Comunicação com pacientes: estratégias que impactam no atendimento 

Comunicação com pacientes: estratégias que impactam no atendimento 

Estabelecer uma boa comunicação com o paciente é muito importante tanto para a qualidade e credibilidade de uma clínica médica, quanto para a satisfação de quem busca o serviço.  Afinal de contas, a interação acontece em busca de informações importantes e qualquer erro pode afetar toda a experiência.  

Todo mundo já deve ter feito ou conhece alguém que fez uma pesquisa sobre sintomas de doenças no Google, para saber o que poderia ter, e se deparou com os piores resultados possíveis, não é mesmo? 

Essa simples ação, movida pela curiosidade (e as vezes até ansiedade) evidencia a importância da qualidade na comunicação entre médico-paciente. Uma ida a clínica médica não deve causar o mesmo efeito que o Google nos pacientes, que precisam sair bem atendidos e sem qualquer dúvida de suas consultas. 

Em qualquer ambiente de cuidados de saúde, a comunicação efetiva desempenha um papel fundamental não apenas na relação médico-paciente, mas em todos os aspectos do atendimento, desde o contato presencial até as interações telefônicas e online.  

Neste artigo, vamos explorar estratégias de comunicação, destacando a importância dessa prática e avaliando como a integração de tecnologias pode aprimorar significativamente a qualidade da interação entre profissionais de saúde e pacientes. Continue a leitura! 

A importância e os benefícios da boa comunicação com o paciente 

A comunicação efetiva em contextos médicos vai além da simples troca de informações. Ela é a base de uma relação de confiança entre profissionais de saúde e pacientes. Quando realizada de forma eficaz, cria um ambiente propício para a compreensão mútua, estabelecendo um processo positivo para o sucesso do atendimento. Através da boa comunicação você obtém: 

1. Construção de confiança e relacionamentos sólidos 

A base de qualquer relacionamento saudável é a confiança, e isso se aplica especialmente na relação entre médicos e pacientes. Pacientes que se sentem ouvidos e compreendidos são mais propensos a confiar nas orientações médicas, aderir ao tratamento e compartilhar informações sobre sua saúde.  

2. Melhoria na adesão ao tratamento através da comunicação com o paciente 

Uma comunicação com o paciente clara e acessível sobre o plano de tratamento, incluindo instruções, expectativas e possíveis efeitos colaterais, influencia diretamente na adesão do paciente ao tratamento. Pacientes que compreendem completamente o que é esperado e motivos são mais propensos a seguir as orientações, o que, por sua vez, contribui para melhores resultados de saúde. 

3. Resolução de dúvidas e redução da ansiedade 

A incerteza e a ansiedade frequentemente cercam questões de saúde. Profissionais de saúde que adotam uma abordagem comunicativa aberta e receptiva ajudam os pacientes a esclarecerem dúvidas e a compreender melhor sua condição. Isso não apenas alivia a ansiedade, mas também empodera os pacientes a tomar decisões informadas sobre sua saúde. 

Quais são as estratégias de comunicação efetiva com pacientes? 

A seguir você vai ver criamos estratégias desde o primeiro contato até o acompanhamento pós-consulta, para que você compreenda e adeque conforme a realidade da sua clínica, como ser assertivo na comunicação. Veja! 

1. Atendimento telefônico e WhatsApp 

  • Rapidez e eficiência: responda prontamente às chamadas e mensagens. A correria do dia a dia muitas vezes dificulta esse processo, mas tente não postergar até mesmo para não acumular atendimentos. Seja claro e objetivo nas informações fornecidas. 
  • Empatia e cortesia: demonstre empatia e cordialidade. Essas formas de tratamento abrem espaço para uma troca mais efetiva na comunicação com o paciente. Utilize uma linguagem acessível. Lembre-se de que termos técnicos podem causar estranheza e falta de compreensão  
  • Confirmação de consulta: envie lembretes de consulta via WhatsApp. Reforçar as informações evita confusões e estabelece compromissos, evitando atrasos e faltas. Ofereça informações detalhadas sobre horário e local. 
Chatbot para WhatsApp

2. Atendimento presencial na recepção 

  • Ambiente acolhedor: crie um ambiente amigável e acolhedor. Gerar identificação torna a comunicação efetiva com paciente que procura a clínica principalmente para situações sensíveis. Treine a equipe para ser receptiva e prestativa. 
  • Tempo de espera: mantenha o tempo de espera mínimo. Procure sistemas que possam automatizar os processos para que a organização operacional permita um atendimento rápido e bem-feito. Comunique atrasos com antecedência, afinal o combinado não sai caro. 
  • Registro de informações: garanta uma coleta precisa de informações. Explique os formulários e ofereça auxílio se necessário. Garantir que as informações passadas pelo paciente estejam corretas pode ajudar a prestar o serviço com a maior qualidade possível. 

3. Durante a consulta médica 

  • Escuta ativa: dedique tempo para ouvir as preocupações do paciente. Faça perguntas abertas para compreender melhor, evitando respostas como “sim” e “não” e obtendo informações concretas. 
  • Linguagem acessível: evite jargões médicos complexos. Explique o diagnóstico e tratamento de maneira compreensível e tire dúvidas quantas vezes for necessário. 
  • Envolvimento do paciente: iInclua o paciente na tomada de decisões. Quanto mais envolvido ele estiver, mais simples vai ser a troca de informações, e as chances do resultado ser positivo são maximizadas. 

4. Pós-consulta e acompanhamento 

  • Follow-up personalizado: realize follow-ups personalizados após procedimentos. Verifique o estado de saúde do paciente. E deixa sempre a “porta de comunicação com o paciente sempre aberta” para dúvidas posteriores. 
  • Feedback e melhoria contínua: solicite feedback sobre a experiência. Utilize críticas construtivas para melhorias. 
  • Resultados: comunique os resultados de exames de forma clara. Esteja disponível para discutir e esclarecer dúvidas. 

5. Integração de tecnologias para melhorar a comunicação com pacientes 

  • Telemedicina: ofereça opções de consultas virtuais. A boa comunicação com o paciente não está apenas na forma de se comunicar, mas também nos meios de comunicação. E a telemedicina possibilita acesso facilitado aos médicos e de forma ágil e segura. 
  • Prontuário Eletrônico: utilize prontuários eletrônicos para acesso rápido a informações. Facilite o compartilhamento de dados entre profissionais fazendo com que todo o histórico do paciente esteja em um só lugar para que informações importantes não se percam.  

Clínica nas Nuvens: um aliado para atendimentos mais eficientes 

Em um cenário de cuidados de saúde em constante evolução, a comunicação efetiva é fundamental para uma experiência positiva para os pacientes. 

A incorporação de estratégias abrangentes, aliada ao aproveitamento de tecnologias inovadoras, como o sistema de gestão Clínica nas Nuvens, não só fortalece os laços entre profissionais de saúde e pacientes, mas também contribui para uma jornada de cuidados mais eficiente e centrada no paciente. 

Conheça todas as funcionalidades do Clínica nas Nuvens, que podem potencializar a gestão e a comunicação para atendimentos cada vez melhores. Ao reconhecer a importância da comunicação em todos os pontos de contato, as clínicas médicas podem verdadeiramente elevar o padrão de atendimento e obter melhores resultados. Peça já a sua demonstração gratuita!  

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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