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Como divulgar sua clínica no Facebook e atrair mais pacientes

Como divulgar sua clínica no Facebook e atrair mais pacientes

As redes sociais deixaram de ser apenas um meio para se comunicar com amigos há um bom tempo. Hoje, quem presta serviço em diferentes áreas, inclusive da saúde, e conta com uma estratégia de Marketing Digital, pode promover seu negócio no Facebook e, assim, atrair mais pacientes.

No caso de profissionais da saúde e clínicas, é possível que não haja muita intimidade com os meios digitais para atrair e se comunicar com clientes. Por esse motivo, é interessante contar com o suporte de profissionais que já trabalham com essas mídias e, dessa forma, tornar a empresa mais presente no Facebook, com conteúdos relevantes para o público. 

Mas também é possível começar a dar os primeiros passos por conta própria. Seguindo as 6 dicas a seguir, você vai aprender como divulgar a sua clínica e atrair mais pacientes nessa rede social. Confira o conteúdo e boa leitura!

1- Crie uma fanpage — e não um perfil — para a sua clínica

A fanpage não é como um perfil pessoal, pois oferece funções voltadas exclusivamente para fins comerciais. Por exemplo, com um perfil profissional, é possível investir dinheiro em publicações para que elas alcancem mais pessoas, seja em âmbito local, regional ou nacional. Essas estratégias de mídia paga são essenciais para impulsionar a presença da sua empresa no Facebook, mas é preciso analisar como fazer isso de maneira correta.

Para aprender mais sobre mídia paga, acesse o conteúdo: Mídia paga: seus concorrentes estão roubando seus pacientes.

2- Construa uma identidade para a fanpage

Não é porque você trabalha com saúde que a sua página pode ser de qualquer jeito. Afinal, independentemente do segmento, se trata de uma prestação de serviços para consumidores e manter uma identidade visual atrativa na página, é uma maneira de atrair mais pessoas. 

Portanto, é preciso seguir algumas regras para ter uma identidade coesa nas redes sociais. Além de um logotipo, com nome fácil e rápido de gravar, outros elementos precisam respeitar um padrão que seja agradável e único.

Por exemplo, é importante adotar as cores ideais para a comunicação. Ou seja, nada de fazer publicações um dia com a cor vermelha e no outro dia com a cor alaranjada. É importante seguir um padrão que converse com a logomarca da empresa.

Além disso, é essencial que as redes sociais adotem uma linguagem adequada ao público-alvo. Vamos supor que seja uma clínica pediátrica, nesses casos, vale a pena apostar em uma linguagem mais informal e divertida, com conteúdos que conversem com esse público. Por exemplo, nada impede de utilizar referências do mundo infantil, como um personagem próprio da clínica.

Saiba mais sobre identidade visual para clínicas no conteúdo: Vale a pena investir na comunicação visual da sua clínica ou consultório?

3- Compartilhe conteúdos relevantes

A máxima “conteúdo é rei” é real. Como já falamos algumas vezes nos nossos posts, uma boa parte das pessoas busca informações sobre saúde na internet e nas redes sociais.

Vale ressaltar também que caso o profissional tenha um blog no qual produza artigos, o Facebook é um excelente canal de divulgação. Porém, além de compartilhar esses artigos, é necessário preparar conteúdos mais curtos, atrativos visualmente e de rápida leitura.

Dessa forma, aproveite a página para mostrar o seu conhecimento, dando dicas e tirando dúvidas que normalmente os pacientes possuem.

Imagina criar um momento na semana para responder dúvidas de pacientes em uma transmissão ao vivo ou, até mesmo, fazer uma palestra curta? Explore os recursos que o Facebook oferece e use a criatividade.

4- Crie um planejamento para as postagens

Não vale divulgar conteúdos quatro dias durante uma semana e depois disso só aparecer após três meses. Assim como o e-mail marketing, as postagens na fanpage devem seguir um planejamento minimamente organizado, com frequência constante de postagens, mas também sem encher a página todos os dias. 

Sabendo disso, dedique um tempo para planejar o que você vai postar durante o próximo mês e, caso surja algo mais interessante no caminho, não tem problema: substitua ou harmonize com outras publicações, criando associação entre os conteúdos.

Uma dica é criar uma planilha, inserindo os dias da semana e definindo quais conteúdos postar em cada data. Dessa forma, ficará mais fácil se organizar na gravação de um vídeo ou criação de um texto de dicas, por exemplo.

Além disso, observe como a concorrência está se comportando. Às vezes, é possível adquirir referências legais de outros lugares. Mas, claro, nunca copie um conteúdo ou uma odeia, use-as apenas como referência para criar algo original.

5- Responda comentários e mensagens

A página serve para divulgar e, com isso, comunicar. Portanto, lembre-se de interagir com as pessoas, curtindo e respondendo comentários, além de mensagens e avaliações. Isso ajuda a criar uma relação de fidelidade com o público.

Outro ponto importante é solucionar queixas e se esforçar para reverter possíveis impressões ou experiências negativas o mais rápido possível.

6- Vista a camisa da sua profissão

A última dica é: demonstre paixão e vista de fato a camisa da sua carreira. A sua fanpage deve ser um espaço interessante para o seu cliente, assim como deve ser motivo de orgulho para você e os demais profissionais que atuam no local.

Logo, capriche e se dedique à divulgação da sua clínica no Facebook, pois ela pode se tornar uma referência na internet e, assim, fora do espaço virtual também.

Marketing em Clínicas Médicas

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.