Dicas de investimentos para profissionais da área da saúde

Dicas de investimentos para profissionais da área da saúde

A questão dos investimentos e aplicações financeiras na área da saúde, deveria ter mais regularidade em artigos e outros conteúdos. Segundo reportagem da Istoé Dinheiro, de outubro de 2021, os médicos têm a melhor média salarial do país e, por isso, muitos buscam bons investimentos para diversificar suas receitas. 

Visto que um ótimo salário nem sempre é certeza de estabilidade financeira e, por isso, é sempre importante ter outras fontes de renda, criamos este material que traz alguns bons investimentos para profissionais da área da saúde, principalmente para médicos. Acompanhe o texto e fique por dentro!

O que você precisa saber para começar a investir

Existem muitos tipos de investimentos para profissionais da área da saúde. Num primeiro momento, o ideal é que a pessoa organize suas contas. No caso dos médicos, de certa forma eles já têm, geralmente, mais de uma fonte de renda, pois trabalham em hospitais, postos de saúde, consultórios, clínicas, etc. 

Porém, os investimentos para profissionais da área da saúde de que estamos tratando neste conteúdo, não levam em conta as fontes de receita que advém de uma mesma área, ou seja, da área da saúde.

O foco deste artigo é trazer recomendações de investimentos para médicos e outros especialistas, mas que possam servir como um ganho extra, para além do que a profissão já proporciona.

Nesse sentido, é importante que você, como médico, faça uma boa análise de suas finanças, das entradas e saídas, para saber quanto de dinheiro você pode destinar para investimentos. 

Investimentos para profissionais da área da saúde

Saiba mais sobre os bons investimentos 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que não existe uma resposta simples e ideal para a pergunta: quais os melhores investimentos para profissionais da área da saúde? Isso é um pouco complexo, pois cada pessoa tem seus próprios objetivos e determinada tolerância aos riscos do universo dos investimentos. 

Como já foi comentado, é preciso ter equilíbrio financeiro e um dinheiro guardado para aplicar em investimento. Obviamente, o valor armazenado e que será usado para investir, não pode ser o mesmo que deve ser reservado para casos emergenciais, como demissão ou questões de doença. 

O valor guardado deve estar sempre rendendo 

Dito isso, é importante que o valor de reserva, destinado para investir, esteja sempre rendendo, mesmo que seja pouco. Para isso acontecer, é preciso que o valor esteja inserido em uma aplicação conservadora e de liquidez diária.  

A ideia é que esta reserva esteja rendendo ao menos há seis meses. Isso vai depender de quanto você consegue encaminhar mensalmente para a reserva e de quanto ela consegue render, porém, seis meses é uma média.

Alguns bons investimentos

Quando falamos em investimentos para profissionais da área da saúde, precisamos lembrar que médicos têm um dia a dia de trabalho intenso, por isso não têm muito tempo para ficar analisando quais as melhores aplicações para seu patrimônio.

Tesouro Direto

Investir no Tesouro Direto pode ser uma boa para quem procura uma alternativa à poupança, porém com um retorno financeiro mais atrativo. Não há necessidade de ter muito dinheiro para começar e a liquidez é D+0, ou seja, você pode resgatar seu investimento quando quiser.

LCI e LCA

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são investimentos em renda fixa, ou seja, as regras de remuneração são definidas antes de investir e também são isentos do Imposto de Renda. 

Geralmente esses investimentos geram bem mais retorno do que a poupança e são seguros. De certa forma, são parecidos com os chamados CDBs (investimento em bancos), ou seja, ao comprar esses títulos LCI e LCA, você está emprestando dinheiro para os setores imobiliários ou do agronegócio.

CDB

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um investimento de renda fixa em que o investidor “empresta” um determinado valor para uma instituição e, consequentemente, é remunerado por isso. 

Existem alguns tipos de CDB que se moldam ao perfil do investidor. Por exemplo, o CDB Prefixado é o mais conservador e tem a taxa de juros já definida, ou seja, o investidor sabe que seu investimento vai gerar receita de, por exemplo, 11% ao ano. 

Já com o CDB Pós-fixado, existe uma variação do valor da receita, pois estes investimentos estão atrelados à taxa SELIC, IPCA ou DI, que são índices econômicos variáveis. E no caso do CDB Híbrido, o investidor tem uma taxa prefixada + um índice econômico variável.

Independente do tipo de CDB, para investir basta ter CPF regularizado e cadastro em banco. Então é só acessar a tela de investimento do seu banco, buscar por CDB (escolher o tipo) e definir o valor a ser investido.  

Bolsa de valores

Saber investir na bolsa de valores é o sonho de muita gente. Aqui você entra num campo de renda fixa ou variável, com negociações (compra e venda) envolvendo commodities, ações, cotas de fundos imobiliários, entre outros.

O ideal é, além de estudar sobre, contar com ajuda de profissionais habilitados para guiarem o investidor pelo complexo ambiente da bolsa de valores, buscando sempre o caminho mais próspero.

O universo da bolsa de valores é amplo e envolve, além de muitos tipos de investimento, muitos perfis de investidor como o investidor conservador, moderado e arrojado. 

Para saber mais, veja este conteúdo da revista digital InfoMoney, criado especialmente para instruir as pessoas sobre o mundo da bolsa de valores: Como investir na Bolsa de Valores.

Saiba mais sobre a questão da organização financeira

Agora que você já tem uma ideia de como investir seu capital, não deixe de conferir também outro material que preparamos, mas agora sobre os erros cometidos no fluxo de caixa da clínica

Leia o artigo: Finanças nas nuvens: conheça 8 erros cometidos no fluxo de caixa e aprenda a evitá-los, e esteja mais preparado para minimizar as falhas e prejuízos na sua clínica, para gerar mais lucros e ter melhores resultados.

Faturamento TISS
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se