Os atendimentos em saúde são marcados por diferentes tipos de contextos, que variam desde a prevenção de doenças até o tratamento de condições estabelecidas. Contudo, todos eles envolvem o relacionamento do paciente com os demais profissionais da saúde.
Dessa forma, é preciso levar em consideração que o momento não abrange apenas o biológico daquele indivíduo, mas todos os aspectos associados a ele, sejam psicológicos, sociais e até mesmo financeiros.
O atendimento humanizado figura como o principal recurso para que a assistência em saúde seja prestada com êxito. Que tal aprender mais sobre esse conceito que tem crescido muito nos últimos anos? Continue a leitura!
O que é o atendimento humanizado?
O atendimento humanizado é uma prática que coloca o paciente como agente central da assistência. Assim sendo, as funções de ouvir, aconselhar e respeitar opiniões devem ser prezadas por todas as equipes envolvidas no tratamento.
Na prática médica de décadas anteriores, a relação entre paciente e profissional se limitava na doença, ou seja, a patologia era considerada como o foco e o centro da atenção em saúde.
Porém, com o avanço do tempo, percebeu-se que a prioridade é o bem-estar do indivíduo, o qual deve ser tratado como um todo e não apenas como o portador de uma condição patológica.
Quais as características desse atendimento?
A primeira característica da humanização figura como a valorização da pessoa. Em outras palavras, embora o indivíduo apresente uma patologia com manifestações específicas e já conhecidas, é necessário considerar cada particularidade do seu contexto de vida.
A partir do momento em que são identificadas as especificidades da situação, é possível realizar uma abordagem por meio da elaboração de condutas que melhor se adequam ao paciente.
A principal forma de alcançar esse nível de assistência é ouvindo o paciente e reconhecendo a importância de cada detalhe informado. Além disso, incentivar sua participação na própria condição aumenta a adesão ao tratamento, visto que considera suas opiniões e ponderações.
De fato, todas essas medidas buscam melhorar a experiência do paciente. Porém, elas beneficiam, ainda, a equipe de saúde e o estabelecimento, visto que fortalecem o vínculo e a confiança entre as relações e potencializa a fidelização do usuário ao local.
Como colocar em prática a humanização?
Mas, afinal, como praticar um atendimento humanizado? A primeira dica é entender o conceito de empatia e implementá-lo em cada situação, ou seja, colocar-se no lugar do outro e, por meio dessa projeção, entender quais ações são adequadas para a circunstância daquele indivíduo.
Além disso, pequenas atitudes, como um simples cumprimento, podem representar um tratamento diferenciado que valoriza o ser humano ali presente. Já o respeito, a atenção e a escuta devem ser priorizados e assegurados a todo momento.
Por fim, o tratamento humanizado não deve partir apenas das equipes, mas também do ambiente físico. Um local limpo, com temperaturas amenas, bem decorado, apresentando boa infraestrutura e medidas de acessibilidade se mostra essencial para proporcionar um atendimento adequado.
Concluímos, portanto, que colocar em prática um atendimento humanizado é crucial para alcançar excelência na assistência em saúde. Todas as partes envolvidas são beneficiadas, desde o paciente recebendo um tratamento que preza pela sua valorização até a clínica, consolidando-se pela qualidade dos serviços e fidelizando usuários.
Agora que você já sabe o que deve ser prezado na relação entre equipe e paciente, descubra os erros que devem ser evitados no atendimento!