Como investir na qualificação da equipe médica? 6 dicas

Como investir na qualificação da equipe médica? 6 dicas

A qualificação da equipe médica é uma das ações mais importantes da gestão empresarial na área da saúde. Da seleção de colaboradores com os requisitos necessários até a evolução individual desses profissionais, o foco é estimular a colaboração, a empatia e o cuidado com o paciente.

Apesar de ser um grande desafio, a transformação digital dos últimos anos impulsionou o surgimento de diversos recursos úteis para o setor, como agendamento de consultas online, sistemas de gestão de consultórios e até oferecimento de cursos online para treinamento de funcionários.

Mesmo assim, treinamento e capacitação ainda merecem atenção de médicos e gestores, pois todos os funcionários precisam estar preparados para extrair todo o potencial dessas ferramentas e transformá-lo em resultados efetivos para o público.

O que é a qualificação da equipe médica?

A qualificação da equipe médica é a estratégia de treinamento, capacitação e evolução dos colaboradores da área da saúde, a fim de desenvolver talentos, conhecimento técnico e melhorar a qualidade do serviço prestado aos pacientes em consultórios e clínicas.

Por que  investir na qualificação da equipe médica?

Qualquer organização do ramo médico precisa ter um plano de ações voltado para qualificar a sua equipe, pois se trata de uma iniciativa interessante para atualizar e expandir suas capacidades individuais. Consequentemente, o processo pode reduzir falhas operacionais, aumentar a performance dos colaboradores e proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes.

Para entender melhor as vantagens de investir nessa estratégia, separamos cada potencial benefício para aprofundar a explicação dada. Confira!

Reduz falhas no atendimento e cuidado dos pacientes

Uma equipe preparada para cumprir suas responsabilidades e utilizar adequadamente as ferramentas à sua disposição tende a oferecer um melhor atendimento, com menor índice de erros, que podem prejudicar a experiência do paciente.

Quando uma pessoa procura atendimento médico, na maioria das vezes, o motivo é desagradável, preocupante ou fonte de estresse. 

Assim, todas etapas prévias à consulta precisam ocorrer de maneira fluida e intuitiva, para não associar o problema de saúde com a baixa qualidade do atendimento. Embora não seja possível mitigar 100% das falhas, o risco pode ser reduzido quando a equipe está devidamente qualificada.

Otimiza a performance dos colaboradores

A capacitação dos colaboradores pode ajudá-los a alcançar um desempenho ainda melhor no cumprimento das tarefas do cotidiano. Diminuindo o índice de erros e melhorando o aproveitamento das ferramentas disponíveis, pode haver um enorme ganho de agilidade, eficiência e empenho.

Os funcionários costumam se sentir mais valorizados quando os gestores investem no seu crescimento, ao invés de simplesmente contratar um novo talento para substituí-los, por exemplo.

Assim, cria-se um sentimento motivacional, capaz de estimular a dedicação individual. É esse tipo de atitude que faz alguém “vestir a camisa”.

Melhora o conforto e a segurança do público

Conforme mencionado, até mesmo uma consulta de rotina pode ser estressante e incômoda para o paciente. Assim, uma responsabilidade que cai sobre todos os membros da equipe, da secretária à médica responsável pela clínica, por exemplo, é a de proporcionar suporte e conforto ao público atendido.

Dessa forma, é preciso destacar que a qualificação da equipe médica também aborda o comportamento, a linguagem e a postura adotadas na hora de atender, atribuindo valores como empatia, transparência e segurança.

Uma vez que essa cultura centrada no paciente é estabelecida, a experiência entregue tende a melhorar e pode até gerar resultados mais assertivos. Quando o paciente está mais tranquilo e confortável, a chance dele se manter aberto e investir no tratamento proposto é maior.

Como otimizar a qualificação da equipe médica?

Veja como fazer a qualificação da equipe médica na sua clínica ou consultório com este guia prático de 6 etapas!

1. Defina objetivos e o plano de ação

O primeiro passo é definir os objetivos que guiarão a sua iniciativa, observando cuidadosamente o ponto de partida e o caminho mais viável para sua conquista. 

