Seja você é um médico em início de carreira ou com alguns anos de experiência na área, mais cedo ou mais tarde você provavelmente vai se deparar com esse problema: espaços vagos na agenda.
Nem sempre manter seu consultório ou sua clínica movimentados é uma tarefa simples. Isso costuma demandar bastante tempo, empenho e dedicação, principalmente diante de pacientes cada dia mais exigentes e com acesso à informação na palma da mão.
A preocupação e, muitas vezes, o desespero costumam tomar conta em situações como essas. No entanto, a solução é justamente o que a maioria acredita ser a fonte do problema: a internet.
A web oferece inúmeras alternativas para que você alcance um grande número de pessoas com um custo relativamente baixo; e, dessa forma, seja lembrado e procurado por esse público sempre que precisarem dos serviços oferecidos por você, independente da especialidade.
É o chamado Inbound Marketing: uma estratégia que visa conquistar pessoas através de informações pertinentes e interessantes, em vez de comprá-las.
Ficou interessado? Então, confira nossas dicas para você colocar esse trabalho em prática hoje mesmo!
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Utilize os canais certos
O primeiro passo é identificar em quais redes sociais seu público-alvo está. De nada adianta criar um perfil no LinkedIn ou um canal no YouTube, por exemplo, se seus possíveis pacientes não utilizam mídias como essas.
Crie perfis nas redes certas e que serão atualizadas por você ou sua equipe, afinal esse é um trabalho que precisa ser constante. Lembre-se de que o objetivo principal é “aparecer” e ser “encontrado” por pessoas que buscam especialistas como você.
Crie um blog e um site
O blog é uma das plataformas mais eficientes quando o assunto é atrair visitantes e/ou interessados no seu negócio. Simples, prático e bastante poderoso, ele ajuda ainda a educar seu pacientes e a melhorar o ranqueamento orgânico em buscadores como o Google.
Dessa forma, a ideia é utilizar a ferramenta para postagens semanais ou quinzenais sobre assuntos que demandam mais explicações. O canal é ideal para publicações em formatos de texto, mas também aceita vídeos, imagens e gif.
Não esqueça de compartilhar o conteúdo em outras redes, como o Facebook, para alcançar seus seguidores.
Quanto ao site, é simples, você precisa ter um. Peça ajuda para quem entende do assunto e crie um site que seja atrativo, interessante, que tenha conteúdo para seu público e que esteja de acordo com os requisitos de SEO (as regras que o Google pede para serem seguidas a fim de que seu conteúdo melhore no ranqueamento), entre outras coisas.
O site é como se fosse sua casa, cuide bem dele, faça com que as pessoas queiram estar lá e comprar seus produtos ou serviços.
Ofereça conteúdo de qualidade
Blog, site e redes sociais são princípios básicos para você crescer no mundo digital, mas é preciso ir além, é preciso saber alimentar esses instrumentos de atração e conversão de pessoas em clientes.
As mídias fornecem um caminho, mas é você quem deve decidir pelos tipos de postagens realizadas em cada uma delas. Caso contrário, postando pouco ou criando conteúdos sem foco, as informações e a sua presença no meio virtual acabam virando um “ponto cego” para os internautas.
Procure oferecer conteúdos diferenciados, variando entre imagens com escritas, somente imagens, vídeos curtos com depoimentos, infográficos, e-books e muito mais. Tudo isso vai ajudar você a se tornar uma referência na área e a atrair, conquistar e converter mais pacientes.
Se as pessoas, cada vez mais, estão em busca de informações sobre doenças, tratamentos médicos, hábitos saudáveis e formas de prevenir possíveis problemas de saúde, porque não, ser você a fonte de conteúdos como esses?
Essa é uma forma bastante eficaz de conquistar a atenção e a confiança dos usuários que, todos os dias, são bombardeados com inúmeras informações errôneas e entediantes.
Mas, atenção: oferecer conteúdo não significa vender seu serviço a todo instante com publicações que falam apenas do seu trabalho, do seu consultório ou dos equipamentos utilizados por você. É claro que isso também é interessante, porém precisa ser a menor fatia neste tipo de estratégia.
Demonstre casos bem-sucedidos
Falar sobre um determinado método que você utiliza em seus tratamentos pode ser interessante, mas demonstrar um caso bem-sucedido de um paciente seu que tenha utilizado a técnica, com toda a certeza, chamará muito mais atenção.
Exemplos tornam as situações mais próximas de quem está lendo ou assistindo o conteúdo, portanto, sempre que possível, e com as devidas autorizações, utilize depoimentos ou fotos de pacientes que possam validar as informações disponibilizadas por você.
Com o software certo você pode crescer mais
Esta última dica não é sobre mídia social, mas sim um software de gestão para clínicas. É claro que eu estou falando do Clínica nas Nuvens.
Com o Clínica nas Nuvens você vai conquistar mais pacientes, os profissionais que trabalham para você ou com você vão poder cumprir suas tarefas com muito mais tranquilidade, agilidade e assertividade.
Com os dados dos seus pacientes, como laudos, exames e outros documentos, salvos na nuvem, você decide quem pode acessar e conta com toda segurança, pois o sistema tem a mesma proteção de um banco digital.
Funcionalidades como controle financeiro, telemedicina, prontuário eletrônico e agenda médica online, são alguns dos recursos que o Clínica nas Nuvens pode oferecer. Transforme do dia a dia da sua clínica com o Clínica nas Nuvens. Se quiser peça uma demonstração gratuita e surpreenda-se.
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