Hoje em dia, as transformações digitais fazem parte de muitos campos do saber, entre eles, a medicina e suas especialidades. Porém, quando falamos de telemonitoramento e tudo o que envolve o atendimento de pacientes à distância, algumas dúvidas podem ficar no ar.
Por isso, conheça mais sobre o telemonitoramento e como esse serviço pode ser útil para quem deseja ampliar as opções na clínica médica e conquistar mais pacientes. Leia o conteúdo que preparamos e fique por dentro do assunto.
O telemonitoramento e a telemedicina
O telemonitoramento é um serviço dentro da telemedicina, que tem a função de acompanhar o estado clínico do paciente e a evolução do seu tratamento. Tudo isso acontece à distância, seja por telefonemas ou através de sistemas online, com o uso das videochamadas.
Nesse sentido, existe uma distinção entre telemedicina e o que é telemonitoramento. Enquanto a telemedicina propõe iniciar uma análise clínica, o telemonitoramento é o processo de acompanhamento do paciente, principalmente diante de doenças crônicas, como a diabetes.
Também é válido salientar que a pandemia de COVID-19 trouxe uma evolução muito rápida para todas as áreas da telessaúde. Assim, essa relação online entre médicos e pacientes teve um crescimento exponencial de 2019 para cá.
E o resultado disso é que muitas clínicas começaram a implantar a telemedicina no seu dia a dia. Isso simplificou muita coisa, tanto para profissionais quanto pacientes, visto que a telemedicina traz uma série de vantagens e benefícios.
Vantagens do atendimento à distância
A redução de custos e otimização do tempo, tanto para a clínica quanto para o paciente, é um dos efeitos positivos da telemedicina. O paciente não precisa gastar com deslocamento, enfrentar filas, demoras no trânsito, etc.
Do lado da clínica, a instituição não precisa mais ter todos os médicos nos consultórios, diminuindo gastos com luz, equipamentos, manutenções e outras questões. O médico pode, perfeitamente, realizar a consulta ou monitorar o paciente da sua casa ou durante uma viagem de negócios.
A importância do telemonitoramento
Como já foi mencionado, o telemonitoramento pode ser feito por telefone, porém, com a internet e o advento de sistemas para clínicas, as videochamadas online são as ferramentas mais comuns e usuais.
Dessa forma, os médicos conseguem monitorar e avaliar o progresso ou reversão de sintomas do paciente, orientando a pessoa regularmente através desses encontros virtuais.
Além disso, com o uso de equipamentos de telemonitoramento, os médicos podem receber atualizações sobre o estado de saúde do paciente. Assim, no caso de alguma alteração no quadro clínico, podem rapidamente entrar em contato com o paciente e tomar a melhor decisão para resolver o problema.
Equipamentos de telemonitoramento
Alguns aparelhos são criados para ajudar as pessoas que precisam do telemonitoramento em saúde. Esse é o caso dos wearables (dispositivos que podem ser vestidos, como uma pulseira) e os conhecidos smartwatches (os relógios inteligentes).
Esses equipamentos podem ser conectados à internet e fazer o monitoramento de pacientes à distância, com o médico recebendo informações constantes sobre o estado de saúde da pessoa. Veja alguns benefícios de aparelhos que foram desenvolvidos para controlar a saúde de muitas pessoas.
- Medição da glicose dos diabéticos;
- Monitoramento dos batimentos cardíacos do doente;
- Aferição da temperatura do corpo do paciente;
- Avaliação constante da pressão arterial do paciente;
- Rastreamento de localização de pessoas com demência.
Como funciona o telemonitoramento
O telemonitoramento pode ser feito através do SUS, bem como por meio de planos de saúde, consultórios e clínicas. Obviamente, quem procura esse tipo de serviço, geralmente é alguém que exige um acompanhamento mais frequente, constante e, por vezes, urgente.
É o caso de pessoas que têm hipertensão, casos de demência e diabetes, por exemplo. Esses pacientes precisam de um cuidado especial, algo que o telemonitoramento pode lhes entregar.
Dessa maneira, basta que a clínica possua um sistema robusto para fazer a ponte com o paciente que está fisicamente distante. Um sistema que disponibilize o telemonitoramento e tenha integração com outros recursos da clínica, como prontuário eletrônico, agenda médica online, finanças, etc.
Isso é muito importante porque o paciente pode fazer o agendamento de uma nova consulta online pelo próprio site da clínica e, automaticamente, o site atualiza a agenda médica e já possibilita, inclusive, o pagamento da consulta. Tudo de forma digital, com agilidade, segurança e praticidade.
O telemonitoramento na sua clínica médica
Agora vamos trazer uma lista que mostra o que você deve fazer para implementar o telemonitoramento na sua clínica. Além disso, a lista também conta com alguns benefícios que você terá utilizando essa tecnologia no seu trabalho.
- Saiba quem é seu público: faça um levantamento para compreender se o seu público possui doenças crônicas e se é viável implantar um atendimento online;
- A capacitação do atendimento: entenda que você precisará de uma equipe que tenha a capacidade de compreender o sistema e ajudar os médicos no telemonitoramento;
- A educação do público: com a implantação, é importante que você mostre ao seu público como funciona a nova ferramenta, além de divulgar em redes sociais e demais meios de comunicação;
- Implantação com baixo custo: o telemonitoramento é barato. Com um celular, computador ou tablet, você realiza o atendimento. Claro, é preciso ter um bom software de gestão com o recurso de telemedicina;
- Mais informações sobre o paciente: se o paciente utilizar um aparelho de monitoramento conectado a internet, você não fica dependente da consulta para ter informações sobre a saúde da pessoa.
O Clínica nas Nuvens e o telemonitoramento
Sabendo como funciona e as vantagens da telemedicina e, consequentemente, do monitoramento de pacientes à distância, é importante que você invista nesta tecnologia, a fim de aumentar o leque de opções dentro da sua clínica.
Por isso, conheça o Clínica nas Nuvens, o melhor software para clínicas do mercado, e conte com a ferramenta de telemedicina para melhorar a vida dos profissionais e a experiência dos seus pacientes na clínica.