Home care: o que é e quais os benefícios?

Home care: o que é e quais os benefícios?

O home care é um tipo de cuidado com a saúde muito comum hoje em dia. Porém, apesar disso, há muitas pessoas que ainda o desconhecem. Para esclarecer tudo, reunimos várias informações sobre o assunto. 

Você vai descobrir o que é home care e como funciona, quais são os seus serviços, como se aplica, além de suas vantagens. Não deixe de conferir e, quem sabe, oferecer esse serviço em sua clínica e proporcionar maior bem-estar aos seus pacientes. 

O que é home care e como funciona?

O significado de home care é simples, trata-se de um atendimento médico feito em domicílio. As próprias palavras do termo em inglês expressam isso. “Home” significa “casa” e “care” significa cuidado. Hoje em dia, esse tipo de serviço é muito comum, tanto que até o SUS (Sistema Único de Saúde) o pratica. 

Também vale ressaltar que o home care pode ser mais simples, como no caso de consultas médicas ou de uma equipe de enfermagem, para aferir a pressão e aplicar medicamentos, por exemplo, mas também pode ser mais complexo, como os casos de internação em residência.

Quais os benefícios do home care?

Agora que você já sabe como funciona home care, vamos trazer alguns benefícios em contar com este serviço, para que os profissionais de medicina ou gestores de clínicas compreendam melhor como o paciente se sente quando utiliza esse atendimento domiciliar. 

Conforto do lar

Os cuidados em casa permitem maior comodidade ao paciente. Além de não precisar se deslocar, há ainda o ponto em que, para muitas pessoas, estar em casa, ao lado de familiares e amigos, ajuda a amenizar as dificuldades do tratamento. 

Independência

A única exigência do home care está relacionada às prescrições da equipe de saúde, que devem ser seguidas. Fora isso, não há regras, diferente do que acontece em um hospital ou mesmo em um consultório. 

O paciente pode receber quem quiser, no horário que achar melhor e elaborar o seu próprio plano de alimentação. Além disso, obviamente, não precisa pegar fila para aguardar o atendimento. 

Atenção individual e manutenção da rotina

O atendimento em domicílio ainda facilita o trabalho da equipe de saúde. Sem tantos pacientes na fila de espera, sobra mais tempo para dar maior atenção. Nesse sentido, aliás, destaque para o atendimento humanizado, que proporciona uma escuta e acolhimento mais delicado com as pessoas. 

Outro ponto interessante é a manutenção da rotina, afinal, o paciente não precisa separar um horário do dia para ir ao consultório ou ao hospital. A consulta em domicílio facilita o dia a dia do paciente.

Redução do tempo de internação hospitalar

Dependendo do caso, o paciente pode ter alta mais cedo do hospital ou da clínica e terminar o tratamento em casa. Como dissemos, esse “modo caseiro” de promover saúde e bem-estar, faz com que o profissional da saúde também se sinta melhor e, assim, possa gerar melhores resultados. 

Menor risco de infecção

Pode acontecer, durante a internação em hospital, principalmente, do paciente apresentar alguma infecção viral ou bacteriana. Isso se dá, sobretudo, por três motivos: 

  • Realização de um ou mais procedimentos invasivos (cirurgias ou exames);
  • Falta de equilíbrio da flora bacteriana; 
  • Diminuição da capacidade do sistema imune. 

Já em casa, fica muito mais fácil evitar esses problemas, mesmo porque, não há contato com outras pessoas doentes e que possam transmitir alguma bactéria ou vírus.

relatório médico

Quais os serviços oferecidos em home care?

Geralmente, o atendimento home care é dividido em três partes, cada qual contém características muito específicas e níveis de complexidade também distintos. Veja as diferenças nos serviços. 

  • Monitoramento: indicado para pessoas com doenças crônicas. Nesse caso, a equipe de saúde realiza visitas periódicas;
  • Atendimento: é caracterizado pela realização de consultas, além de exames menos complexos, apoio nutricional, fisioterapia, etc; 
  • Internação: esse é o caso mais sério, em que o paciente necessita de maior atenção com, pelo menos, a presença de um enfermeiro durante boa parte do dia ou mesmo o dia todo, além de equipamentos para manutenção da vida.

Quais são os desafios do home care?

Por mais que o home care ou atendimento médico em domicílio seja popular, há diversos públicos que ainda o desconhecem. Dessa forma, o primeiro desafio é fazer com que esse modo de tratamento fique mais conhecido. 

Outro obstáculo do home care é a falta de padronização dos planos de saúde. Muitas vezes, o próprio paciente e seus familiares não entendem muito bem o que engloba o plano oferecido. 

Demais problemas frequentes são a falta de capacitação para profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos) e a precarização dos equipamentos usados nos tratamentos.

Qual a diferença entre o home care e os enfermeiros particulares?

A diferença entre atendimento home care e ter enfermeiros particulares é a abrangência de serviços ofertados. No primeiro, o paciente pode não só ter o acompanhamento de enfermagem, como também ser submetido a consultas médicas, além de:

  • Fonoaudiólogo; 
  • Fisioterapeuta;
  • Psicólogo;
  • Nutricionista;
  • E demais especialidades. 

Lembrando que, caso haja necessidade de ter acompanhamento de enfermeiro o tempo todo, o serviço necessário é o de “internação”. Nesse caso, o profissional pode ficar durante turnos diretos, pré-estabelecidos pelo plano de saúde.

sistema de gestão clínica

Conte com um software de gestão de clínicas

Agora que você já conhece o serviço de home care e tem ideia de como isso pode ser um diferencial para sua clínica ou consultório médico, precisa investir em novas tecnologias, para melhorar ainda mais seu ambiente de trabalho. 

E para mudar a rotina na sua clínica, conte com um software de gestão que vai revolucionar seu dia a dia. Faça um teste grátis e conheça os recursos do software médico Clínica nas Nuvens e tenha melhores resultados, aumento de performance e mais lucratividade. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se