Dia Mundial do Dentista: qual é o significado e a história no mundo

Dia Mundial do Dentista: qual é o significado e a história no mundo

O Dia Mundial do Dentista é uma data importante para parabenizar o profissional que trata a saúde bucal com cuidado e dedicação.

Acompanhe o conteúdo para compreender melhor o significado do Dia do Dentista, a representatividade da data e outras singularidades que envolvem a Odontologia. Boa leitura!

Qual é o significado do Dia Mundial do Dentista

No dia 3 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Dentista. A data serve para lembrar do profissional que está sempre se aperfeiçoando para tratar toda a saúde da boca. 

Para evitar problemas como cáries e outras complicações, o dentista atua melhorando a autoestima, trazendo mais alegria e vitalidade por meio de um belo sorriso.

O dia 3 de outubro foi escolhido devido ao fato de que, em 1840, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, criou-se o primeiro curso de Odontologia, em uma escola intitulada Baltimore College of Dental Surgery.

A partir de então, tem-se a comemoração do Dia Mundial do Dentista. A data serve como agradecimento e reflexão sobre essa profissão que figura entre as que nunca perdem o posto de prestígio e importância. 

História da Odontologia

A história dos cuidados bucais remonta a milênios, em épocas de recursos extremamente limitados e até primitivos. Existem relatos de tentativas de tratamento de infecções documentadas em papiros no Egito, por exemplo.

Obviamente, não são só os egípcios que documentaram as práticas na tentativa de tratar problemas e doenças nos dentes ou na gengiva. Ao longo da história, outros povos também descreveram métodos próprios.

A Odontologia na Europa

No século XVIII, ou seja, durante os anos 1700, o francês Pierre Fauchard, considerado o pai da Odontologia, efetuou trabalhos na área e destacou-se no meio.

Pierre Fauchard escreveu um livro chamado O Dentista, intitulado Le Chirurgien Dentiste, em francês. Nessa obra, ele trata de sintomas de pacientes, doenças encontradas e anatomia geral da área bucal das pessoas que lhe pediam auxílio.

A Odontologia na América do Norte

No continente americano, o que se sabe sobre a Odontologia é que, no século XIX, ou seja, meados dos anos 1800, as ideias e as técnicas começaram a se expandir.

Nos Estados Unidos, três acontecimentos foram marcantes para a clínica odontológica começar a se firmar. Um deles foi a criação da escola de Baltimore, já citada neste texto, a Baltimore College of Dental Surgery.

Outro acontecimento relevante foi a instauração da Sociedade Americana de Cirurgiões-Dentistas (Society of Dental Surgeons), que está presente na cidade de Nova Iorque. Por último, está a criação do primeiro jornal especializado na área de Odontologia, o The American Journal of Dental Science.

Esse é um pequeno resumo da história do Dia Mundial do Dentista na Europa e nos Estados Unidos. Obviamente, em outras partes do mundo, a Odontologia também foi se desenvolvendo. A seguir, veja como a área chegou ao Brasil.

Dia Mundial do Dentista

A Odontologia no Brasil

O Dia Mundial do Dentista também é uma data celebrada no Brasil. É importante entender como foi o princípio dessa profissão em nosso território.

A lei 1.314 de 1951

A história da Odontologia no Brasil é bem mais recente do que em outras partes do mundo. Os registros que temos trazem informações sobre a atuação profissional no século XX.

Sabe-se que o começo da regulamentação da profissão deu-se com a lei número 1.314, implementada em 17 de janeiro do ano de 1951. Cerca de 15 anos depois, a norma foi revogada e implementou-se a lei número 5.801, do ano de 1966.

A lei 5.0801 de 1966

De acordo com essa lei, quem pode exercer a profissão na área de Odontologia é o profissional habilitado (cirurgião-dentista), formado em uma escola ou faculdade que tenha reconhecimento nacional e concede o diploma da Diretoria do Ensino Superior. 

Além do que já foi exposto, esse profissional precisa estar inscrito no Conselho Regional de Odontologia, correspondente ao local de atuação profissional.  

No caso de ser um estrangeiro, o profissional só pode exercer as atividades se o diploma for reavaliado por instituições específicas, como o Conselho Regional de Odontologia, a Diretoria do Ensino Superior e o Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia.

sistema para clínica odontológica

Tenha um software para a gestão de sua clínica odontológica

Na história da Odontologia, tudo foi evoluindo: a tecnologia foi aumentando, assim como novos instrumentos e ferramentas foram surgindo. Com o advento da internet, os softwares de gestão de clínicas odontológicas foram criados para facilitar a vida dos profissionais.

Com um software de gestão de clínicas odontológicas, como o Clínica nas Nuvens, você tem uma série de recursos e funcionalidades para transformar a rotina de trabalho da sua clínica.

Tenha total controle sobre os processos da sua clínica odontológica: trabalhe com prontuário eletrônico, agenda médica digital e confirmação automática de consultas. Tenha em mãos a gestão de orçamento, franquias e controle de estoque, tudo online e com total integração entre os diversos setores da clínica.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se