Tudo que você precisa saber sobre ficha de anamnese

Tudo que você precisa saber sobre ficha de anamnese

Quando falamos em ficha de anamnese temos que considerar que é um dos elementos mais importantes no dia a dia das clínicas, hospitais, consultórios e demais área da saúde, dentro da prática médica.

Os médicos têm alguns procedimentos que devem ser adotados diante, por exemplo, de uma consulta com seu paciente. Dentre esses procedimentos, na relação entre médico e paciente, um deles é justamente a anamnese.

Neste material vamos falar sobre a anamnese, ficha de anamnese, sua importância para o trabalho do médico, como ela deve ser feita e como se dá o funcionamento de uma ficha online. Acompanhe o conteúdo e boa leitura!

Ficha de anamnese

O que é ficha de anamnese

Antes de saber o que é ficha de anamnese, vamos falar especificamente da anamnese. Anamnese é uma espécie de entrevista que o médico faz com o paciente, a fim de compreender melhor seu estado de saúde, o que sente, há quanto tempo tem sintomas, quais seu histórico de doenças, o histórico de doenças na família, entre outras questões.

Essas perguntas podem ser estabelecidas previamente ou podem ser personalizadas, de acordo com o contexto que se apresenta, determinadas em função de cada indivíduo que procura assistência na clínica.

Além disso, é importante compreender que a anamnese também pode ser feita de maneira mais aberta, digamos assim, deixando o paciente falar sem interrupções e, através da sua expressividade, o profissional vai traçando o perfil do paciente e tentando entender melhor o que acontece com ele.

Afora isso e de maneira bem simples e prática, podemos dizer que a ficha de anamnese é o documento que traz as perguntas e respostas determinadas pelo médico na consulta.

Então fica claro que a anamnese é este processo de busca de respostas, de escuta e reflexão, da procura por um entendimento mais apurado acerca das vivências e das dores do paciente.

E como consequência disso, surge a ficha de anamnese, que é a descrição disso tudo em um arquivo ou documento, seguindo um certo padrão, para que fique organizado, armazenado e possa servir de material para o futuro da relação entre médico e paciente.  

Chatbot para WhatsApp

A importância da ficha de anamnese

A ficha de anamnese é uma das práticas médicas mais importantes no trato diário com pacientes. Através da ficha é possível compreender com mais precisão o que a pessoa está vivendo e como foi a trajetória dela até o momento em que procurou ajuda.

Obviamente, responder para que serve a ficha de anamnese é uma tarefa que exige compreensão da prática médica na consulta, seja na clínica, no consultório ou em qualquer outro ambiente.

De maneira geral, como já foi mencionado, a ficha de anamnese serve para que o médico possa ter ideia do que acomete o paciente, transcrever isso para o documento e, a partir dessa análise, ter informações pertinentes que ajudarão no diagnóstico e nas etapas seguintes, que envolvem o tratamento.

Agora que você já sabe qual a importância da ficha de anamnese, vamos entender como criar uma, e o que deve constar nesse documento para que o médico possa avaliar o perfil do seu paciente.

ficha de anamnese

Como fazer uma ficha de anamnese

Para saber como fazer ficha de anamnese, vamos seguir uma espécie de roteiro que traz as informações elementares para que a ficha seja bem feita e contenha o que há de mais importante no documento.  

Começamos pela identificação do paciente, isso implica em trazer os dados mais básicos como nome, gênero, idade e demais informações pessoais. Na sequência, já podemos questionar o paciente sobre sua queixa principal, digamos assim, ou seja, o que o levou até a clínica.

Logo, é importante entender o que é conhecido como “histórico da doença”, ou seja, há quanto tempo o paciente está sofrendo com os sintomas. Isso vai ajudar a compreender a evolução da sua condição.

Depois, já podemos questionar o paciente sobre outras doenças que ele tenha tido ao longo da vida, se passou por cirurgias, outros procedimentos, etc. Isso é o que se conhece como “antecedentes clínicos”.

Em seguida, o profissional pode fazer perguntas sobre o histórico de doenças na família do paciente. Isso é importante para determinar se o paciente tem propensão a doenças como diabetes, problemas cardíacos e outras patologias hereditárias.

Por fim (e não necessariamente nessa ordem, pois, como dito, a anamnese é adaptável, moldável e deve ser personalizada sempre que for necessário), entra a questão dos hábitos de vida da pessoa. Cigarro, bebidas, como se alimenta, essas coisas todas. 

Tendo essas informações, o médico conseguirá um apanhado relevante sobre a vida do paciente, todo seu histórico e o histórico da família, para poder trabalhar e tirar suas conclusões com mais assertividade.  

Prontuário eletrônico

Como funciona uma ficha de anamnese online

A ficha de anamnese online é a versão digital da anamnese, que se apresenta através de um software, trazendo muitas possibilidades e vantagens, tanto para o médico quanto para o paciente.

Geralmente, a anamnese está integrada ao prontuário eletrônico do software. Assim, é possível utilizar os recursos disponibilizados pelo software e ainda contar com a anamnese digital, desapegando-se do uso de papel e arquivos físicos.  

O Clínica nas Nuvens, por exemplo, é um software de gestão para clínicas, que possui várias funcionalidades para melhorar a rotina dos profissionais e pacientes. 

Uma das funcionalidades é justamente o prontuário eletrônico, que, dentre muitas ferramentas, possui também a anamnese online, que traz uma sequência de perguntas já padronizadas para facilitar a vida do profissional.

Porém, também é possível personalizar as perguntas, de acordo com o perfil e necessidade de cada paciente ou da clínica. Além disso, outra vantagem é a possibilidade de salvar o arquivo na nuvem, encaminhar para outro profissional com facilidade e determinar quem pode acessá-lo, através de senha.

Ficha de anamnese
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se