Com Clínica nas Nuvens para avaliar dados, Clínica-escola do Grupo Integrado atinge mais de 1.200 atendimentos em um mês
Com mais de 25 anos de tradição no ensino superior, o Centro Universitário Integrado vem se destacando tanto pela oferta de cursos de graduação e pós-graduação quanto pela qualidade das experiências práticas oferecidas nas suas clínicas-escola.
Desde 1997, a instituição oferece cursos de graduação, expandindo rapidamente sua atuação para mais de 50 cursos (presencial, EAD e semipresencial) e 70 cursos de pós-graduação, com foco em excelência acadêmica, inovação e impacto social.
Em 2025, um marco importante evidenciou esse crescimento: a instituição atingiu recordes de atendimento, ultrapassando 1.200 atendimentos mensais em algumas áreas, como fisioterapia, odontologia e nutrição.
Mas o caminho até esse resultado não foi simples. Segundo Edimar Dias, coordenador das clínicas-escola, a maneira como era feita a gestão dos atendimentos era baseada em estimativas.
“O Clínica nas Nuvens trouxe mais confiabilidade e certeza dos dados. Hoje, conseguimos enxergar com mais clareza informações importantes para a operação”
Confiabilidade dos dados e decisões mais estratégicas
Com a implementação do software para clínica-escola, Clínica nas Nuvens, a realidade mudou. Hoje, a coordenação conta com dados mais assertivos para analisar resultados, mensurar desempenho e avaliar o impacto dos atendimentos na formação dos alunos.
“Esses controles ajudam bastante a gente a ter mais ideia de números. Se a gente realmente está trazendo cases (atendimentos) que são significativos para os alunos. Se o volume que a gente está trazendo é suficiente. Ou se precisamos prospectar, criar novas formas de captação.”
Um exemplo claro do avanço foi o mês de abril, em que as clínicas do Centro Universitário alcançaram números expressivos:
- 129 atendimentos em nutrição
- 107 em estética
- 1.210 na unidade principal de fisioterapia
- 594 em odontologia

Indicadores de desempenho: clareza e estratégia em tempo real
Esses resultados só foram possíveis por conta da visão analítica de Edimar proporcionada pelos painéis de indicadores de desempenho do Clínica nas Nuvens. A funcionalidade oferece dados completos, métricas atualizadas em tempo real, para que gestores acompanhem desde o número de atendimentos por área, até a taxa de comparecimento dos pacientes e o aproveitamento da agenda.
De forma visual e intuitiva, os coordenadores conseguem comparar períodos, detectar gargalos e identificar oportunidades de melhoria. Para Edimar, essa clareza fez toda a diferença: “Agora nós temos dados muito mais assertivos”
Engajamento do paciente e aprendizado ampliado para os alunos
Além da gestão de agendamentos, o engajamento dos pacientes também passou por melhorias. A funcionalidade de envio automático de mensagens de confirmação, com lembretes 24 horas antes do atendimento, reduziu faltas e otimizou o aproveitamento das agendas.
“Se o paciente confirma, já aparece automaticamente para a gente. Se ele cancelou também. E aí podemos colocar outra pessoa no lugar.”
Outro diferencial foi a implementação de pesquisas de satisfação, que permitem que a equipe avalie a percepção do atendimento prestado, algo que antes não existia.
Mais aprendizado para os alunos, mais sustentabilidade para a clínica
A digitalização também permitiu abandonar o uso de papel e o armazenamento físico, liberando espaço e recursos.
“A gente saiu do papel. Gastávamos com estrutura física. Algumas salas não tinham nem mais espaço para arquivar. E a gente tem uma vertente eco muito forte aqui na instituição também. Estamos indo para essa linha sustentável. E os resultados são bem legais.”
Uma solução completa, da gestão ao pedagógico
Para Edimar, o grande diferencial do Clínica nas Nuvens está na visão completa da solução: além da parte administrativa, o sistema também apoia o componente pedagógico.
“Existem outros softwares numa linha mais para gestão, mas eu deixaria de fora o quesito pedagógico, e não é o intuito. O Clínica nas Nuvens veio quase como uma luz no fim do túnel. Para solucionar nossos problemas, confiabilidade de dados, centralização das informações.”
Se você, assim como o Centro Universitário Integrado deseja ter uma gestão com dados reais e estratégicos, sem perder o foco no pedagógico, procure o melhor sistema para clínicas escola, Clínica nas Nuvens. Fale com nossos especialistas!