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5 práticas para atrair pacientes para sua clínica de odontologia!

5 práticas para atrair pacientes para sua clínica de odontologia!

Quem trabalha na área de odontologia sabe o quanto a concorrência é grande. Afinal, o Brasil é o país que possui o maior número de dentistas em todo o mundo. É claro que, diante dessa situação, é extremamente importante pensar em técnicas para atrair mais pacientes para clínica de odontologia.

Quer dicas de como conseguir isso? Leia este conteúdo!

1. Conheça o seu público-alvo

Não existe como falarmos em estratégias de captação de pacientes sem entender quem forma o público-alvo da sua clínica. Então, a primeira dica é o básico que todos os profissionais devem fazer: analisar quem são os seus pacientes.

Quanto mais você conseguir segmentar essa análise, mais fácil será direcionar as suas campanhas. Alguns exemplos de dados que podem ser coletados:

  • idade, renda e escolaridade;
  • localização;
  • tratamentos que mais procuram;
  • principais dificuldades/ desafios/ barreiras que impedem o acesso aos tratamentos;
  • dúvidas mais comuns;
  • meios de comunicação que mais usam para se informar;
  • o que esperam de um tratamento odontológico.

Para conseguir essas respostas, você poderá fazer pesquisas diretas ou indiretas. É possível usar questionários simples e enviá-los aos seus pacientes ou tirar esses dados em uma conversa informal com as pessoas que frequentam seu consultório.

2. Trabalhe o marketing digital

Independente das características do seu público, o marketing digital é muito importante. Afinal, hoje a maioria das pessoas está conectada e busca por meio de sites e redes sociais as informações que precisam sobre empresas, marcas e produtos.

Assim, é essencial que a sua clínica tenha um site bem elaborado e esteja presente nas principais redes sociais (ou seja, naquelas que os seus pacientes mais usam).

Aproveite o espaço do seu site para mostrar e explicar rapidamente os tratamentos que você oferece, a sua experiência, os diferenciais da clínica e outros dados que podem ajudar a tirar as primeiras dúvidas das pessoas que procuram pela sua empresa.

Já as redes sociais devem ser usadas para se relacionar com os seguidores. Para isso, invista em informação útil e relevante. Crie postagens que ajudem as pessoas a resolverem seus problemas e dúvidas relacionados a sua especialização, como: dicas de escovação, como prevenir doenças, mitos e verdades, entre outros.

Evite usar esse espaço apenas para fazer propaganda. Use a técnica 80-20, em que 80% de conteúdo é informativo e interessante e 20% de divulgação sobre seu consultório. E, claro, sempre responda às interações e dúvidas dos usuários.

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3. Relacione-se bem com seus pacientes

A propaganda boca-a-boca ainda é uma das ferramentas mais poderosas do marketing. Por isso, o bom relacionamento com os seus pacientes é fundamental.

Comece aplicando uma pesquisa de satisfação para compreender quais são seus pontos fortes e aquilo que precisa ser melhorado. Depois pense em outras ações de relacionamento. Por exemplo:

  • enviar e-mails personalizados em datas especiais;
  • criar o hábito de ligar para os pacientes alguns dias após os tratamentos para saber se eles estão bem ou se têm dúvidas sobre a recuperação;
  • avisar quando está próximo dos retornos habituais;
  •  criar programas de indicações (com descontos para quem trouxer amigos ou familiares até a clínica);
  • conversar com seus pacientes, ouvindo as suas queixas e dilemas e fazendo com que eles se sintam especiais.

4. Faça parcerias

As parcerias são ótimas para atrair pacientes para clínica de odontologia. Analise as oportunidades que existem no seu entorno. Por exemplo: uma empresa localizada no mesmo bairro ou a rede de comércios da região. Você pode oferecer descontos aos funcionários como uma forma de benefício para a empresa.

A mesma ideia pode ser usada em sindicatos, escolas e outros negócios próximos. Assim, você cria uma relação de “ganha-ganha”. Sua clínica consegue mais pacientes, as empresas podem oferecer benefícios aos funcionários e esses, por sua vez, passam a ter acesso a tratamentos odontológicos mais em conta.

5. Melhore o networking

Por último, não se esqueça da importância das indicações de outros profissionais tanto da odontologia como de outros ramos da saúde. Por isso, trabalhe o seu networking.

Participe de feiras e congressos da sua área, coloque-se à disposição da imprensa local, escreva para uma revista da sua cidade, tenha um blog ativo, participe de fóruns e grupos na internet e trabalhe a sua marca pessoal.

Como você viu, não existe um caminho “fácil” para atrair pacientes para a clínica de odontologia. É preciso dedicação, entendimento do seu público e estratégias bem elaboradas para que a sua marca fique sempre em evidência e na memória dos seus pacientes.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e leia o nosso post sobre gestão de clínicas e melhore os seus resultados ainda mais!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.