O atendimento em sua clínica sofre com a rotatividade de profissionais? Esse é um problema que merece a atenção dos gestores e precisa ser resolvido com iniciativas de retenção de talentos.
Reter profissionais na empresa significa que eles vão trabalhar mais engajados e terão uma relação duradoura e produtiva com a organização. Por outro lado, quando isso não acontece, a rotatividade acaba gerando custos administrativos e comprometendo a qualidade do serviço prestado.
Quer entender como manter os bons profissionais por mais tempo em sua clínica? Veja as 5 dicas que separamos!
1. Criar planos de carreira
A falta de perspectiva em um emprego, muitas vezes, leva ao desânimo. Evitar isso é possível com a criação de planos de carreira, que mostrem aos colaboradores as possibilidades de crescimento dentro da instituição.
Planos de carreira devem ter caminhos e alvos claros, que norteiem o profissional nas etapas que ele precisa concluir para chegar a determinadas posições no organograma.
2. Investir em desenvolvimento dos profissionais
Outra ferramenta de motivação é inserir os colaboradores da clínica em programas de desenvolvimento pessoal e profissional. Oferecer cursos e treinamentos constantemente é uma forma de mostrar que a empresa valoriza seu capital humano.
Além disso, o investimento em desenvolvimento se torna uma via de mão dupla. A instituição também se beneficia com uma atuação mais atualizada e embasada dos profissionais. Dessa forma, o serviço oferecido tem mais qualidade, e a satisfação dos pacientes aumenta.
3. Melhorar a comunicação interna
As falhas de comunicação em uma empresa podem se tornar uma das principais causas de rotatividade. Isso acontece quando os gestores e supervisores não emitem regras claras, não se relacionam de forma harmoniosa e não abrem espaço para feedbacks com o resto da equipe.
Para melhorar a comunicação, é fundamental fomentar um ambiente em que as informações sejam transmitidas de maneira transparente e objetiva. É importante também permitir que colaboradores tenham liberdade para compartilhar dúvidas, ideias e, até mesmo, reclamações.
4. Oferecer remuneração e benefícios adequados
O salário oferecido ao profissional costuma pesar em sua decisão de ficar ou deixar uma empresa. Nas clínicas, é necessário garantir que os pisos salariais estão sendo cumpridos, juntamente aos direitos de cada trabalhador. Isso não apenas é uma forma de respeito com a equipe, mas também evita problemas legais para a instituição.
No entanto, existem formas de agregar valor à remuneração oferecida e motivar ainda mais os colaboradores. Oferecer benefícios variados e adequados ao perfil dos profissionais é uma excelente iniciativa.
5. Cultivar um ambiente de trabalho agradável
É praticamente impossível atingir a retenção de talentos de maneira eficiente sem, antes, observar e trabalhar o clima organizacional. Ele tem um forte impacto no bem-estar dos colaboradores e, quando não está agradável, torna-se um motivador do desligamento.
O clima organizacional é composto pela qualidade das relações interpessoais, pela harmonia no ambiente, pelo senso de propósito e por alinhamentos dos profissionais com a instituição, entre outros fatores. Por isso, garantir que esse espaço está proporcionando uma experiência positiva de trabalho para as equipes é fundamental.
Esperamos que este artigo ajude você a trabalhar a retenção de talentos em sua clínica e garantir que os melhores profissionais do mercado vão integrar a sua equipe.
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