Transforme dados em estratégias com indicadores financeiros para clínicas 

Transforme dados em estratégias com indicadores financeiros para clínicas 

A capacidade de coletar e analisar dados se tornou uma vantagem competitiva em diversos setores, incluindo o de saúde. Para clínicas, a análise de indicadores financeiros é uma prática recomendada para garantir a sustentabilidade e o crescimento. 

Os dados financeiros oferecem insights que podem guiar desde decisões cotidianas até estratégias de longo prazo, o que pode ajudar gestores a identificar oportunidades, melhorar a eficiência operacional e aumentar a receita da clínica. Mas nem todos as clínicas aproveitam os benefícios. 

De acordo com a Infomoney, apenas “10% das médias empresas no Brasil têm uma estratégia definida para os próximos três a cinco anos, com visão, missão, objetivos e metas definidas para o desenvolvimento do negócio.” 

Mas como definir uma estratégia de gestão financeira para clínica? De onde extrair dados relevantes? Neste artigo, vamos te mostrar como transformar dados financeiros em estratégias eficazes para alavancar sua clínica. Continue a leitura! 

fluxo de caixa para clínica

Como utilizar indicadores como estratégia financeira 

O primeiro passo para definir suas estratégias baseadas em dados, é ter um planejamento financeiroApós definir metas e objetivos, analisar a situação atual, elaborar seus orçamentos e demais etapas, é hora de acompanhar seus indicadores de desempenho.  

Mas para que servem os indicadores em finanças para consultório?  

Abaixo vamos dar exemplos de como dados históricos e atuais de diferentes indicadores podem informar decisões estratégicas.  

Indicadores para análise de receitas e despesas 

Dados históricos 

A análise de indicadores financeiros de receitas e despesas ao longo do tempo permite identificar tendências sazonais, picos de demanda e períodos de baixa. Por exemplo, um consultório pode notar um aumento na demanda por consultas durante os meses de inverno devido a gripes e resfriados. 

Dados atuais 

O monitoramento contínuo das receitas e despesas ajuda a identificar áreas onde os custos podem estar inflacionados ou onde há potencial para aumentar a receita.  

Por exemplo, se os dados atuais mostrarem um aumento nos custos de insumos médicos, pode ser necessário renegociar contratos com fornecedores ou buscar alternativas mais econômicas. 

Indicadores de taxa de atendimento e utilização de recursos 

Dados históricos 

Analisar a taxa de atendimento e a utilização de recursos ao longo do tempo ajuda a identificar padrões. Por exemplo, se os dados mostrarem que certos procedimentos e especialidades trazem mais receita para clínica, é possível escalar os atendimentos e consequentemente a receita. 

Dados atuais 

Ao acompanhar a utilização de recursos em tempo real, os gestores podem fazer ajustes imediatos para otimizar a operação. Por exemplo, um ultrassom que está sendo pouco utilizado durante determinados horários pode ser oferecido como um serviço adicional em promoções específicas para aumentar sua utilização e receita. 

Indicadores de performance financeira (KPI’s) 

Dados históricos 

O acompanhamento de indicadores na clínica como margem de lucro, ROI (retorno sobre o investimento) e custo por paciente ao longo do tempo permite avaliar a saúde financeira do consultório. Por exemplo, se a margem de lucro estiver diminuindo ao longo dos anos, pode ser necessário revisar a estrutura de preços ou reduzir custos operacionais. 

Dados atuais 

Se os dados em tempo real mostrarem uma diminuição na taxa de conversão de consultas agendadas para consultas realizadas, a gestão pode revisar e ajustar imediatamente o processo de confirmação de consultas para garantir que menos consultas sejam perdidas. 

Indicadores de satisfação do paciente 

Dados históricos 

A análise de dados de satisfação do paciente e taxas de retenção ao longo do tempo pode revelar tendências e áreas para melhoria. Por exemplo, se houver uma tendência de queda na satisfação do paciente, pode ser necessário revisar os processos de atendimento. 

Dados atuais 

Monitorar feedbacks e taxas de retenção em tempo real permite respostas rápidas a problemas urgentes. Por exemplo, se um novo procedimento ou mudança recente no atendimento já indicarem feedback negativo, ajustes podem ser feitos imediatamente. 

Pesquisa de satisfação para clínicas

Como extrair estes dados 

Não dá para negar, extrair dados de indicadores financeiros e operacionais precisos e consistentes é um verdadeiro desafio para clínicas, especialmente quando os processos são realizados manualmente ou através de diferentes sistemas para clínica. 

A coleta de dados manualmente é um processo lento e sujeito a erros humanos. Com a integridade das informações comprometidas, a análise e as estratégias acabam sendo afetadas e sua clínica pode não obter nenhum resultado ou até mesmo ter prejuízos financeiros. 

Imagine tentar compilar dados de receita, custos, atendimento e satisfação do paciente utilizando planilhas separadas ou sistemas não integrados. Sua clínica vai ter uma visão muito segmentada dos dados, o que torna o processo pouco eficiente. 

Solução: um software médico 

Um software médico centraliza todas as informações relevantes sobre o financeiro da clínica em uma única plataforma, e facilita a coleta, armazenamento, e análise de dados de forma eficiente e precisa.  

Ou seja, um sistema para clínicas como o Clínica nas Nuvens, automatiza a captura de indicadores financeiros, consolida os dados de diferentes setores e fontes em um único sistema e fornece uma visão concreta do desempenho da clínica. 

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Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
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