Como o método SOAP faz a diferença no dia a dia da clínica 

Como o método SOAP faz a diferença no dia a dia da clínica 

Pensar no paciente, nas dores, angústias, desejos e ter empatia para ouvir com atenção, são ações que fazem parte de um atendimento humanizado e do método SOAP

Para colocar o paciente realmente no centro de toda sua jornada na clínica, é necessário que os profissionais de saúde saibam como organizar e registrar as informações obtidas na consulta, de uma maneira que fiquem fáceis e práticas de serem analisadas posteriormente.  

Nesse conteúdo vamos mostrar o que é SOAP, sua importância e vantagens de ter os dados organizados pensando em resolver com agilidade os problemas do paciente. 

O que é SOAP? 

A sigla SOAP (Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Plano) representa os quatro componentes principais de um modelo que orienta o atendimento e o registro de dados dos pacientes.  

Veja, na sequência o significado de cada palavra que compreende a sigla SOAP:  

Subjetivo 

SOAP e anamnese: em um primeiro momento, o médico registra na anamnese informações subjetivas da comunicação com o paciente. Isso inclui queixas, sintomas, preocupações e histórico médico do paciente, doenças atuais e anteriores, alergias, etc.  

Ou seja, o método SOAP cria uma estrutura centrada na resolução rápida e efetiva dos problemas do paciente e condiciona as perguntas da anamnese

Objetivo 

Depois, o profissional parte para questões mais objetivas e observáveis como os exames físicos, testes diagnósticos, achados clínicos e quaisquer outros dados quantitativos ou qualitativos que possam ser obtidos de forma direta. 

Avaliação 

Aqui, a proposta é analisar e avaliar os dados subjetivos e objetivos para chegar a uma avaliação clínica do paciente. Esta parte também inclui uma lista de diagnósticos distintos, ou seja, outras condições que poderiam explicar os sintomas. 

Plano 

Por fim, esse último ponto descreve o plano de cuidados a ser tomado com base na avaliação realizada. Pode incluir prescrições de medicamentos, recomendações de exames adicionais, procedimentos a serem realizados, encaminhamentos para especialistas, entre outras orientações. 

Ficha de anamnese

Vantagens do SOAP na medicina

SOAP é medicina centrada na pessoa, ou seja, é uma estrutura clara e didática que foi projetada para proporcionar um atendimento mais humano, eficiente e ágil na resolução dos problemas do paciente. 

Por isso mesmo, oferece diversas vantagens tanto para os profissionais de saúde como para a gestão de cuidados aos pacientes, facilitando a comunicação e a análise de cada caso. Conheça os benefícios: 

Organização e padronização 

O método SOAP na medicina facilita a compreensão e a interpretação dos pacientes, já que o método é pautado pela organização e padronização nos registros dos pacientes. 

Melhoria da qualidade no cuidado ao paciente 

Esse é um ponto fundamental, pois o método SOAP faz com que os profissionais tenham menos probabilidade de perder informações importantes. Isso pode levar a diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e uma melhor qualidade no cuidado aos pacientes. 

Facilita uma tomada de decisão 

Utilizando o formato SOAP, a equipe da clínica tem mais facilidade para revisar e analisar as informações de forma eficiente. Isso torna mais fácil a identificação de padrões, a avaliação de progressos ou complicações e a tomada de decisões informadas sobre o tratamento. 

Aprimora a comunicação na clínica 

Com certeza o método SOAP melhora a comunicação entre os profissionais na sua clínica, pois é um formato que preza pela clareza e simplicidade nos registros, o que se torna uma grande vantagem em ambientes multidisciplinares. A troca de informações fica mais fácil e melhora a progressão do cuidado ao paciente. 

Proporciona maior eficiência operacional 

O SOAP, quando aplicado no prontuário eletrônico, pode, inclusive, melhorar a eficiência administrativa, facilitando a busca e a recuperação de informações, economizando mais tempo e recursos, e permitindo que a equipe se concentre mais no cuidado ao paciente. 

Prontuário eletrônico

Tenha o SOAP na clínica com o Clínica nas Nuvens 

O Clínica nas Nuvens é um software para clínicas que trabalha com o SOAP como modelo padrão de atendimento, através do seu prontuário eletrônico.  

Assim, quando o médico registra os dados do paciente no prontuário, o método SOAP já está pré-configurado para tornar tudo mais simples e prático. 

Portanto, faça agora mesmo um teste grátis do prontuário eletrônico do Clínica nas Nuvens, experimente o método SOAP e todas as ferramentas que o software médico disponibiliza para agilizar a rotina, otimizar o tempo da equipe e trazer mais eficiência para a jornada do paciente na clínica.  

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se