Dia Internacional da Medicina Integrativa: a importância dessa área da saúde 

Dia Internacional da Medicina Integrativa: a importância dessa área da saúde 

O Dia Internacional da Medicina Integrativa é celebrado em 23 de janeiro. A data reforça a importância dessa área da saúde, focada em cuidar de todos os pontos da saúde do paciente, considerando o físico e o psicológico. 

Para entender mais sobre o Dia Internacional da Medicina Integrativa, acompanhe o texto a seguir e confira a importância dessa área da saúde não só no tratamento, mas no cuidado com os pacientes. 

O que é Medicina Integrativa? 

Para contextualizar o assunto, vamos começar explicando o que é Medicina Integrativa. Essa área da saúde atua no tratamento do paciente, considerando os aspectos físicos e psicológicos.

Dessa forma, quando o paciente passa por determinado problema, uma equipe de profissionais (médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, etc)  atua no acompanhamento da saúde. Juntos, eles encontram o tratamento mais indicado e com mais chances de assertividade.

Além disso, a Medicina Integrativa tem o objetivo de unir métodos tradicionais, como cirurgia e medicamentos, a outras práticas menos invasivas, como meditação, acupuntura, massoterapia e yoga. 

Esse método oferece muitos benefícios, entre eles, mais precisão nos diagnósticos e maior qualidade de vida para os pacientes, já que, muitas vezes, o tratamento se torna menos invasivo.

Imagine que um paciente visite o médico se queixando de dores no joelho, por exemplo. Nesse caso, ele pode ser acompanhado por um fisioterapeuta, um nutricionista e um acupunturista, por exemplo.

Dessa forma, é possível identificar o problema com mais precisão, tendo a possibilidade de seguir com tratamento menos invasivo, evitando riscos e complicações mais sérias, por exemplo. 

Quais são os benefícios da Medicina Integrativa? 

O Dia Internacional da Medicina Integrativa também é importante para lembrar os benefícios que essa área da saúde oferece para pacientes, médicos e clínicas. A seguir, confira alguns deles. 

Diagnósticos mais precisos

Como um dos papéis da Medicina Integrativa é reunir mais profissionais para cuidar da saúde do paciente, os diagnósticos são mais precisos. Uma dor no joelho pode ser identificada pelo nutricionista como sobrepeso ocasionado por má alimentação, por exemplo.

Protagonismo do paciente

A Medicina Integrativa também foca na prática de tratamentos alternativos, que podem ser praticados de forma autônoma pelos pacientes, por meio de uma visita à massagista, prática semanal de yoga, melhora na alimentação, etc. 

Dessa forma, o paciente consegue criar uma relação de protagonismo com a própria saúde, entendendo que ele também é responsável pelo autocuidado, sem contato direto com o médico. 

Utilização de métodos menos invasivos

Como falado anteriormente, outro benefício dessa Medicina é a possibilidade de proporcionar métodos menos invasivos, como cirurgias. Dessa forma, a recuperação do problema acontece de maneira mais saudável e rápida, aumentando o bem-estar do paciente.

Dia Internacional da Medicina Integrativa

Quais são os benefícios de oferecer Medicina Integrativa ao público das clínicas? 

No caso de clínica médica integrativa, os benefícios também são bastante atrativos, tanto no sentido de aumentar a satisfação do paciente em relação aos serviços, quanto aumentar a lucratividade da clínica. Confira mais sobre essas vantagens a seguir. 

Expansão de serviços

Quando a clínica atua com a Medicina Integrativa, é possível oferecer mais serviços ao público, deixando de se limitar a apenas algumas especialidades. Assim, há a oportunidade de atender mais pessoas e evitar que os pacientes procurem por outra clínica para ter acesso a um serviço não oferecido no local. 

Maior faturamento

Como consequência do aumento de especialidades oferecidas e pacientes, o faturamento da clínica cresce, beneficiando o futuro do negócio e garantindo mais investimentos para expansão da empresa.

Clientes recorrentes

Como dito anteriormente, os clientes que já frequentam a clínica não precisam ir atrás de outra empresa para realizar outro procedimento. Quando a clínica atua com várias especialidades, os clientes podem contratar todas elas em um único lugar.

Equipe mais envolvida

Além de todos os benefícios já citados, vale destacar o aumento do envolvimento da equipe nos atendimentos dos pacientes, já que todos trabalham com sintonia para diagnosticar ou tratar as pessoas.

Chatbot para WhatsApp

Como aplicar a Medicina Integrativa em clínicas menores? 

Se a sua intenção é implementar a Medicina Funcional Integrativa na sua clínica, mas quer ir com calma, sem necessitar de tanto investimento em equipe, vale seguir algumas dicas.

Entre elas, busque por parcerias de profissionais e alugue a clínica para especialistas de determinadas áreas. Para saber mais sobre como aplicar essas estratégias, acesse o conteúdo: Medicina Integrativa: como aplicar em consultórios menores.

A importância do Dia Internacional da Medicina Integrativa

Como visto ao longo do texto, lembrar do Dia Internacional da Medicina Integrativa é uma forma de fortalecer a importância dessa prática médica, reforçando a necessidade do paciente ser protagonista da própria saúde.

Além disso, é uma forma de incentivar e priorizar o trabalho coletivo entre os profissionais de diferentes especialidades perante um mesmo objetivo: o bem-estar das pessoas.

Leia também: Equipe multidisciplinar de saúde: o que você precisa saber para ter uma grande equipe na sua clínica.

Software para clínicas

Acompanhe nossa newsletter

Gostou deste conteúdo sobre o Dia Internacional da Medicina Integrativa e os benefícios dessa prática na saúde? Então, continue acompanhando outras publicações sobre assuntos tão importantes como este. 

No nosso blog, você encontra muitas informações sobre saúde, Medicina, tecnologia, gestão e outros assuntos relevantes para a sua área de atuação. Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma delas.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se