Medicina e empreendedorismo ganham mais força e sintonia a cada ano. Muitos profissionais da área da saúde investem tempo e dinheiro para aprender mais sobre o universo dos empreendimentos. O objetivo é tornar-se mais capacitado diante da possibilidade de abrir o próprio negócio.
Neste material, o ambiente que envolve Medicina e empreendedorismo será explorado com mais detalhes. Vamos trazer informações importantes para você se tornar um médico com mais conhecimentos sobre o mundo do empreendimento.
O médico empreendedor
O curso de Medicina engloba um apanhado colossal de assuntos e temas sobre o corpo humano, como doenças, funcionamento de sistemas, comportamento, reações químicas e inúmeras outras particularidades.
Não é exatamente um curso preocupado com questões ligadas a administração de uma empresa, por exemplo. No entanto, muitos profissionais desejam ter o próprio espaço de trabalho, ou seja, a própria clínica.
Por isso, hoje em dia, Medicina e empreendedorismo não estão mais tão distantes do que se imagina, pois é preciso que o médico conheça assuntos ligados à gestão e ao marketing caso queira montar a própria clínica.
Tendo isso em vista, é necessário que o próprio médico corra atrás de conhecimentos relevantes, mesmo que seja o básico da administração, para gerir a clínica com competência, lucidez e lucratividade.
Algumas dicas para se tornar um médico empreendedor
Como já mencionado anteriormente, Medicina e empreendedorismo precisam andar juntos se o profissional deseja montar a própria clínica e ter bons resultados com essa decisão.
O ambiente do empreendedorismo engloba alguns princípios que precisam ser dominados para o médico empreendedor seguir pelo caminho certo e ter sucesso na jornada. Sendo assim, veja alguns passos que devem ser seguidos e tenha mais assertividade na tomada de decisões.
1. Tenha mais conhecimento sobre o mercado de trabalho
Ter mais conhecimento sobre o mercado de atuação significa saber seu próprio público-alvo, incluindo idade, comportamento e condição social, por meio de observação, redes sociais ou pesquisas. Isso fará com que sua clínica crie uma identidade que “converse” com essas pessoas.
Como médico empreendedor, também é importante conhecer a concorrência, principalmente quem está acima de você na escala socioeconômica. Entender o que fazem, como se portam e como vendem o produto é essencial para você adotar medidas compatíveis no seu espaço de trabalho.
Saiba onde se situam as melhores clínicas, quais são os locais mais indicados e interessantes para abrir seu negócio. Também analise a questão estética, a arquitetura das melhores clínicas e como isso pode ser um ponto de atração para os pacientes.
2. Faça cursos de gestão, ADM e/ou empreendedorismo
Medicina e empreendedorismo precisam estar em sintonia na rotina do médico empreendedor. Por isso, é importante fazer cursos na área de gestão, administração e empreendedorismo.
Só assim, você vai compreender melhor como ser empreendedor e adentrar esse universo empresarial para encaminhar os processos na clínica de forma mais prática e tranquila, sem sofrer tanto no dia a dia.
Entender como trabalhar o endomarketing na clínica, para engajar os profissionais, ou como fazer uma administração mais assertiva na parte de Recursos Humanos certamente vai gerar melhores resultados no fim do mês.
3. Esteja sempre inovando e conheça as novas tecnologias
Uma clínica médica que não faz investimentos constantes em inovação, fica para trás da concorrência em pouco tempo. A era atual exige constantes transformações. Como médico empreendedor, você precisa se expandir, conhecer novas tecnologias, novos métodos de trabalho e evoluir sempre.
Clínicas mais modernas são experts em empreendedorismo e pensam sempre em como melhorar o atendimento aos pacientes, acelerar processos, otimizar o tempo de trabalho dos profissionais e agilizar o dia a dia, sem comprometer a qualidade.
Um bom exemplo é investir em um software para gestão de clínicas, como o Clínica nas Nuvens. O sistema possui uma série de funcionalidades, como telemedicina, prontuário eletrônico, agenda médica online, controle financeiro, sistema de cobranças, marketing médico, entre outros.
4. Entre em contato com outros médicos e faça parcerias
Uma das atitudes mais interessantes que você, como médico empreendedor, pode tomar é fazer parceria com outros profissionais ou clínicas. Essa troca de experiências pode ser muito lucrativa, visto que pacientes da sua clínica podem ser indicados para outros especialistas, e vice-versa.
Na hipótese de você ser um cirurgião cardíaco, pode ter parceria com nutricionistas, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas, outros cirurgiões especialistas em outras áreas, etc. Isso só trará mais amplitude em termos de expansão da marca e pode lhe render novos pacientes.
5. Saiba vender o seu negócio divulgando da maneira certa
A divulgação da sua marca, da sua clínica ou do seu negócio precisa ser levada a sério. Em tempos de internet, redes sociais, Google e WhatsApp, é preciso saber estar na nuvem, presente nas plataformas para conquistar mais espaço e novos pacientes.
Obviamente, existe a forma certa de se promover, pois o Conselho Federal de Medicina tem certas exigências que precisam ser seguidas. Então, conheça-as!
Fora isso, se você não sabe ou não tem experiência com a questão de branding, construção de marca e divulgação de serviços ou produtos, procure por especialistas no assunto. Só não dá para você ficar parado, vendo a concorrência crescer.
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