Um bom treinamento de secretária para sua clínica, vai proporcionar um ambiente mais profissional e preparado para atender as pessoas com mais qualidade. As secretarias precisam estar muito bem capacitadas, pois são o primeiro contato do paciente com a sua clínica médica.
Neste conteúdo, vamos trazer algumas dicas importantes para que você, como gestor, conheça melhor o que envolve o treinamento de secretária e possa estar mais instruído diante da contratação e preparação de profissionais para sua clínica.
Atendimento e padronização
A secretária de clínica médica é uma profissional de extrema importância para o atendimento de pacientes, por isso, é preciso que ela tenha competência, habilidades para o dia a dia de trabalho e que, além disso, seja bem treinada.
Nesse sentido, definir processos, estabelecer boas condições para que a secretária desenvolva suas funções com tranquilidade, além de investir em recursos e tecnologias para facilitar a rotina, é muito determinante para o sucesso do negócio como um todo.
Assim, é válido implementar padronizações de processos dentro da clínica em conjunto com o treinamento de secretária, para que ela possa compreender como deve atuar diante das mais diversas etapas de atendimento, assistência e organização nas consultas.
A padronização pode ser conquistada utilizando um bom software para gestão de clínicas. Com esse tipo de sistema, você economiza tempo dos profissionais e minimiza os erros humanos, pois muitos compromissos são automatizados.
Os treinamentos para a secretária
Quando falamos de treinamento, estamos falando de algo que vai muito além de estudos teóricos, cursos para secretárias de consultórios médicos, livros especializados no assunto, etc. É preciso que as atividades práticas também façam parte do ambiente profissional.
A parte conceitual deve ser construída junto da questão prática. Assim, a secretária vai desenvolver seu conhecimento sobre as funções através de instruções e simulações, combinando a parte intelectual com a parte de experiência.
Trabalhe técnicas de atendimento, invista em recursos tecnológicos, busque incorporar o treinamento de secretária com a resolução de situações de crise e a solução de problemas dentro da sua clínica médica.
É importante que as secretarias repitam várias vezes os procedimentos requeridos, os treinamentos que são pedidos, para que desenvolvam competências através da recorrência de suas ações.
Solução de problemas na clínica
É normal que todos os profissionais queiram estar cada vez mais prontos para exercer suas funções na empresa, na indústria, no hospital ou na clínica médica. A pessoa quer saber como ser uma boa secretária de dentista, de clínico geral, de cardiologista, psicólogo, enfim, da especialidade que for.
Nesse sentido, busca-se sempre aprimorar o repertório e buscar novos saberes, para que a pessoa tenha destaque diante da concorrência no mercado. E nesse contexto, a capacidade de resolver problemas é um dos pontos mais interessantes para quem pretende exercer o cargo de secretária de clínica médica.
Por isso, é indispensável que você, como gestor de clínica, avalie a profissional que mais se enquadra dentro dessa perspectiva, a de conseguir resolver problemas complexos com certa tranquilidade e “jogo de cintura”.
Além disso, vale investir em treinamentos nesse quesito, para aprimorar o talento e a perícia, principalmente de quem já tem alguma facilidade na resolução de problemas. De fato, ter calma e ser eficiente diante de situações complicadas que envolvam pessoas, é um ponto a ser considerado para uma secretária.
Minimizar erros e organizar processos
A aprendizagem, nas mais diversas áreas profissionais, acontece mediante erros e alguns equívocos. É claro que, no caso das secretárias de clínicas médicas, isso também ocorre, mesmo diante de dicas de secretariado e os demais treinamentos.
Aliás, é possível, e podemos dizer que até mesmo natural, que os erros ocorram não apenas diante da capacitação profissional, mas também no dia a dia de trabalho.
É por isso que o treinamento para secretárias deve ser muito bem feito, exatamente para minimizar esses erros e buscar um padrão de qualidade, de organização, otimização e gerenciamento do tempo, a fim de que o trabalho flua com mais tranquilidade e assertividade.
Aliás, a questão da organização de processos é elementar para que as falhas sejam reduzidas ao máximo dentro da clínica, e isso, mais uma vez cabe lembrar, é fruto de um bom treinamento para recepcionista ou secretária.
A secretária e as novas tecnologias
A secretária de clínica médica precisa ter alguns pré-requisitos, obviamente, para assumir a função. O treinamento virá para aprimorar seus conhecimentos e talentos. Nesse ponto, é válido que ela já saiba trabalhar com um computador, por exemplo, e tenha algumas competências para usar novas tecnologias.
Mesmo assim, é importante que o gestor aplique treinamentos para que a secretária conheça os sistemas utilizados, os equipamentos que serão relevantes para o seu trabalho, as ferramentas essenciais para o dia a dia e, assim, que ela vá refinando suas competências constantemente.
Nesse ponto, uma decisão que terá muito valor para sua clínica, é a instalação de um software para clínicas médicas, com funcionalidades como prontuário eletrônico, agenda médica online e telemedicina, e que possua automatização de processos, envio de mensagens através do WhatsApp, SMS e e-mail, dentre outros recursos.
Como o Clínica nas Nuvens pode ajudar as secretárias da clínica
Agora que você já teve uma boa ideia da importância do treinamento de secretária, além de entender como a tecnologia é fundamental nesse processo todo, vale buscar o investimento em um sistema que ajude não apenas sua secretária, mas a clínica como um todo.
Seu espaço profissional precisa de um software para gestão de clínicas como o Clínica nas Nuvens, que possui uma variedade de ferramentas para agilizar os processos do dia a dia e melhorar seus resultados. Por isso, solicite uma demonstração e conheça melhor o Clínica nas Nuvens e transforme sua rotina.