Compartilhar Inscreva-se

4 áreas de atuação para montar sua clínica de nutrição

4 áreas de atuação para montar sua clínica de nutrição

Em um mercado cada vez mais concorrido e, muitas vezes, até saturado de profissionais, saber inovar e se destacar para conquistar o seu “lugar ao sol” é fundamental.

As barreiras de colocação atingem diversos setores e não é diferente com a área da saúde, principalmente com profissionais recém-formados, que não sabem ao certo onde atuar ao final da graduação. Entre os que enfrentam mais dificuldades nessa escolha, estão os nutricionistas.

Caracterizado como um ramo responsável pela promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação, o trabalho desses profissionais é amplo e abrange diversas atividades.

Escolher uma delas é uma tarefa que vai além de gosto pessoal, por isso, selecionamos algumas informações relevantes sobre 4 áreas de atuação para um nutricionista que pretende atuar em uma clínica ou montar sua própria clínica de nutrição. Confira!

Nutrição Clínica

O nutricionista da área clínica presta assistência dietética e promoção da saúde e atua tanto na Nutrição Hospitalar quanto na Nutrição Ambulatorial.

No primeiro caso, o serviço é destinado a pacientes hospitalizados, banco de leite humano, lactário, entre outros. Já no segundo, o atendimento é voltado para pacientes em consultórios, spas, asilos, clínicas de estética e domiciliar.

evite fraudes na clínica

A importância dessa área específica é gigantesca. Cuidar da alimentação das pessoas, de um modo geral, é uma das atividades mais relevantes do nosso tempo, principalmente por termos a obesidade como um problema de saúde que afeta o mundo todo.

A significância e responsabilidade dobra quando se trata de pessoas enfermas. Delimitar o que pode e o que não pode ser servido para quem está em uma situação de enfermidade, é ainda mais valioso. Quem se ocupa desta profissão e a faz com carinho e dedicação, sempre terá espaço no mercado de trabalho.

Alimentação coletiva

Outra área a ser explorada é a Alimentação Coletiva. Esse profissional atua diretamente no planejamento e controle da qualidade de refeições, capacitação de funcionários, gerenciamento de custos, desenvolvimento de manual de boas práticas, responsabilidade técnica e supervisão.

Os locais de trabalho vão desde restaurantes comerciais, cantinas escolares e indústrias, até cozinhas de navios, aviões, hospitais e instituições de longa permanência.

Esta amplitude de oportunidades na área da Nutrição, mostra como existe campo de trabalho e o tanto que esta profissão é importante. Quando se trata de Alimentação Coletiva, as ofertas de emprego ganham projeção exponencial, pois são muitas possibilidades de colocação.

Aos profissionais que pensam em atuar neste cenário, é válido salientar que é preciso muito estudo e empenho. A responsabilidade é enorme, visto que o número de pessoas impactadas pelo trabalho que deve ser executado, é vasta. No entanto, o reconhecimento pelo serviço bem feito também tem um alcance muito grande.

Nutrição esportiva

Pouco a pouco, a população vem se conscientizando sobre a importância de adotar um estilo de vida mais saudável. Entre as mudanças de hábitos necessárias para isso, a alimentação é uma delas. Por isso, o profissional de Nutrição Esportiva tem um amplo mercado para ser explorado.

No entanto, o trabalho pode ir muito além de consultórios e academias. Essa área da Nutrição pode levar o profissional a atender atletas de alto nível ou equipes de diversas modalidades esportivas. Entre as funções está a criação de cardápios, visando melhor rendimento esportivo com adequação das necessidades individuais.

A competitividade no ambiente esportivo é imensa, tão colossal quanto a importância da alimentação para que os profissionais dos campos, quadras, pistas, piscinas, mares, etc., possam desempenhar o melhor dia após dia.

O rendimento esportivo está diretamente ligado ao que se come. Só como exemplo, imaginemos um atleta que joga futebol e está acima do peso. Ele não está apenas prejudicando a si, mas toda a sua equipe e, por conseguinte, todos aqueles que também dependem dos bons desempenhos do time.

Boa nutrição é, acima de tudo, saúde, mas também é negócio. Envolve muita coisa. Por isso, faz-se tão eminente a atividade do(a) Nutricionista no ambiente esportivo.

agenda médica online

Gastronomia

Para os profissionais que desejam ir além, a Gastronomia também pode ser uma importante aliada no sucesso da sua carreira, já que Gastronomia e Nutrição andam lado a lado.

O profissional pode atuar tanto no controle da qualidade da cozinha, cuidando das condições de higiene de restaurantes e na criação de cardápios, como na elaboração de novas receitas, buscando a produção de alimentos funcionais ou específicos para diferentes situações alimentares.

De fato, a relação entre essas áreas amplia a qualidade e traz maior credibilidade para os estabelecimentos que servem alimentos. Com toda certeza, sabendo que determinado restaurante conta, não apenas com um especialista em Gastronomia, mas também com Nutricionista, os clientes tendem a dar maior respaldo e relevância ao local.

Para o(a) profissional de Nutrição, fica mais uma opção para atuar nesta que é uma das mais valiosas áreas do saber em nossa era. O velho ditado que diz que somos o que comemos, nunca foi tão considerável, dadas as condições atuais de alimentação, com uma verdadeira epidemia de fast foods e baixa ingestão de vitaminas e minerais.

Gostou do nosso conteúdo? Então, você também pode gostar de: Meu primeiro consultório: como iniciar na carreira profissional.

Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre atualizando com materiais relevantes para a área da saúde. E também estamos nas redes sociais, siga-nos!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.