Como aumentar a satisfação dos pacientes é algo que todo gestor de clínica ou consultório médico deseja saber. Mas conquistar isso nem sempre é uma tarefa fácil, é preciso adotar algumas atitudes, tanto na gestão como no atendimento.
Para ajudar nisso, neste conteúdo vamos mostrar algumas atitudes que devem ser tomadas para garantir a satisfação dos pacientes e como usar um sistema para clínica pode ser essencial. Fique atento às dicas e lembre-se que quando o paciente está feliz com o atendimento, é sinal de que a empresa e seus colaboradores estão entregando qualidade e cumprindo com as expectativas.
Então, continue lendo o conteúdo e confira como aumentar a satisfação dos pacientes!
Oferecer um atendimento humanizado
Humanizar o atendimento ao paciente é uma atitude essencial que não só o médico, mas todos os colaboradores da clínica devem adotar.
Isso porque, desde o primeiro contato, o paciente deseja sentir-se confortável e bem recebido. Portanto, não basta apenas incluí-lo em um horário na agenda e esperar que ele compareça até a clínica.
É preciso ir além e oferecer algo mais. Por exemplo, enviar mensagens em datas especiais, como o aniversário do paciente, é uma forma de mostrar que a equipe está atenta e se importa com ele. E não tem nada mais prazeroso do que ver o sorriso no rosto do paciente e perceber que ele está contente com o atendimento recebido, não é mesmo?!
Além disso, outra atitude essencial, é oferecer formas diferenciadas de atendimento, que não se limitem apenas ao paciente ter de ir até a clínica e conversar pessoalmente com o médico. Às vezes, os clientes preferem ser atendidos sem sair de casa, seja por dificuldade de se deslocar em determinado dia ou por sentirem-se mais confortáveis dessa forma.
Assim, disponibilizar um atendimento online, por meio da telemedicina, também é um diferencial que sua clínica pode oferecer, humanizando ainda mais a relação médico / paciente.
Ter as informações do paciente sempre a mão
Vamos imaginar a seguinte situação: durante um atendimento o médico não encontra as informações sobre o paciente e precisa fazer as mesmas perguntas que ele já havia respondido sobre sua saúde.
Situações assim, podem dar a impressão que o médico não se manteve atento sobre o quadro de saúde do paciente e não teve organização em relação às informações que lhe foram passadas anteriormente.
Para evitar isso, é essencial contar com ferramentas que facilitem o acesso ao prontuário do paciente de forma rápida e fácil. Assim, durante o atendimento será possível visualizar todo o histórico daquela pessoa, sem risco de constrangimentos.
Uma boa solução é o prontuário eletrônico, ferramenta que permite organizar todas as informações do paciente, como atestados, tratamentos feitos anteriormente, exames, receitas médicas, características pessoais e de saúde. Tudo isso reunido em um único lugar, agilizando o trabalho do médico, que pode acessar todas as informações necessárias em apenas alguns cliques.
Um recurso útil para todos os profissionais da saúde.
Oferecer formas facilitadas de pagamento
Muitas vezes, os pacientes deixam de escolher uma clínica ou param de entrar em contato, por conta das formas de pagamento que a empresa oferece, que em muitos casos não são tão benéficas aos clientes.
Por isso, é importante oferecer opções de pagamento facilitadas, que sejam vantajosas tanto para a clínica como para os pacientes. Cartão de crédito, PIX, boleto, cheques, enfim, é importante oferecer métodos que vão de encontro com a preferência do público-alvo.
Claro que também é importante analisar as vantagens que cada uma dessas formas de pagamento oferecem para o negócio. Muitas vezes, algumas delas são descartadas por parecerem difíceis de manter um controle sobre os recebimentos. Felizmente, hoje é possível contar com o auxílio da tecnologia para isso.
Ao usar um sistema para clínica, por exemplo, é possível ter total controle sobre os pagamentos recebidos e os que estão pendentes, independente do modo de pagamento escolhido pelo cliente.
No caso de cheques, é possível vinculá-lo ao recebimento de uma conta e gerenciar se o mesmo foi compensado ou devolvido. Além disso, pode-se fazer a integração do sistema com a opção de pagamento por cartão de crédito e realizar cobranças recorrentes. Para isso, basta apenas cadastrar os dados do paciente e esperar que o valor seja cobrado na data definida, de forma automatizada.
E no caso de clientes com pagamentos em atraso, um sistema para clínica auxilia o gestor na renegociação de dívidas, criando um novo plano de pagamentos para o paciente e, assim, facilitando o parcelamento de dívidas pendentes. Também é possível aplicar a incidência de juros e multas nas renegociações de títulos.
Não deixar o paciente esperando
Uma das reclamações mais comuns em consultórios e clínicas é a demora no atendimento. Evitar que isso aconteça é essencial para garantir a satisfação dos pacientes.
Uma maneira eficaz para esses casos, é contar com uma agenda médica eletrônica, que permita organizar os horários de forma mais efetiva, evitando falhas humanas, como agendar pacientes para o mesmo horário ou ignorar o tempo de pausa de uma consulta para outra.
Além disso, é importante contar com um painel de chamadas eficiente, que faça o gerenciamento das filas e facilite o controle dos atendimento, dando preferência para os pacientes que forem chegando primeiro.
Quer saber mais sobre como evitar filas e o descontentamento dos pacientes, então confira o conteúdo: Como reduzir o tempo de espera no consultório?
Modernizar a clínica
Como você viu até aqui, há alguns pontos essenciais na gestão da clínica e na maneira de atender que devem ser observados para evitar a insatisfação dos pacientes. Mas para adotar essas melhorias é essencial contar com o suporte da tecnologia.
Clínica parada no tempo também não satisfaz os clientes, pois passa a impressão de estar desatualizada e sem foco na inovação, porém todo mundo sabe que na área da saúde novas ferramentas estão sempre surgindo, ajudando a modernizar os ambientes de trabalho e o dia a dia dos profissionais.
Por isso, usar um software médico que automatize todos os processos e integre todos os setores é fundamental e muito vantajoso para o negócio.
O Clínica nas Nuvens, por exemplo, é um software que oferece muitas funcionalidades, garantindo mais organização na gestão, ajudando a melhorar o atendimento aos pacientes e, consequentemente, aumentando a satisfação de todos que frequentam a clínica.
Ainda não conta com essa tecnologia na sua clínica? Então, está na hora de rever isso. Para te ajudar a tomar essa decisão, preparamos outro conteúdo: Saiba o que avaliar ao contratar um sistema para clínica. Acompanhe e saiba mais sobre porque usar um software médico.
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