Pós-consulta: como dar continuidade ao relacionamento com o paciente

Pós-consulta: como dar continuidade ao relacionamento com o paciente

A saúde e o bem-estar são fatores encarados como prioridade pelas pessoas. Se você estiver bem conseguirá executar suas tarefas profissionais, suas atividades pessoais e viver muito melhor.

Por esse motivo, entre outros, é normal que profissionais da saúde não invistam tempo e esforços no pós-consulta; afinal, de qualquer forma, os pacientes procuram os consultórios médicos. Essa seria uma realidade se não estivéssemos vivendo uma nova era no que tange ao atendimento.

Os pacientes buscam mais do que atendimento: querem profissionais que são referências em suas áreas e que oferecem uma experiência única, demonstrando real interesse sobre as necessidades de quem chega a sua clínica.

Dar continuidade ao relacionamento iniciado dentro do consultório requer atenção e dedicação dos médicos e de toda a equipe.

Lembre de retorno

Uma das primeiras ações que devem ser feitas são os lembretes de reconsulta/retorno. Mesmo que sua equipe tenha anotado em um lembrete quando será a data e o horário, é importante que, com alguns dias de antecedência, alguém envie um e-mail ou faça uma ligação lembrando sobre a importância de comparecer ao horário agendado.

Envio de conteúdo relevante

Com posse das informações sobre o diagnóstico do paciente, você e sua equipe podem, por exemplo, enviar e-mails com dicas importantes sobre os cuidados que ele deve ter ou, ainda, maneiras de otimizar os efeitos do tratamento recomendado.

Sistema para clínica

Datas comemorativas

Aniversário, dia dos pais, dia das mães: as principais datas também merecem ser lembradas. É essencial que você e sua equipe providenciem cartões para serem enviados via e-mail, redes sociais ou WhatsApp aos pacientes.

Personalização no atendimento

Não trate seu paciente como apenas mais um: demonstre interesse, ofereça ajuda, mostre que ele faz a diferença na sua clínica ou consultório. Habitue-se, por exemplo, a chamá-lo pelo nome, mostre simpatia, sem, é claro, forçar a situação.

Tecnologia

Redes sociais, e-mail, WhatsApp são apenas algumas das ferramentas que a tecnologia disponibiliza para que empresas aproximem-se mais dos clientes e, neste caso, que clínicas e consultórios construam um relacionamento duradouro e de sucesso.

Você pratica outras ações para fidelizar seus pacientes? Compartilhe com a gente nos comentários!

Veja também: Cuidado, presença e agilidade: como melhorar o relacionamento com pacientes.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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