O processo de acreditação caracteriza-se por um procedimento de certificação de qualidade de uma instituição, sendo ela somente da área da saúde ou operadoras e planos. Esse procedimento é realizado através da iniciativa da própria instituição no Brasil, mas em alguns países é obrigatório! As informações obtidas através da coleta são de caráter sigiloso.
A acreditação traz grandes melhorias na qualidade de vários âmbitos da instituição e qualifica os seus serviços, dentre eles:
- Assistência de qualidade;
- Segurança;
- Eficiência;
- Gerenciamento.
Este processo é um programa de educação permanente, assim como é uma ferramenta de gestão fornecendo recomendações, logística dos materiais – ajudando na diminuição do desperdício – e influenciando as estratégias em todas as áreas da instituição. Para a implantação da Acreditação é preciso que se organize um processo didático permanentemente com todos os funcionários, sem exceções, para que todas as metas, os objetivos e os princípios morais e éticos a serem alcançados e seguidos pela instituição fiquem muito claros.
O gerenciamento de todos os dados da instituição durante a Acreditação é extremamente necessário: tabelamento de informações e documentação de dados gerados no processo devem ser transcritos de forma clara e eficiente para que o processo de análise após a Acreditação seja o mais acertado possível.
Dos modelos de Acreditação
Os modelos avaliam a instituição como um todo, comprovando a qualidade das estruturas, dos serviços e da equipe da instituição de saúde visitada. Os principais existentes são:
- Accreditation Canada
- HIMSS – Healthcare Information and Management Systems Society
- Joint Commission International
- NIAHO – Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde
- ONA (Organização Nacional de Acreditação)
Certificação vs Acreditação
A Certificação possui requisitos e critérios de generalização para várias áreas, aplicados a qualquer tipo de organização.
A Acreditação é destinada unicamente à área da saúde e, além de conter os processos de Certificação, ela também acrescenta uma avaliação global dos recursos institucionais a fim de assegurar padrões de serviço e segurança aos pacientes.
Qualidade em primeiro lugar
O processo de Acreditação vai muito além da obtenção de um certificado, ele é um dos caminhos para checar a qualidade da instituição de saúde e uma forma de aprimorar os serviços ali oferecidos, como também a boa qualidade do trabalho para os funcionários e a sociedade em geral.
Com o treino correto da equipe e a manutenção da área, o processo só agrega aos resultados e garante a segurança aos pacientes. Acreditar é educar a instituição para as boas práticas da área da saúde.