Clínica de autismo: como aumentar a qualidade do atendimento ao paciente 

Clínica de autismo: como aumentar a qualidade do atendimento ao paciente 

Assim como qualquer instituição da área da saúde, clínicas focadas no tratamento de autismo precisam adotar estratégias para tornar o atendimento ao paciente cada vez mais humanizado, ágil e eficiente. 

Neste conteúdo, você vai conhecer algumas ferramentas que podem ser essenciais para uma clínica de autismo, tornando o atendimento a esse público ainda mais assertivo e de qualidade. Continue a leitura e confira. 

Um pouco sobre o autismo 

De acordo com o último relatório divulgado pelo Center of Deseases Control and Prevention – Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, uma em cada 44 crianças são diagnosticadas com autismo.

No Brasil, estima-se que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) atinja, aproximadamente, dois milhões de pessoas, porém esse número é incerto. E justamente para mudar isso e tornar os dados mais precisos, foi sancionada, em 2019, a Lei 13.861.

Com isso, o Censo do IBGE passou a incluir perguntas sobre o autismo no censo populacional, permitindo identificar quantos brasileiros apresentam o transtorno em cada região do país. 

Esse é um importante passo para dar ainda mais visibilidade a um assunto extremamente importante. E é justamente pela importância de conscientizar acerca dessa condição e reduzir o preconceito existente, que em 2007 foi criado o Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril. 

O atendimento a pacientes autistas 

Muitos pacientes autistas enfrentam dificuldades para realizar tarefas que fogem da sua rotina. Uma visita ao médico, por exemplo, pode ser uma delas. Para tentar aliviar essa tensão, a clínica para tratamento de autismo pode adotar estratégias, como encaixar a consulta em um horário que converse com a rotina do paciente. 

Além disso, quando o paciente chega à clínica para realizar seus tratamentos para autismo e precisa aguardar alguns minutos para ser atendido pode se tornar um fator incômodo para ele, ainda mais quando o ambiente possui sons e muita movimentação. 

Dessa forma, a clínica também pode oferecer um espaço mais reservado, que aumente a sensação de conforto, inibindo barulho e reduzindo o fluxo intenso de pessoas.

Claro que uma clínica de autismo, que lida diariamente com esse público, entende sobre as necessidades e estratégias que devem ser adotadas para melhorar a experiência do paciente durante seu atendimento. Porém, é sempre importante estar atento a novas possibilidades.

A seguir, confira algumas tecnologias que uma clínica de autismo pode implementar em sua rotina, para contribuir com a aproximação de pacientes autistas e tornar o atendimento mais humanizado.

sistema clínica de autismo

Tecnologias que melhoram o atendimento

Como você viu até aqui, proporcionar um atendimento de qualidade a pacientes autistas é um dever de todo profissional da saúde e de toda clínica que realiza tipos de tratamento para autismo, visando suas necessidades e priorizando seu bem-estar. A seguir, conheça algumas ferramentas tecnológicas que podem ajudar. 

Telemedicina

Sair de casa para visitar uma clínica e realizar uma consulta pode ser um desafio para muitos pacientes autistas. Isso porque, realizar essas atividades acabam interferindo na rotina que já estão acostumados a seguir.

Dessa forma, a telemedicina atua como uma aliada, facilitando a vida desses pacientes, que podem ser atendidos em suas próprias casas, evitando que fujam completamente de suas rotinas. Basta apenas que eles estejam conectados a um celular ou computador e conversem com o médico, de onde estiverem.

Agendamento de consultas online

Da mesma forma que a telemedicina, o agendamento de consultas online facilita a rotina do paciente autista, que, em muitos casos, pode sentir dificuldade de ligar ou visitar a clínica presencialmente para agendar um horário. 

Quando a clínica de autismo oferece o agendamento online pelo próprio site da empresa, basta apenas o paciente acessar a página e realizar o agendamento por conta própria. Feito isso, a agenda da clínica se atualiza automaticamente e o horário fica reservado conforme a escolha do paciente. 

Chatbot para WhatsApp

Painel de chamadas 

Enquanto pessoas com deficiência, pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo possuem prioridade no atendimento, evitando estresse em ter de aguardar muitos minutos na sala de espera. 

Para garantir isso e prezar pela organização dos atendimentos na clínica, é essencial que o estabelecimento conte com um painel de chamadas. Dessa forma, garante-se que os pacientes com deficiência sejam atendidos prioritariamente. 

Software para clínica de psicologia

Quando falamos em clínica de autismo, nos referimos, normalmente, a clínicas de psicologia, psiquiatria e neurologia, pois são essas as áreas focadas em diagnosticar e seguir com o acompanhamento desses pacientes.

E quando falamos em melhorar o atendimento nessas clínicas por meio da tecnologia, reforçamos a importância de contar com um software para psicólogos grátis ou pago, que ofereça todas as funcionalidades essenciais para alcançar melhores resultados e conforto aos pacientes. 

Além de telemedicina, agenda online e painel de chamadas, essa ferramenta oferece muitos outros recursos que facilitam o dia a dia dos profissionais durante os atendimentos. O prontuário eletrônico, por exemplo, é um recurso que possibilita visualizar os dados do paciente com muito mais facilidade, organização e rapidez. 

Para entender mais sobre os benefícios que um software pode oferecer para clínicas que atendem pacientes autistas, confira também o conteúdo:  Software para psicólogos: 4 benefícios de utilizar na sua clínica

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Conheça o Clínica nas Nuvens

Gostou deste conteúdo e quer conhecer mais sobre os benefícios de contar com um software para psicólogo? Então, conheça o Clínica nas Nuvens, o sistema completo para sua clínica. 

Acesse o site e confira todas as funcionalidades oferecidas para clínicas e profissionais da área psicológica. Com esses recursos, com certeza sua clínica vai conseguir oferecer um atendimento com ainda mais qualidade.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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