TISS: o que é e qual é a importância para clínicas 

TISS: o que é e qual é a importância para clínicas 

Clínicas que trabalham com plano de saúde devem se atentar à importância do modelo TISS, garantindo que a troca de informações com as operadoras aconteça de forma correta. 

Se você ainda tem dúvidas sobre como o padrão TISS funciona e qual é a importância de utilizá-lo, acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre esse assunto, evitando problemas no dia a dia de trabalho.

O que é TISS? 

O que é TISS? Essa ainda é uma dúvida comum para muitas empresas e profissionais da saúde. No caso de clínicas que trabalham com planos de saúde, é essencial que a resposta para essa pergunta esteja na ponta da língua. 

Isso porque TISS refere-se à Troca de Informações na Saúde Suplementar. Ou seja, tem a finalidade de garantir a padronização das informações trocadas entre os convênios e as instituições de saúde, como clínicas e consultórios. 

Elaborado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), TISS é um instrumento obrigatório em clínicas que desejam otimizar a gestão. O padrão tem o intuito de assegurar conformidades na troca eletrônica de informações entre os agentes da ANS. 

Sistema de controle financeiro para clínicas

Para que a guia TISS serve?

A guia TISS é um documento que segue o padrão TISS para realizar o preenchimento. O objetivo é reduzir a incompatibilidade de informações trocadas entre pacientes, instituições de saúde e convênios médicos.

Essas guias possuem diferentes modelos e apresentam informações sobre o atendimento de saúde prestado ao paciente beneficiário de plano de saúde. São preenchidas pelo profissional responsável e enviadas às operadoras de saúde após finalizadas. 

Os principais modelos de guias padrão TISS estabelecidas pela ANS são: guia de consulta, guia de tratamento odontológico (GTO), guia de honorário individual, guia de recurso de glosa, guia de solicitação de internação e guia resumo de internação. 

O que a lei diz? 

A utilização do padrão TISS é obrigação de todo profissional e instituição de saúde. A resolução normativa nº 501, de 30 de março de 2022, apresenta as finalidades que o padrão TISS possui: 

  • padronizar as ações administrativas de verificação, solicitação, autorização, cobrança, demonstrativos de pagamento e recursos de glosas;
  • subsidiar as ações da ANS de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde; 
  • compor o registro eletrônico dos dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos privados de assistência à saúde.

Além disso, a resolução normativa apresenta os agentes da saúde suplementar aos quais as trocas dos dados de atenção à saúde devem ser realizadas. São eles: 

  • operadora de planos privados de assistência à saúde;
  • prestador de serviços de saúde;
  • contratante de plano privado de assistência à saúde familiar/individual, coletivo por adesão e coletivo empresarial;
  • beneficiário de plano privado de assistência à saúde, responsável legal ou terceiros formalmente autorizados; 
  • ANS.

Outro ponto apresentado pela resolução normativa é referente às obrigações relativas ao padrão TISS, que devem ser seguidas pelos profissionais e pelas instituições de saúde. 

Dessa forma, é lei que a troca de dados do padrão TISS seja eletrônica e siga a versão vigente na resolução. Além disso, as operadoras de plano privado de assistência à saúde estão proibidas de alterar o padrão TISS e solicitar o envio em papel do conteúdo trocado eletronicamente dos demais agentes de saúde.

Faturamento TISS

Diferença entre TISS e TUSS

Ao longo do texto, você entendeu mais sobre o que é a Troca de Informações na Saúde Suplementar, mas e TUSS? Qual é a diferença entre um e outro? A partir de que ponto guia TISS e TUSS se complementam?

TISS e TUSS atuam da seguinte forma: enquanto o primeiro padroniza a troca de informações, o segundo atua na padronização dos códigos e das nomenclaturas dos procedimentos inseridos na TISS. 

Chamado de Terminologia Unificada da Saúde Suplementar, TUSS é obrigatória desde 2010, composta apenas pelos códigos e pelas nomenclaturas utilizadas entre convênios, instituições de saúde e Agência Nacional de Saúde. 

Benefícios do padrão TISS

Além de se manter na lei, cumprindo as exigências e as responsabilidades, as clínicas que utilizam a padronização TISS na rotina de trabalho ganham outras vantagens: 

  • melhor comunicação entre todos os agentes envolvidos;
  • redução do uso de papel na gestão, já que todo o processo é eletrônico; 
  • diminuição de erros, já que o preenchimento das informações se torna mais preciso, reduzindo equívocos e até possíveis fraudes;
  • redução de glosas, já que a comunicação entre a instituição e os convênios fica mais clara;
  • agilidade na troca de dados por meio digital. 

Faturamento TISS sem dificuldade com o Clínica nas Nuvens

Agora que você entende um pouco mais sobre TISS e a importância, vale a pena conhecer a funcionalidade de faturamento TISS do Clínica nas Nuvens. Com esse recurso, a clínica pode gerar guias de consultas, solicitação de procedimentos, SADT e consulta de elegibilidade. 
O sistema facilita o preenchimento e o envio de guias TISS, permitindo que tudo seja feito de forma automatizada. Além disso, a ferramenta permite editar lotes de guias, mesmo após o documento em XML já ter sido gerado. É muito mais praticidade para o dia a dia. Para saber mais, é só acessar o site e conferir todos os benefícios.

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se