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Clima organizacional: descubra o que é qual a sua importância

Clima organizacional: descubra o que é qual a sua importância

Cultivar um bom relacionamento com as pessoas é sempre muito importante. Se isso serve para as nossas relações pessoais, em família e entre amigos, com certeza será muito proveitoso nas relações profissionais, sobretudo dentro do ambiente de trabalho, no dia a dia da empresa.

Quando falamos de um convívio amistoso e saudável no âmbito profissional, estamos falando do Clima Organizacional. Você sabe o que é isso?

Continue a leitura para descobrir o que é exatamente o Clima Organizacional e qual sua importância, seus benefícios e, principalmente, como você pode vivenciá-lo da melhor maneira possível.

O que é o clima organizacional?

Quem convive todos os dias com várias pessoas no ambiente profissional, encontra diferentes tipos de comportamento, ideias e atitudes, e essa conexão pode influenciar diretamente no seu estado de espírito e até mesmo na eficiência produtiva.

Pode-se dizer com isso que, para que uma função seja bem executada, é importante garantir um clima agradável no local de trabalho. As distintas interações com as pessoas no trabalho e o nívei de satisfação que isso gera é o que determina o clima organizacional.

Clima organizacional é a percepção do grupo no cenário profissional, ou seja, como os profissionais se sentem e convivem dentro da empresa. Por essa razão, a satisfação do grupo depende das ações de cada indivíduo, o que pode gerar afinidades ou conflitos, afinal, a percepção de mundo de uma pessoa e modo como age, fala, se expressa, pensa, etc., certamente será diferente do colega ao lado.

Por isso a importância de buscar o equilíbrio e o melhor nível de qualidade possível no relacionamento interpessoal dentro da empresa, clínica ou consultório médico.

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Qual é a importância e os benefícios do clima organizacional?

As boas práticas no ambiente de trabalho e a manutenção de um bom clima organizacional influenciam diretamente na motivação e no comportamento dos indivíduos dentro de uma equipe, além de estarem diretamente relacionados com a produtividade, pois o bem-estar coletivo tem a capacidade de produzir melhores resultados para todos que participam do ambiente profissional.

Quem se sente bem no local de trabalho, contando com boas relações com os demais colaboradores, exerce suas funções com mais qualidade, tem mais foco e, sobretudo, mais prazer no desenvolvimento do que faz. Isso pode ser determinante para os resultados e para a qualidade do serviço executado.

Além disso, um bom clima organizacional também é influenciado pela própria estrutura da empresa, seus conceitos e o modo como trata os profissionais. Se um funcionário não se sente valorizado, respeitado e pouco apoiado na empresa onde trabalha, dificilmente ele exercerá suas funções com foco e energia, pois não é tratado da mesma maneira que outro colega que, digamos, recebe diariamente a motivação apropriada.

Como identificar e cultivar o clima organizacional?

O primeiro passo para criar um bom clima organizacional é fazer uma análise de como está o ambiente laboral dentro da organização. Entender como os envolvidos e mais afetados, ou seja, os colaboradores, se sentem. Escutar os seus pontos de vista certamente garantirá as melhores informações para compreender a “atmosfera” do local de trabalho.

É importante atentar-se para aspectos como a união do grupo, se isso realmente acontece, se as pessoas tem uma relação amistosa, se estão seguindo a missão e os valores da empresa, além de atentar-se para a delegação das tarefas, ou seja, se estão sendo concluídas com eficiência e no prazo correto. Tudo isso influencia no clima organizacional.

Os colaboradores podem apontar, em um questionário claro e simples, o que percebem de positivo e o que existe de negativo no ambiente de trabalho. A partir daí é possível identificar pontos recorrentes, que merecem mais atenção para que um bom clima organizacional seja promovido.

A ideia é extrair soluções para reparar o que há de negativo, a fim de que todos possam entrar em sintonia, sem que suas funções (e mesmo sua qualidade de vida) sejam afetadas.

Agora que você entende melhor o tema, fica mais fácil tomar medidas para que o clima organizacional seja o melhor possível e se mantenha assim, certo? Isso vai favorecer o crescimento da organização, especialmente quando se trata de uma clínica, onde é preciso lidar com o público e atender bem os pacientes.

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.