Como oferecer um atendimento humanizado na era digital 

Como oferecer um atendimento humanizado na era digital 

O atendimento humanizado na saúde é uma abordagem centrada no paciente, que busca promover um ambiente com mais respeito, carinho e cuidado nas interações entre profissionais de saúde e pacientes.  

Em plena era digital, o atendimento humanizado na saúde precisa ser conectado com as tecnologias atuais, de maneira aprimorar, ao invés de substituir, o contato humano e a empatia no cuidado ao paciente. 

Veja, nesse conteúdo, como você pode implantar um atendimento humanizado na saúde em sua clínica, integrando-o com as tecnologias digitais, a fim de proporcionar um atendimento dinâmico, prático e moderno, ao mesmo tempo em que é sensível, compreensivo e generoso. Acompanhe!    

O que é atendimento humanizado na saúde 

O atendimento humanizado na saúde procura ir além do aspecto puramente clínico, ou seja, é o oposto da “velha” visão técnica e focada apenas em um ponto específico, que é a dor ou problema que o paciente apresenta na consulta. 

O atendimento humanizado na saúde reconhece a importância de processos que vão muito além disso, sendo assim, é uma prática holística, que abrange o cuidado ao paciente de forma ampla, integrando a parte física, psicológica, emocional, cultural, bem como as relações sociais, pessoais e profissionais da pessoa.  

É um conceito que abrange o respeito à dignidade e a singularidade de cada indivíduo. Assim, essa prática amplifica a qualidade no atendimento ao paciente e também pode influenciar positivamente os resultados do tratamento, além de fortalecer a relação de confiança entre a clínica e o paciente. 

Práticas para ter um atendimento humanizado em tempos digitais  

Você pode ter um atendimento humanizado mesmo em ambientes em que a tecnologia digital é bastante utilizada.  A experiência positiva do paciente vai depender de como sua clínica conduz essa interação entre o tecnológico e o humano.  

Portanto, veja agora algumas estratégias para implementar o que podemos chamar de atendimento digital humanizado na sua clínica e ter muito mais sucesso no universo da saúde: 

Sua comunicação digital precisa ser empática 

Não é porque sua secretária ou o próprio médico não estarão falando com o paciente pessoalmente, que a comunicação precisa ser de difícil compreensão, formal demais, pouco clara e impessoal.  

Pelo contrário, é nesse momento que sua clínica precisa se esforçar ainda mais para humanização do atendimento ter sensibilidade e empatia ao escrever um e-mail, uma mensagem por WhatsApp, um SMS, uma resposta no Instagram ou Facebook, enfim, nas mais diversas plataformas digitais. 

Converse com seu paciente, tenha uma abordagem individualizada, clara e empática, demonstre sua preocupação com o que aflige a pessoa, pergunte como ela se sente e reconheça as necessidades específicas de cada pessoa mesmo diante da comunicação digital.  

Isso implica não apenas a transmissão de informações clínicas, mas também a adoção de uma linguagem acolhedora, evitando jargões médicos complexos, para que a compreensão por parte do paciente seja facilitada.  

Além disso, o próprio ato de oferecer canais de comunicação online, como um chatbot para WhatsApp, por exemplo, demonstra o compromisso de sua clínica com o bem-estar das pessoas, pois proporciona, ao paciente, a oportunidades de esclarecer dúvidas, agendar consultas, entre outras, de maneira rápida e mais conveniente. 

Atendimento humanizado via telemedicina  

A telemedicina representa uma evolução significativa no campo da saúde, sendo uma ótima alternativa para consultas e atendimentos à distância, proporcionando acessibilidade e conforto para médicos e pacientes.  

Mas mesmo estando à distância, é preciso colocar o paciente no centro da experiência médica, construindo um espaço virtual onde os pacientes se sintam ouvidos, compreendidos e apoiados em suas necessidades de saúde. 

Isso vai além da simples transmissão de informações médicas, envolve ter sensibilidade diante das expressões não-verbais dos pacientes e capacidade de interpretar as preocupações da pessoa.  

Dessa forma, a telemedicina não apenas supera barreiras geográficas, mas também incorpora os elementos essenciais do atendimento humanizado, promovendo uma experiência de cuidado e carinho muito eficiente. 

Implante a automatização com um toque mais humano 

Quando pensamos em automatização, já imaginamos robôs ou programas de computador sem nenhum tipo de sensibilidade e “carisma” para interagir com as pessoas. Porém, isso vem mudando bastante.  

Cada vez mais, os softwares e até mesmo máquinas cibernéticas tem absorvido habilidades e capacidades humanas para ajudar pessoas nas mais diversas áreas e especialidades. 

No ambiente das clínicas, por exemplo, é possível personalizar mensagens automáticas e lembretes de maneira a criar uma experiência única para cada paciente. 

Essas mensagens automatizadas, como as programadas em um chatbot para WhatsApp, respostas por e-mail ou notificações por SMS, podem ser adaptadas para refletir as preferências individuais, informações específicas do histórico médico ou até mesmo referências a interações anteriores. 

Assim, a personalização agrega valor à experiência do paciente, além de criar um ambiente virtual que é visto como atencioso e preocupado com as necessidades individuais. 

Cuide da segurança e confidencialidade digital 

O atendimento humanizado é aquele que se preocupa com as pessoas em todos os graus e níveis possíveis. Sendo assim, a preservação da confidencialidade e segurança dos dados do paciente, também pode se enquadrar como “atendimento humanizado”, pois representa um pilar fundamental na prestação de cuidados de saúde na era digital.  

E essa preocupação com a integridade e privacidade das informações, será vista com muito bons olhos pelos pacientes, pois eles irão perceber que a sua clínica está empenhada em entregar não apenas ótimos serviços online, mas medidas de segurança que irão resguardar o histórico médico, as conversas, os registros e demais documentos.   

Nesse cenário, a confiança do paciente é ampliada, pois ele poderá ficar tranquilo tendo a certeza de suas informações estão protegidas contra acessos não autorizados. 

Conte com um software para gestão da clínica 

Um software para clínicas, que tenha um rol de funcionalidades para fazer a gestão completa do seu negócio, pode ajudar muito a tornar o atendimento mais humanizado. 

Isso acontece devido ao fato de que os recursos como agenda médica online, prontuário eletrônico, controle financeiro, segurança dos dados e LGPD, business intelligence, e muitos outros, conseguem organizar e agilizar as rotinas da clínica, com qualidade e proteção, proporcionando aos profissionais mais tempo para se dedicarem aos pacientes.  

Dessa forma, você reduz o tempo do trabalho técnico e burocrático das secretárias e faz com elas possam empenhar mais recursos para cuidar das pessoas. O mesmo acontece com os médicos. 

Por isso, conte com o Clínica nas Nuvens para fazer a gestão da sua clínica e transforme seu ambiente de trabalho. Peça agora mesmo uma demonstração gratuita do sistema e surpreenda-se com todas as funcionalidades disponíveis. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se