Crie metas qualitativas e quantitativas, com os números que pretende alcançar e a reputação que deseja para a sua equipe médica, ou seja, como quer que ela seja vista pela sociedade. Essa é uma forma interessante de captar novos clientes e diminuir os custos de aquisição.

Para o planejamento ficar mais completo, elabore as ações que irá executar e organize-as de acordo com a ordem de prioridade. Assim é mais fácil monitorar a implementação e o real impacto de cada uma delas.

Business Intelligence para clínicas

2. Conheça as necessidades dos pacientes

As maiores motivações da qualificação de equipes médicas são a otimização do serviço prestado e a fidelização dos pacientes, que podem gerar relacionamentos mais duradouros e satisfatórios para ambas as partes. 

Não há como atingir esse ideal sem conhecer o perfil e as necessidades das pessoas atendidas pelo consultório. 

Quanto mais se sabe sobre seus interesses, comportamentos e expectativas, maiores as chances de criar soluções significativas para os problemas que os pacientes enfrentam, o que é capaz de impulsionar bastante o nível de satisfação conquistado.

Sempre que possível, elabore pesquisas de satisfação e colete feedback dos pacientes atendidos, analisando cada resposta para obter insights quanto a melhor maneira de otimizar o desempenho dos profissionais contratados.

3. Considere o impacto de todos os membros do time

Todos os membros da equipe médica são relevantes para o atendimento ao paciente e precisam de qualificação. 

Do médico especialista até os funcionários da secretaria e os faxineiros, todos são importantes para a qualidade do serviço e precisam ser capacitados para suprir as necessidades do público.

Por exemplo, a equipe de limpeza precisa ser ágil e assertiva, para cumprir seu papel com eficiência, sem gerar transtornos ao paciente. Quem cuida dos agendamentos e receptividade, precisa de boa comunicação e paciência para lidar com as exigências dos clientes.

De maneira similar, os médicos e enfermeiros precisam desenvolver a empatia e proporcionar conforto ao público atendido, além de se manterem atualizados para prescrever tratamentos mais eficazes para solucionar a condição do paciente.

4. Estimule a colaboratividade internamente

O ponto forte do trabalho em equipe é a colaboratividade, mas ela nem sempre é estimulada da maneira devida. Em muitos casos, o fluxo operacional e a organização dos colaboradores gera apenas competitividade.

Para contornar o problema, é importante otimizar o roteiro de atendimento e a forma como as informações são passadas de um funcionário para outro. 

O ideal é fazer com que cada interação com o paciente seja capaz de coletar e analisar dados, passando o aprendizado adiante para que ele possa ser usado continuamente até o fim da consulta. 

5. Utilize a tecnologia a favor da evolução da sua equipe

Depois de estabelecer as metas e mapear as responsabilidades dos colaboradores, é importante buscar recursos que facilitem o desempenho das suas funções e que sejam capazes de agregar valor à experiência do paciente.

Nesse contexto, a tecnologia é uma grande aliada, tanto para fornecer ferramentas de trabalho mais eficazes quanto para expandir o conhecimento da equipe médica sem gerar um custo extremamente alto.

É cada vez mais comum o uso de cursos online e consultorias para atualizar e inovar as habilidades e o conhecimento técnico de profissionais em todas as áreas, incluindo na saúde. Assim, a utilização de plataformas EAD serve de atalho para a qualificação de equipes médicas.

6. Monitoramento de desempenho

A última etapa consiste em acompanhar a performance dos seus funcionários e comparar os números antes e depois de implementar qualquer estratégia. 

Esse monitoramento é relevante para avaliar o impacto das medidas adotadas, ao mesmo tempo que agiliza a identificação de falhas, para que seja mais fácil e rápido fazer ajustes e solucionar esses problemas.

Além disso, a análise de desempenho serve para gerenciar melhor seus colaboradores, pois é útil para demonstrar o impacto de falhas comportamentais, justificar alterações processuais e direcionar os ajustes necessários.

É uma forma de aumentar a transparência e aproximar o colaborador da gestão da equipe.

Assim fechamos o post sobre qualificação de equipes médicas. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Até a próxima!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

Compartilhe
Clínica nas Nuvens

Clínica nas Nuvens

Compartilhar Inscreva-se