Prontuário eletrônico para ortopedia: conheça as vantagens da ferramenta  

Prontuário eletrônico para ortopedia: conheça as vantagens da ferramenta  

O prontuário eletrônico para ortopedia é uma ferramenta digital de um software médico que tem a função de registrar e armazenar as informações dos pacientes.   

Conheça as vantagens do prontuário eletrônico para ortopedia para o atendimento na sua clínica. Acompanhe! 

prontuário eletrônico

Acesso rápido e seguro às informações do paciente 

O prontuário eletrônico para ortopedia facilita o acesso às informações do paciente, já que centraliza documentos como históricos médicos anteriores, registros de consultas e tratamentos, exames, queixas, prescrições médicas, entre outras, de forma ágil e precisa. 

Dessa forma, quando o prontuário for compartilhado com outros profissionais da clínica, mantém uma visão completa do histórico do paciente em tempo real.  

E falando em permissão de acesso, a segurança do sistema para clínicas conta com assinatura e certificado digital, proteção por senhas, além de seguir as recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM).  

Tudo isso garante que somente os profissionais autorizados tenham acesso às informações, mantendo a privacidade e a confidencialidade dos dados dos pacientes.  

Diante desse cenário, a agilidade no alcance das informações, combinada com a segurança que o software médico proporciona, otimiza a rotina na clínica e, consequentemente, eleva a qualidade do atendimento prestado.  

Redução de erros e maior precisão nos diagnósticos 

A redução de erros e a melhora na precisão nos diagnósticos são fundamentais na prática médica, e nisso, o prontuário eletrônico para ortopedia e traumatologia desempenha um papel relevante. 

Ao adotar o prontuário eletrônico, os registros clínicos ficam legíveis e de fácil acesso, já que, com ele, você elimina a interpretação de caligrafias manuscritas ou a transcrição a mão de documentos.  

Isso significa que as informações do paciente serão registradas de forma clara e concisa, reduzindo os riscos de erros ou interpretações equivocadas que ocorrem nos registros tradicionais em papel. 

Além disso, o prontuário eletrônico para clínica de ortopedia também evita possíveis contradições no preenchimento de dados ou prescrições de medicamentos, contribuindo para a prevenção de erros na prescrição de tratamentos.  

O prontuário eletrônico do paciente também permite armazenar exames de imagem como resultados de radiografias, ressonâncias magnéticas e outros, além de fotos, atestados, receitas, laudos e demais documentos, o que permite uma análise mais abrangente do quadro do paciente.  

Isso facilita a identificação de patologias e otimiza o planejamento de possíveis intervenções cirúrgicas e outros tratamentos, ou seja, o prontuário eletrônico eleva o padrão de cuidados ortopédicos oferecidos, fortalecendo a confiança dos pacientes na equipe da clínica. 

Eficiência operacional 

A transição do prontuário de papel para o prontuário eletrônico para ortopedia demonstra a preocupação com a atualização na gestão de dados e, automaticamente, impulsiona a eficiência operacional de sua clínica. 

Ao abolir a necessidade de registros em papel, você elimina os custos associados à impressão, compra de papel e a parte do armazenamento físico. Isso tudo representa uma boa economia a longo prazo, permitindo realocar recursos financeiros para investimentos em outras áreas críticas da clínica, como a aquisição de equipamentos ou a expansão dos serviços oferecidos. 

Além da economia financeira, o prontuário eletrônico otimiza o uso do espaço físico na clínica. Gabinetes e salas de arquivo, que anteriormente eram destinados ao armazenamento de registros em papel, agora podem ser reutilizados para fins mais produtivos, como consultórios adicionais ou salas de tratamento especializadas.  

E com essa simplificação toda e otimização de tempo e recursos, a eficiência operacional é aprimorada. A busca por registros específicos é muito mais ágil, pois não há a necessidade de folhear pilhas de documentos, permitindo que você e a equipe foquem mais tempo e atenção no atendimento aos pacientes. 

Controle de próteses 

O controle de próteses é outro aspecto importante na prática ortopédica e que o prontuário eletrônico oferece. Utilizando o sistema é possível registrar detalhes específicos das próteses, como o fornecedor, tamanho e marca, além de monitorar o histórico de procedimentos relacionados às próteses do paciente.  

Isso significa que uma equipe médica terá à disposição um registro completo e detalhado, facilitando a tomada de decisões sobre ajustes, substituições ou melhorias nas próteses utilizadas. 

Além disso, o prontuário também permite a geração de documentos essenciais, como formulários de registro e informações sobre as próteses. Essa funcionalidade agiliza o processo administrativo, garantindo que o paciente esteja devidamente informado sobre os procedimentos relacionados às próteses. 

Outro benefício é a capacidade de integrar informações sobre as próteses com os registros de consultas e tratamentos, proporcionando uma visão abrangente do cuidado ortopédico do paciente.  

Isso proporciona uma avaliação mais precisa do desempenho das próteses ao longo do tempo, facilitando a personalização do tratamento para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. 

Por fim, ao adotar essa ferramenta digital para o controle de próteses, a clínica não está apenas modernizando seus processos, mas também fortalecendo a qualidade do cuidado oferecido. A precisão e a acessibilidade dessas informações têm um impacto direto na satisfação do paciente e na eficiência da equipe médica. 

Modelos de solicitação de exames, laudos, anamnese e atestados 

Com o prontuário eletrônico para ortopedia você pode criar modelos de solicitação de exames personalizados. Além disso, o software para clínicas oferece uma sequência de perguntas padrão para anamnese, que também podem ser totalmente customizadas de acordo com as suas necessidades.  

Também é possível configurar modelos de atestados que estão totalmente integrados ao CID (Código Internacional de Doenças) ou personalizá-los de acordo com a situação do paciente.  

E ainda, o prontuário também permite criar modelos de laudos personalizados, adaptados ao seu estilo ou outras questões específicas. Esses modelos são configurados para uso individual ou podem ser compartilhados com outros membros da equipe, garantindo consistência nos registros e facilitando a comunicação interna. 

sistema médico

Teste e conheça na prática 

Agora que você conhece as vantagens de contar com o prontuário eletrônico para ortopedia, já consegue ter uma boa ideia de como essa ferramenta pode otimizar processos e melhorar o rendimento de toda a sua equipe.  

Conheça o prontuário do Clínica nas Nuvens e entenda na prática como ele pode ser útil para clínica de ortopedia. Faça agora mesmo um teste grátis e surpreenda-se!   

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se