A gestão eficiente é o que faz todo o negócio girar. Mas se existem situações que atrasam ou impedem seu bom funcionamento, pode ser a hora de migrar de sistema para clínica.
É comum que haja uma certa resistência, afinal de contas, mudanças podem ser complicadas. No entanto, permanecer no que não funciona pode ser trágico.
Segundo o SEBRAE uma das maiores causas de fechamentos de empresas no Brasil é a gestão ineficiente. Um sistema para clínicas completo e avançado, pode ser o diferencial para que muitas não caiam nessa estatística.
Acompanhe o conteúdo que preparamos para você e veja os principais motivos que indicam que chegou a hora de trocar o sistema imediatamente, ou mesmo contratar um, caso você não tenha. Fique por dentro e boa leitura!
A clínica está desorganizada
A desorganização é um dos problemas mais sérios encontrados em qualquer ambiente de trabalho. Um local desorganizado produz muito menos do que poderia, é passível de erros e, consequentemente, de redução nos lucros.
Não à toa, um dos pontos que os gestores mais tocam quando pensam em contratar um sistema para clínicas, é exatamente acabar ou, no mínimo, minimizar muito a desorganização.
Você percebe que a clínica está desorganizada quando ocorrem ruídos de comunicação, perda de documentos dos pacientes, clientes esperando horas para serem atendidos, consultas e procedimentos realizados e não cobrados, falhas no fluxo de caixa, dentre outras coisas.
Por isso, é importante migrar de software médico enquanto é tempo para manter a clínica em ordem. Tome a iniciativa antes que as coisas piorem e sua clínica tenha prejuízos consideráveis.
Alto índice de atrasos e cancelamentos das consultas e procedimentos
Muitos gestores não associam o número de cancelamentos e atrasos ao funcionamento do sistema. É claro, que muitos são os fatores que podem desencadear essas situações, mas um bom software para clínica, que realmente faça a gestão de todo o ambiente de trabalho, faz a diferença.
Sem uma visão clara e integrada da agenda, disponibilizar opções de horários e reagendar consultas pode se tornar uma tarefa complicada, resultando em horários ociosos e ineficiência operacional.
Além disso, a confirmação manual de consultas é um processo demorado e suscetível a erros. Sem um sistema que automatize essa tarefa, muitos pacientes podem não confirmar suas consultas, levando a cancelamentos de última hora.
Sistemas para clínicas mais modernos enviam lembretes automáticos via SMS, e-mail ou WhatsApp, lembrando os pacientes de suas consultas com antecedência, o que ajuda a reduzir o índice de faltas e cancelamentos.
Controlar o estoque é complicado
O controle de estoque precisa estar em ordem, pois é uma das áreas onde organização, padronização devem andar juntas. Esse é um dos principais motivos para migrar de sistema para clínica.
Tenha um software de gestão em que o controle de estoque seja um recurso que realmente organiza seus pedidos e controla toda a movimentação no seu estoque.
É importante ter um sistema médico que tenha leitor de código de barras para o estoque, que associe automaticamente o uso de insumos com o procedimento indicado no prontuário e que administre seus produtos ordenando-os por lote.
Organizar as escalas de trabalho é uma tarefa complicada
Se o seu sistema não consegue auxiliar na tarefa de organizar as escalas de trabalho dos profissionais, é mais um sinal de que você precisa trocar de software de gestão.
O software para clínica certo, vai organizar as escalas através da agenda médica online, podendo mudar, alterar e corrigir tudo em segundos, pois todos os dados estarão na nuvem e disponíveis para que os profissionais acessem e vejam quais são os próximos pacientes e qual o horário correto.
Sua clínica não utiliza recursos avançados
A medicina e a gestão clínica caminham lado a lado com inovações e seu software médico deve acompanhar essas mudanças. Sistemas antigos podem não oferecer recursos avançados, como dashboards de indicadores de desempenho, telemedicina e assinatura digital de documentos.
Os indicadores de desempenho ajudam a conhecer melhor os resultados do negócio para tomar melhores decisões. Com a telemedicina os médicos podem conversar, receitar e até tratar os pacientes, independente da distância física entre eles. E com a assinatura digital, é mais fácil assegurar acordos judicialmente e facilitar o atendimento.
Com um sistema que buscar inovações constantemente, sua clínica pode se beneficiar de ferramentas que otimizam a gestão e melhoram a experiência do paciente.
Sua clínica tem que lidar com falhas do sistema e falta de suporte
Nada é mais frustrante do que lidar com um sistema lento e que frequentemente apresenta falhas. Essa situação atrasa o atendimento aos pacientes e aumenta o estresse da equipe. Além disso, sistemas obsoletos geralmente vêm acompanhados de um suporte técnico ineficaz e de poucas atualizações.
Migrar o sistema da clínica para quem oferece suporte contínuo e atualizações regulares, garante que a gestão vai sempre funcionar com a melhor tecnologia disponível. E assim manter a produtividade da equipe e a satisfação dos pacientes em alta.
Devo migrar de um sistema para clínicas para outro?
Se você está diante dos problemas apresentados neste texto, a resposta é sim. E entenda: migrar de software médico é muito simples. Todos os dias inúmeros clientes migram para o Clínica nas Nuvens, o nosso sistema de gestão para clínicas.
Você sabe quando o seu problema é insustentável e que chegou a hora de transformar seu ambiente de trabalho, de buscar algo mais moderno, sofisticado e eficiente. Apenas tome a decisão e deixe que o Clínica nas Nuvens faça o resto por você. Peça uma demonstração gratuita!