“Uma nova pandemia já é considerada inevitável”. Essa foi a afirmação dada pela diretora-adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, em 2021, durante a proliferação da COVID-19 no mundo. Essa confirmação gera preocupação tanto na vida de pessoas como na rotina de empresas.
Isso porque, foram muitos os prejuízos ocorridos no último caso epidêmico. Para instituições da área da saúde, esses prejuízos ficaram evidentes tanto na excessiva carga horária que muitos profissionais da saúde tiveram de cumprir, quanto no fechamento de clínicas impossibilitadas de atender seus pacientes.
Os impactos da COVID-19 na saúde
De acordo com estudo realizado por pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP), durante a pandemia houve significativa redução na realização de determinados procedimentos no sistema único de saúde.
Segundo o estudo, os procedimentos mais afetados foram: triagem (−42,6%); diagnósticos (−28,9%); consultas médicas (−42,5%); cirurgias de baixa e média complexidade (−59,7%); cirurgias de alta complexidade (−27,9%); transplantes (−44,7%); e tratamentos e procedimentos por lesões de causas externas (−19,1%).
Além disso, os pesquisadores também levantaram que houve aumento no número de cargos de enfermagem, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e de médicos, porém sem aumento no número de pessoas responsáveis.
Ou seja, muitos profissionais da área da saúde tiveram de aumentar seus turnos para atender a demanda causada pela pandemia, resultando em sobrecarga de trabalho.
Essa realidade nacional também se estende a todo o continente americano. De acordo com a última edição da Saúde nas Américas, até o final de 2021, 93% dos países do continente americano tiveram de interromper a prestação de serviços essenciais de saúde em todas as modalidades.
Além disso, em novembro do mesmo ano, 41 países e territórios relataram cerca de 2,4 milhões de casos de COVID-19 entre profissionais de saúde, alcançando 13.081 mortes.
O impacto causado em clínicas
Assim como a saúde pública, instituições privadas de saúde também foram impactadas pela pandemia. O principal prejuízo foi em relação à lucratividade da clínica.
Isso porque, muitos estabelecimentos da saúde reduziram o número de pacientes, por conta da impossibilidade de atender presencialmente. Por conta disso, muitas clínicas e consultórios acabaram reduzindo os ganhos mensais e, em alguns casos, foi necessário fechar as portas.
E é justamente pensando nesses prejuízos enfrentados, que muitos profissionais vêm adequando sua rotina à tecnologia, implementando ferramentas eficientes nos processos. A seguir, confira as principais soluções tecnológicas essenciais para a área da saúde enfrentar uma nova pandemia.
Telemedicina
Durante a pandemia de COVID-19, a telemedicina se tornou uma importante aliada de profissionais da saúde. Segundo pesquisa da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Associação Paulista de Medicina (APM), houve um significativo uso dessa ferramenta.
Dos mais de 3 mil profissionais ouvidos, 32,1% responderam que, por conta da pandemia, optaram pela adoção da teleconsulta; 25,5% deles utilizaram a teleorientação; 9,7% o telemonitoramento; e 4% a teleinterconsulta. Por fim, 6,2% dos entrevistados apontaram utilizar todas as práticas anteriores.
Além disso, a pesquisa também trouxe dados em relação à aceitação dos pacientes. De acordo com o levantamento, 64,3% dos entrevistados afirmaram que os pacientes aceitam e gostam da telemedicina.
De modo geral, os índices são positivos e a pesquisa comprova a relevância que a telemedicina teve nos últimos anos. O ponto forte dessa ferramenta está, principalmente, no fato de permitir que a relação entre médico e paciente ocorra normalmente, mesmo que não possam estar presentes no mesmo espaço.
Agenda online
Quando falamos em pandemia como a ocorrida nos últimos tempos, também reforçamos a importância de manter as pessoas distantes umas das outras, evitando contágio.
Dessa forma, contar com uma agenda online é uma ação importante que as clínicas podem adotar, permitindo que os pacientes realizem seus agendamentos de forma digital ou reagendem novos horários no momento em que desejarem.
Para isso, basta a clínica realizar a integração de agenda médica utilizada na clínica, com o site ou o WhatsApp da empresa. Assim, o cliente consegue fazer tudo de forma automatizada, priorizando seu bem-estar e evitando deslocamentos desnecessários em caso de uma nova pandemia.
Controle de atendimento
Em momento de pandemia, é importante que a clínica adote um maior controle de atendimento ao paciente. Isso porque, é extremamente importante evitar aglomerações em um mesmo espaço.
Dessa forma, a clínica pode adotar ferramentas extremamente úteis, como é o caso da lista de espera. Por meio dessa ferramenta, a secretária consegue controlar com mais facilidade os pacientes que aguardam atendimento, podendo encaixá-los na agenda dos próximos dias.
Com essa estratégia, evita-se que muitos pacientes sejam atendidos em um mesmo momento e, também permite que a clínica consiga organizar horário para todos os clientes, evitando que alguém seja esquecido.
Assinatura digital de documentos
Clínicas estão frequentemente solicitando assinatura de seus pacientes e profissionais para diferentes documentos. Porém, em caso de uma nova pandemia, fica muito mais difícil coletar todas essas assinaturas de forma física.
Felizmente, esse processo pode ser otimizado com auxílio da tecnologia, por meio da solução de assinatura digital. Esse recurso tecnológico possibilita que a clínica envie, de forma segura e rápida, documentos para seus pacientes e profissionais assinarem de forma online. Esse envio pode ser feito por e-mail, WhatsApp ou SMS.
Para isso, basta apenas a clínica contratar uma plataforma específica para assinatura digital e integrá-la ao sistema para clínicas já utilizado pela empresa. É mais eficiência, facilidade de comunicação com os pacientes e garantia de bem-estar para todos, inclusive no caso de uma nova pandemia.
Outras tecnologia disponíveis em um único lugar
Assim como as soluções citadas ao longo do texto, existem outras muitas ferramentas disponíveis para facilitar a rotina de uma clínica, inclusive durante uma nova pandemia.
E o melhor, todas essas ferramentas podem ser reunidas em um único software de gestão. Para saber mais, acesse: O que não pode faltar em um software para clínicas.