Realizar um atendimento médico com qualidade, priorizando a saúde e o bem-estar do paciente, é a primeira coisa que uma clínica deve ter como objetivo. Só assim, é possível conquistar o público, aumentar o número de clientes e alcançar o sucesso desejado.
Porém, como realizar um bom atendimento, evitando erros e atingindo a excelência? Neste conteúdo, vamos falar um pouco sobre esse assunto. Continue a leitura e confira!
Como atender com qualidade em toda a jornada do paciente?
Engana-se quem pensa que um bom atendimento deve ser realizado apenas no momento em que o paciente está na sala do médico, durante a consulta. O bom relacionamento deve fazer parte de toda a jornada do paciente na clínica.
Começando pelo instante em que ele pesquisa na internet por clínicas que podem atendê-lo para realizar um tratamento específico. Nesse momento, é importante que sua empresa já se coloque à disposição, por meio das redes sociais e de um site bem desenvolvido.
Tendo em vista que muitos contatos se iniciam por meio desses canais, é essencial prestar um atendimento médico de qualidade desde esse instante. Assim, caso o possível cliente envie mensagem pelo Instagram, por exemplo, é essencial que haja alguém pronto para respondê-lo de forma imediata e da melhor maneira possível.
Isso também se aplica a canais como WhatsApp, telefone e e-mail. Até porque esse primeiro contato também é a primeira impressão que o cliente pode ter em relação a sua clínica. Ou seja, se o atendimento for ruim, dificilmente, ele terá interesse em manter contato ou contratar os serviços prestados.
Passando por essa primeira etapa, a qualidade do atendimento deve se manter, desde a primeira visita do paciente à clínica, passando pelo instante em que o médico está atendendo até o pós-tratamento. Todas essas fases devem ser acompanhadas de perto, garantindo boa comunicação entre paciente e empresa.
Caso você tenha dúvidas sobre como a jornada do paciente funciona em uma clínica, acesse o conteúdo Jornada do paciente: importância, etapas e como aperfeiçoá-la para saber mais sobre o assunto.
Como lidar com possíveis erros no atendimento
Normalmente, o dia a dia de uma clínica médica é agitado, com grande número de pacientes e alta demanda de trabalho. Nesse contexto, pode acontecer de alguns pacientes não receberem a atenção ideal. Por si só, isso já é um problema, mas a questão fica mais grave quando a clínica ignora essa situação e não busca por soluções de forma definitiva.
Vamos supor que, em determinado mês, a empresa possui um maior fluxo de pessoas do que em outros. Nesse momento, observa-se que os atendimentos sempre atrasam, e os pacientes demonstram insatisfação por meio de reclamações ou até de expressões de impaciência.
Em vez de ignorar a situação e justificá-la com a “desculpa” de que é só um mês atípico, é importante que a clínica encontre soluções para melhorar esse processo e garantir um atendimento ao paciente de qualidade, terceirizando profissionais, melhorando a organização da agenda ou criando uma lista de espera.
Enfim, é importante analisar o que está sendo mal executado e encontrar uma solução eficiente para o problema observado. Quanto antes a clínica agir, menos prejuízos serão gerados e haverá menos risco de perder pacientes por conta de um atendimento ruim.
Tenha em mente que problemas sempre surgirão. A diferença está na forma como a empresa lida com isso, o que gera um grande impacto na forma como o público vê a clínica.
Como a tecnologia pode auxiliar nesse processo
Garantir qualidade no atendimento integral ao paciente fica mais fácil com a utilização de ferramentas tecnológicas em todo o processo. Quando a clínica se digitaliza e inclui recursos modernos na rotina, é possível oferecer mais e melhor.
Oferecer recursos tecnológicos, que otimizem o trabalho e automatizem processos, não significa deixar de ofertar um atendimento humanizado ao paciente. Pelo contrário, é uma maneira de garantir ainda mais aproximação.
Com um software para clínica, por exemplo, é possível garantir mais agilidade na hora de realizar o agendamento do paciente, graças à agenda médica. Ao mesmo tempo, é possível manter os dados dos pacientes sempre acessíveis, garantindo que o médico esteja preparado durante o atendimento.
Além disso, um sistema para clínica oferece a funcionalidade de telemedicina, proporcionando mais conforto para os pacientes, que podem receber atendimento médico de onde estiverem, sem a necessidade de terem de se deslocar.
Enfim, a digitalização oferece muitos benefícios para as instituições de saúde, garantindo que os pacientes se sintam especiais durante todas as etapas do atendimento.
Se sua clínica ainda não está adequada ao mundo digital, aproveite para saber mais sobre a saúde digital e os benefícios que ela oferece para clínicas médicas, desde o atendimento ao paciente até a gestão. Acesse o conteúdo A utilização da saúde digital no Brasil.
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Quando se fala em tecnologia e importância de utilizar as ferramentas certas para melhorar o atendimento médico proporcionado aos pacientes, o Clínica nas Nuvens é a melhor opção. O software para clínicas oferece muitas facilidades para o dia a dia de todas as especialidades.
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