Se há uma coisa que nenhuma gestão de clínicas pode deixar piorar, podemos dizer com toda certeza que é o atendimento ao paciente.
Não importa o quanto um profissional seja reconhecido, o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios deve seguir um padrão de qualidade satisfatório. Porém, acontece que muitas vezes, problemas de diferentes naturezas influenciam nesse quesito, deixando a relação com pacientes a desejar.
Podem ser problemas financeiros, administrativos, pessoais ou qualquer outro fator que tenha relação com o estabelecimento. Por isso, criamos este material para destacar maneiras de melhorar o atendimento ao paciente, direta e indiretamente.
Seja na base dos problemas, seja em soluções imediatas, há sempre um jeito de melhorar. Veja como nos tópicos seguintes!
Vá direto ao ponto
Onde é a porta de entrada de pacientes para a sua clínica? A recepção! Então comece por lá. Assim, antes de tomar qualquer decisão para o seu consultório, saiba das pessoas que trabalham na recepção.
Ninguém melhor que esses profissionais para sinalizar os problemas e mudanças necessárias para superá-los. Mantenha uma ótima comunicação com recepcionistas, invista em treinamentos e ferramentas eficazes para que possam prestar um atendimento de qualidade.
Muitas vezes, a ausência de um sistema de atendimento é o que atrapalha o andamento da clínica.
Traga novidades na infraestrutura
A estrutura oferecida ao paciente é um dos critérios utilizados para a escolha de um profissional de saúde em meio a outras opções. Conforto, limpeza e uma boa decoração são importantes para atrair clientes e fidelizá-los.
Mudar a cor do ambiente, trocar as cadeiras e os móveis, tudo isso é sinal de que você se importa com o bem-estar do paciente.
Além disso, é importante nos dias de hoje que o seu local de atendimento passe uma imagem mais moderna, com equipamentos de ponta.
Use as pesquisas de satisfação para melhorar o atendimento ao paciente
Não é preciso muito para saber a opinião dos seus pacientes, basta oferecer um canal de comunicação anônimo e direto, sem que lhes tome muito tempo.
O consultório pode usar um pequeno questionário que pode ser preenchido no mesmo dia ou enviado por e-mail ou SMS. Além disso, pode utilizar uma escala de nota para avaliar diferentes aspectos do atendimento.
Por exemplo:
- De 0 a 10, que nota você dá para o atendimento na recepção?
- De 0 a 10, que nota você dá para o atendimento do profissional de saúde?
- De 0 a 10, quais as chances de você recomendar a clínica para um amigo?
A partir dessas simples perguntas você já consegue compreender se o seu paciente está satisfeito ou não com o atendimento prestado.
Para melhorar o atendimento ao paciente, é preciso enxergar o consultório como um todo, cada um dos processos e etapas de interação entre profissionais e clientes.
Quer mais dicas para saber sobre a satisfação dos pacientes? Leia o post que preparamos sobre como aumentar a satisfação dos pacientes!