer campanhas para incentivar esses pacientes a se cuidarem fazendo seus exames de rotina, conscientizar sobre os fatores de risco, principalmente na faixa etária de 40 a 69 anos, alertá-los quanto aos fatores de risco, como sedentarismo, excesso de peso, tabagismo e má alimentação. Todas essas são abordagens que devem ser discutidas com os pacientes.

E para incentivar ainda mais, vale a pena preparar campanhas de divulgação com informações sobre a saúde e quais exames fazer para um bom check-up, dando descontos especiais para a realização destes procedimentos.

Insira detalhes rosa ou azul na decoração e no uniforme de seus funcionários

Você pode decorar o ambiente de sua empresa com itens rosas ou azuis, como balões, murais e fitas. Colocar sua iluminação externa nas tonalidades de cada mês.

Além de todos usarem o laço rosa ou azul, símbolo da campanha, para engajar ainda mais seus colaboradores, eles podem usar blusa da cor referente à data como uniforme durante esse mês.

São ações simples, mas que impactam visualmente, lembrando e reiterando a importância da campanha.

Promova eventos e distribua materiais de divulgação

Promover eventos e palestras com especialistas para conscientizar e instruir sobre a importância dos exames e da sua regularidade de check-ups, explicar sobre os exames e as facilidades que a clínica oferece para a saúde desses pacientes.

Através do software de gestão e suas ferramentas de marketing, divulgue os eventos para seus clientes e a entrega de material explicativo e brindes relacionados ao tema aos participantes, como estímulo. E para ter um maior alcance, transmita esses eventos nas redes sociais da clínica. 

Inspire com histórias reais

Promova histórias inspiradoras com depoimentos de pacientes e colaboradores que venceram o câncer. Compartilhe essas experiências, pois através da empatia nos colocamos no lugar do outro e passamos a refletir sobre o diagnóstico precoce, o que faz com as pessoas participem mais ativamente da campanha.

Incentive ações sociais

Divulgue ONGs de ações sociais pela causa e incentive doações. Pode ser através de ajuda financeira, doação de lenços e até de cabelos para ONGs que fabricam perucas.

Marketing médico

Invista nas redes sociais

Redes sociais são recursos poderosos para compartilhar informações. Então, use-as para divulgar as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul e você poderá ter um grande alcance com as estratégias certas e bom planejamento.

Você pode postar materiais informativos, publicações sobre os exames para a saúde da mulher realizados na clínica, vídeos de especialistas explicando sobre o tema e a prevenção, depoimentos e fotos engajando seus colaboradores também.

Conecte-se com seus pacientes

SMS, WhatsApp e e-mail são um jeito simples de entrar em contato com seus pacientes,  utilizando os contatos do banco de dados da clínica.

Sabemos que após a pandemia, todos estão cada vez mais conectados, seja em aplicativos de trocas de mensagens ou nas redes sociais.

E dessa forma a internet tornou-se um poderoso meio de comunicação. E quando usadas do jeito certo trazem diversos benefícios para você, como a divulgação da marca e a retenção e fidelização de clientes.

Você cuida da saúde de seus pacientes, nós facilitamos sua gestão

Ao realizar campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul para prevenção, sua clínica pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Assim, você mostra que a principal diretriz da sua empresa é cuidar das pessoas em primeiro lugar, usando a prevenção para cuidar da vida.

E, como incentivo ainda maior, além de oferecer descontos, vale ter também formas de pagamento facilitadas, sem dor de cabeça. Então, que tal atualizar as formas de pagamento da sua clínica para ter ainda mais benefícios para você e seus clientes?

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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