Acreditação ONA: o que é e sua importância para clínicas

Acreditação ONA: o que é e sua importância para clínicas

No Brasil, existem alguns padrões de destaque quando se trata da avaliação na qualificação das instituições de saúde, públicas e privadas. Um dos padrões mais importantes é a Acreditação ONA.

Neste conteúdo, vamos trazer algumas informações importantes como: Acreditação ONA, o que é, como e porque o certificado é importante para a sua clínica, quais os seus níveis de qualificação, além de outras questões. Fique por dentro! 

O que é acreditação ONA

A ONA Acreditação ou Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) é um processo voluntário de avaliação e certificação de serviços de saúde que atua no Brasil.

Sem fins lucrativos, tem como missão promover a qualidade e segurança dos serviços de saúde por meio de processos de avaliação e certificação, com base em padrões nacionais e internacionais de excelência.

A Acreditação ONA está dividida em três níveis: ONA 1, ONA 2 e ONA 3, sendo que cada nível representa um grau crescente de excelência na gestão e prestação de serviços de saúde. A certificação é baseada em critérios que abrangem aspectos como a segurança do paciente, a gestão, assistência e a melhoria dos processos.

A avaliação da Acreditação ONA é realizada por avaliadores treinados e capacitados, que visitam as instituições de saúde para analisar o cumprimento dos critérios. A certificação tem validade de até três anos e deve ser renovada após esse período.

Além disso, a ONA é reconhecida internacionalmente e tem sido adotada por um número crescente de instituições de saúde em todo o país, incluindo hospitais, clínicas, laboratórios e serviços de apoio à saúde.

Como funcionam os 3 níveis da acreditação ONA

Como já foi explicitado, existem 3 tipos de acreditação, ou seja, a ONA é dividida em 3 níveis, com cada um desses níveis representando uma escala crescente de excelência na administração da clínica e na qualidade dos serviços prestados. Veja, a seguir, como funciona cada nível.

ONA 1 – Acreditado 

Acreditação ONA nível 1 (com certificado válido por 2 anos), representa o grau inicial de excelência na gestão e prestação de serviços de saúde. Para obter a certificação, a clínica deve cumprir critérios como:

  • Ter um plano de gestão com objetivos claros e metas mensuráveis;
  • Dispor de uma infraestrutura adequada, incluindo salas de atendimento, banheiros e áreas de circulação limpas e bem iluminadas;
  • Ter políticas e procedimentos claros para a seleção, contratação e treinamento de funcionários;
  • Garantir a segurança dos pacientes, por meio de práticas como a identificação correta dos pacientes e a prevenção de quedas e internações hospitalares.

O nível ONA 1 é o ponto de partida para a melhora contínua da qualidade e segurança dos serviços de saúde e a certificação neste nível é geralmente alcançada por instituições que estão começando a implementar um sistema de gestão da qualidade.

ONA 2 – Acreditado com excelência em gestão

O nível ONA 2 representa um grau intermediário de excelência na gestão e prestação de serviços de saúde e é concedido a instituições que alcançam um nível mais avançado de maturidade em sua gestão da qualidade. 

Para obter a certificação ONA 2 (com certificado válido por 2 anos), uma instituição de saúde deve cumprir todos os critérios do nível ONA 1, além de outros critérios relacionados à gestão da instituição, tais como:

  • Implementar um programa de gestão de riscos, que identifica, avalia e gerencia os riscos associados aos processos de assistência à saúde;
  • Realizar ações de melhoria contínua, que envolvem a análise sistemática dos processos de atendimento e definição de ações para aprimorá-los;
  • Fornecer informações claras e precisas sobre a instituição, como sua missão, visão e valores, e a forma como os serviços são prestados;
  • Garantir a segurança dos pacientes por meio de práticas como o gerenciamento adequado dos medicamentos e a prevenção de eventos adversos.

