A importância de uma análise financeira profunda na gestão clínica 

A importância de uma análise financeira profunda na gestão clínica 

A análise financeira para clínicas médicas é essencial para conhecer profundamente o negócio. De acordo com o dicionário, analisar é retirar os componentes de um todo, explorar algo com detalhes. 

Através do conhecimento detalhado sobre as finanças da clínica, os gestores podem garantir sua sustentabilidade a longo prazo e sua capacidade de oferecer serviços de qualidade aos pacientes. 

Entenda neste texto o que é a análise profunda das finanças da clínica médica e como pôr em prática de forma simples e precisa. Boa leitura! 

fluxo de caixa para clínica

O que é a análise financeira para clínicas médicas 

Na teoria não tem muita dificuldade, basicamente é examinar e interpretar os dados financeiros da clínica para avaliar seu desempenho. Ela envolve a análise de diversos indicadores, como receitas, despesas, lucros, fluxo de caixa e eficiência na utilização de recursos. 

A análise financeira para clínicas é importante porque é com ela que os gestores podem observar como andam as finanças, as melhorias necessárias, as oportunidades e principalmente como tomar decisões que envolvem a gestão. 

Na prática, as atividades que envolvem a análise financeira parecem mais complicadas. Nem todos os gestores têm familiaridade com todos os termos importantes e contam com outros profissionais para lidarem com as tarefas. 

Mas é importante buscar esse entendimento, até mesmo para compartilhar detalhes que vão facilitar a troca de conhecimentos. Além disso vamos apresentar neste texto um meio simplificado de realizar a análise que pode beneficiar até profissionais mais experientes. 

Como realizar a análise financeira  

O ponto de partida de uma análise financeira para clínicas médicas é coletar as informações financeiras relevantes da clínica, incluindo registros de receitas e despesas, balanços patrimoniais, demonstrações de fluxo de caixa e todos os outros documentos contábeis disponíveis. 

É aí que começa o primeiro desafio: é simples coletar dados das finanças da sua clínica

A coleta de dados financeiros pode ser um processo demorado e propenso a erros, especialmente se os registros forem mantidos manualmente em papel ou em formatos desorganizados. Mas caso consiga levantar os dados é hora de deixar tudo organizado. 

Organize os dados financeiros de maneira clara e compreensível. Crie categorias para poder visualizar cada dado e identificar tendências ao longo do tempo e calcular indicadores financeiros importantes. 

É um diferencial contar com sistemas que disponibilizam os dados em relatórios pois podem existir dificuldades na identificação de padrões, o que pode prejudicar a capacidade de realizar a análise. 

Por fim, analise os custos operacionais, as fontes de receita e o fluxo de caixa da clínica. Compare os dados financeiros da clínica com informações do setor ou com dados de períodos anteriores para identificar tendências, áreas de melhoria e oportunidades de crescimento. 

Para isso é preciso passar a armazenar dados com segurança para ter sempre a possibilidade de fazer o comparativo. Embora seja possível realizar essa análise financeira para clínicas sem um software médico, as dificuldades podem limitar a eficácia e precisão da análise realizada. 

Indicadores para acompanhar na análise financeira da sua clínica 

Após coletar e organizar os dados, a análise financeira para clínicas médicas é feita através de indicadores importantes para fazer o comparativo. São eles: 

  • Lucro líquido: Indica a rentabilidade da clínica após todas as despesas terem sido extraídas das receitas. 
  • Margem de lucro: Mostra a porcentagem de lucro em relação às receitas totais da clínica. 
  • Giro do ativo: Avalia a eficiência com que os recursos e investimentos estão sendo usados para gerar receita. 
  • Prazo médio de recebimento: Mede o tempo médio que a clínica leva para receber pagamentos de clientes ou seguradoras. 
  • Índice de endividamento: Avalia a proporção de dívida em relação ao patrimônio líquido da clínica. 
  • Taxa de retorno sobre investimento (ROI): Calcula o retorno financeiro gerado a partir de investimentos realizados na clínica. 

No começo pode parecer mais complicado, mas a prática de comprar e analisar os dados vai ficando mais simples à medida em que vai executando nos períodos determinados. 

Como simplificar a análise 

Seja em qual for o segmento da empresa, automatizar processos é a principal ação para simplificar a rotina e tornar as atividades mais práticas e eficientes. No caso de: 

  • Financeiro; 
  • Gestão; 
  • Atendimento; 
  • Marketing; 
  • Prontuário eletrônico;  
  • Sistema de cobrança; 
  • E controle de estoque. 
  • Entre outros. 

A melhor opção é o software para médicos Clínica das Nuvens. Sim, através de um único sistema é possível ter e integrar funcionalidades que atendam diversos setores. 

Para a análise financeira em especial, o Clínica nas Nuvens centraliza todas as informações financeiras da clínica, controla o fluxo de caixa, faturamento e conciliação bancária, entre diversos outros recursos. 

O melhor de tudo é que você pode criar relatórios personalizados com base nas necessidades específicas da clínica. E tudo isso após passar por treinamentos e contar com um time de suporte super capacitado para apoiar seu processo de adaptação ao sistema. Peça já sua demonstração gratuita e comece a fazer uma análise financeira para clínica que funciona! 

Sistema de controle financeiro para clínicas
Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se