Em todo tipo de serviço prestado, o feedback é essencial para conhecer o impacto que ele tem na vida das pessoas. Nos serviços de saúde, o feedback do paciente é a ferramenta principal para compreender o valor da sua clínica para quem dá o verdadeiro sentido ao trabalho: o seu paciente.
Portanto, toda clínica que quer manter a qualidade do atendimento e ter a certeza de que possui um impacto positivo para o seu público precisa adotar formas de obter o seu feedback.
Se você quer conhecer algumas maneiras eficazes de conhecer a opinião do seu público, principalmente, uma opinião direcionada para melhorias em aspectos específicos, confira nesse post 4 formas de tornar isso possível!
1- Criação de um sistema interno de atendimento
Para garantir que cada paciente da sua clínica tenha as mesmas oportunidades, é essencial criar um processo padrão no atendimento, com ferramentas que deem voz às pessoas desde o início da relação com os profissionais.
Portanto, planejar um ciclo de atendimento que ofereça alternativas variadas antes, durante e depois do paciente ser atendido é garantir essa abertura de uma só vez.
2- Páginas nas redes sociais
As redes sociais também se tornaram um excelente canal de comunicação entre prestadores de serviços e consumidores. Diante disso, ainda que o estabelecimento não utilize a página para conhecer a opinião de seus clientes, o próprio cliente acaba dando esse primeiro passo, pois isso já se tornou um hábito entre as pessoas.
Logo, em vez de esperar o paciente ir atrás da clínica para dar o seu feedback, crie formas de incentivar esse contato dentro das redes sociais, orientando pacientes que seguem a mídia a se dirigirem pelos meios e para as pessoas certas.
3- Pesquisas de satisfação por e-mail
Uma pesquisa feita pelo IBGE, no final de 2016, revelou que mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet.
Definitivamente, quem quer ter uma excelente estratégia de relacionamento com o cliente não pode ignorar a internet. E mais, o e-mail.
Uma maneira bastante eficaz de se comunicar com o público por e-mail e ter a sua opinião é através da criação de pequenas pesquisas de satisfação, rápidas, direcionadas e simples de responder após os atendimentos ou quaisquer outras ações da clínica.
Além de ter o feedback do atendimento, essa prática gera vínculos com o paciente, construindo uma relação de fidelidade com a clínica
4- Abertura de um canal para depoimentos
Em alguns casos, o feedback do paciente é um pouco mais específico e os meios instantâneos não dão conta da sua necessidade.
Com isso, se torna importante ter no site e na clínica locais específicos para pacientes deixarem seus depoimentos.
No caso de depoimentos positivos, eles podem até mesmo ser expostos para mostrar ao público esse valor, atraindo as pessoas para a clínica. Já os negativos precisam ser solucionados, a fim de resolver a questão para o paciente e reverter essa possível má impressão causada por uma experiência ruim.
O feedback do paciente é importante para a clínica manter um padrão de qualidade e para o público de fato se sentir satisfeito com o trabalho que vem sendo oferecido.
Logo, acessar essa opinião é o grande diferencial para ter clientes fiéis.