A certificação ONA 2 é geralmente concedida para instituições que já possuem uma cultura de melhoria contínua estabelecida e que buscam aprimorar seus processos de gestão e assistência à saúde.

ONA 3 – Acreditação com excelência em gestão e assistência

Acreditação ONA nível 3 (com certificado válido por 3 anos), é o nível mais alto e representa um grau avançado de excelência na gestão e prestação de serviços de saúde. 

Para obter a certificação ONA 3, uma instituição de saúde deve cumprir todos os critérios dos níveis ONA 1 e ONA 2, além de outros critérios relacionados à assistência à saúde, tais como implementar um programa de cuidados centrados no paciente, que envolva uma participação ativa.

sistema de gestão clínica

Porque é importante que a clínica tenha a certificação ONA?

A certificação de Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma forma de avaliação que garante que uma clínica atenda a determinados padrões de qualidade, segurança e eficiência. Nesse sentido, o certificação pode trazer diversos benefícios como:

Melhora na qualidade dos serviços prestados

A certificação ONA exige que a clínica atenda a um conjunto de critérios de qualidade e segurança, o que ajuda a garantir que os serviços prestados sejam de alta qualidade.

Redução de riscos

Ao seguir as diretrizes protegidas pela ONA, a clínica pode identificar e reduzir os riscos associados ao atendimento de pacientes, melhorando a segurança dos mesmos.

Aumento da eficiência

A certificação ONA pode ajudar a otimizar os processos internos da clínica, gerando maior eficiência e produtividade.

Melhora na acreditação

A certificação ONA é um sinal de comprometimento com a qualidade e segurança dos serviços prestados, o que pode aumentar a confiança dos pacientes e profissionais de saúde na clínica.

Acesso a mais oportunidades

A certificação ONA é uma exigência para a participação em diversos programas governamentais e convênios com operadoras de planos de saúde, o que pode aumentar as oportunidades de negócio para a clínica.

E quais os critérios mais relevantes para conseguir o certificado?

Os critérios avaliados na certificação ONA são divididos em 3 níveis, conforme explicado, e podem incluir itens da estrutura física da clínica, recursos humanos, processos de gestão, assistência à saúde, etc. 

Veja abaixo alguns pontos importantes que devem ser levados em conta para que sua clínica tenha em mãos uma certificação ONA.

Estrutura física

  • Condições de limpeza, conservação e manutenção das instalações;
  • Condições de segurança e conforto dos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde;
  • Acessibilidade para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Recursos humanos

  • Políticas e procedimentos claros para a seleção, contratação e treinamento de funcionários;
  • Definição de atribuições e responsabilidades dos profissionais de saúde;
  • Disponibilidade de profissionais satisfeitos para atender às demandas da instituição.

Processos de gestão

  • Implantação de um programa de gestão da qualidade, que inclui definição de objetivos, metas e indicadores de desempenho;
  • Identificação, análise e gerenciamento dos riscos associados aos processos de assistência à saúde;
  • Implantação de ações de melhoria contínua, com base em análises sistemáticas dos processos de atendimento à saúde.

Assistência à saúde

  • Implantação de um programa de cuidados centrados no paciente, que envolva a participação ativa do paciente no processo de cuidado;
  • Utilização de protocolos clínicos com base em evidências científicas;
  • Monitoramento e controle do uso de medicamentos e dispositivos médicos.

Segurança do paciente

  • Identificação correta do paciente em todos os processos de assistência à saúde;
  • Prevenção de quedas e lesões em pacientes;
  • Prevenção de complicações hospitalares e outras complicações associadas ao cuidado de saúde.

Esses são apenas alguns dos principais critérios avaliados durante a auditoria de certificação ONA. 

Cada um dos níveis de certificação possui um conjunto específico de critérios, que são definidos pela ONA e atualizados periodicamente, com base em novas evidências científicas e nas melhores práticas de gestão e assistência à saúde.

Software para clínicas

Uma boa gestão faz toda a diferença

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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