Um atendimento médico de qualidade depende de muitas variáveis para acontecer da maneira correta e isso inclui a pré-consulta. Isso porque, é nessa etapa do atendimento que o médico começa a entender quais os problemas enfrentados pelo paciente.
Mas, você sabe com o que realmente se preocupar no momento da pré-consulta, a fim de garantir a satisfação do seu paciente e a qualidade do seu serviço? Se ainda tem dúvidas sobre esse assunto, continue acompanhando o conteúdo a seguir.
Organize corretamente os equipamentos
O primeiro cuidado que todo médico deve ter no momento da pré-consulta é se organizar para a chegada do paciente. Isso significa colocar em ordem todos os equipamentos que serão necessários durante o atendimento.
Essa é uma maneira de otimizar a duração do atendimento, evitando perda de tempo desnecessária e impedindo que o paciente fique esperando enquanto você procura algo essencial para examiná-lo. Por isso, antes do paciente entrar na sala de consulta, separe tudo que for indispensável para a avaliação dele, como estetoscópios, termômetros, luvas, esfigmomanômetros e qualquer outro material.
Confira o histórico do paciente
Depois de organizar os equipamentos e materiais necessários para a consulta médica, é hora de tirar um tempinho para conferir se a pessoa já possui algum registro na clínica, informando qualquer histórico médico do paciente.
A pré-consulta serve para coletar dados iniciais sobre a saúde do paciente, porém, é possível que algumas informações já estejam disponíveis no banco de dados. Dessa forma, visite o histórico do paciente, veja se há tratamentos já realizados, avalie receitas médicas antigas e atente-se aos registros de evolução do paciente.
Para que isso ocorra, é importante que você conte com um bom software de gestão. Um sistema que possa ajudar a tornar essa tarefa ainda mais fácil, visto que os dados de todos os pacientes estarão a apenas alguns cliques de acesso.
Dessa forma, utilizando um software de gestão de clínica que conte com a ferramenta de prontuário eletrônico, não será preciso perder minutos procurando em pastas e papéis até encontrar o prontuário do paciente em específico. Tudo fica muito mais fácil no seu dia a dia.
E no caso do paciente estar indo até a clínica pela primeira vez, organize com antecedência a anamnese, as perguntas que deseja realizar e defina como vai fazer para explorar ao máximo aquele momento com ele, para depois propor o tratamento mais adequado para seu caso.
Confira os exame que foram solicitados
Enquanto estuda o caso clínico do paciente, aproveite para lembrar se você pediu a ele que realizasse algum exame para ser apresentado na pré-consulta. Se sim, organize-se para pedi-lo logo no início do atendimento. Assim, você não corre o risco de esquecer.
Geralmente essas situações, em que o paciente precisa realizar exames novos, acontecem quando há uma troca de médico e o paciente acaba perdendo exames antigos já realizados, mas que são importantes para seu tratamento. Isso acaba gerando a necessidade de que novos exames sejam feitos.
Portanto, é importante que você tenha todas as etapas do atendimento anotadas e devidamente organizadas. Assim, quando o cliente chegar, a primeira coisa que você deve fazer é olhar os exames que foram pedidos, evitando esquecer desse detalhe até o final da consulta.
Tire todas as dúvidas do paciente
O momento de pré-consulta é essencial para tirar todas as possíveis dúvidas que o paciente possa ter em relação ao seu quadro clínico. As pessoas precisam sentir que o profissional escolhido está preparado para lhes responder o que for necessário.
Obviamente, o médico não tem a obrigação de saber tudo, por isso deve utilizar os recursos que lhe estão disponíveis. Hoje, com a internet cada vez mais acessível, torna-se mais fácil fazer uma consulta rápida e de qualidade no Google, por exemplo, caso você não tenha certeza do questionamento que deve ser elucidado.
Claro que, se mesmo assim, alguma pergunta ficar sem resposta, você pode explicar ao paciente que irá pesquisar mais sobre determinado assunto e entregar uma resposta coerente no próximo encontro. Evitando assim, informações incorretas.
Além disso, é possível também utilizar outros recursos para auxiliar nisso. Com um software de gestão, por exemplo, fica fácil acessar outros casos clínicos parecidos com o do paciente e, dessa forma, encontrar documentos e informações apropriadas para responder possíveis dúvidas surgidas.
Higienize corretamente sua sala
O último passo que deve ser tomado para você poder receber seu paciente sem nenhuma preocupação é organizar e higienizar sua sala, especialmente se você atendeu outro paciente alguns minutos antes. Dessa forma, mantenha a mesa e o chão limpos, assim como as lixeiras sempre vazias.
Além disso, passe sempre um pouco de álcool 70% nos equipamentos e na maca e deixe tudo organizado para a chegada do próximo paciente. Com certeza seu público valorizará bastante esse tipo de cuidado.
Acompanhe mais dicas
Ao longo do texto, você acompanhou algumas dicas do que fazer no momento de pré-consulta para garantir um bom atendimento ao seu paciente. Agora você pode continuar acompanhando novas dicas sobre assuntos relacionados.
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