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7 dicas de como melhorar a relação com seus pacientes

7 dicas de como melhorar a relação com seus pacientes

A relação médico-paciente tem ficado cada vez mais impessoal, fazendo com que muitos tratamentos iniciados com um profissional simplesmente não tenham continuidade.

As pessoas querem soluções imediatistas, não têm paciência para dar continuidade em tratamentos que, muitas vezes, podem levar meses e até anos. Aí começam as desistências, interrupções, consultas sendo desmarcadas, etc. Claro que as razões podem ser variadas, como a questão financeira, mas, muitas vezes não é só isso, é por desgaste com o médico, quebra da confiança e outros possíveis fatores.

Por isso, independente da sua especialidade como médico ou do tamanho do seu consultório, confira aqui 7 dicas de como, dia após dia de trabalho, melhorar a relação com seus pacientes.

1 – Respeito e carinho, acima de tudo

Ser tratado com respeito, dedicação e carinho é algo que todo mundo gosta, ainda mais quando se está passando por um problema de saúde. Ser bem tratado durante a consulta ou exame médico é uma situação que aumenta muito a boa imagem da clínica ou consultório perante os olhos e julgamento do público.

Por isso, é importante, na sua clínica, prezar pelo respeito e tratar bem as pessoas, acima de tudo. E isso deve ser um requisito básico para todos os profissionais, médicos, enfermeiros e atendentes.

Dessa forma, cria-se um ambiente muito mais harmonioso para trabalhar e para receber as pessoas, o que, com certeza, contará pontos no relacionamento com o público, ampliando a margem de fidelização e atraindo novos pacientes para seu negócio.

2 – Humanização é essencial

Nos dias atuais, a tecnologia está cada vez mais presente em todos os campos de trabalho e isso não é diferente nas clínicas, hospitais e consultórios. Porém, mesmo com todas as vantagens (e elas são muitas) de contar com a tecnologia para ajudar no dia a dia da clínica, ainda assim, precisamos lembrar que estamos lidando com seres humanos.

Por isso, o relacionamento entre médicos e pacientes deve ser consolidado pela humanização. O início de todo e qualquer tratamento deve ser baseado em atendimento de qualidade e esclarecimento completo das dúvidas dos pacientes.

Isso só é possível se toda a equipe do consultório ou da clínica souber criar um bom relacionamento interpessoal, sempre ouvindo com atenção o que os pacientes têm a dizer, colocando-se no lugar do outro e compreendendo que os pacientes são seres humanos, providos de emoções e sentimentos.

Só assim é possível tornar cada atendimento uma experiência positiva para o paciente.

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3 – Ouça primeiro e fale depois

Não são poucos os médicos que mal ouvem o que as pessoas têm a dizer. Outros desdenham das dores físicas e psicológicas dos pacientes. Estas são as maiores reclamações: a falta de empatia e a negligência para com os incômodos sentidos. Somente ouvindo o paciente com atenção, suas queixas e sofrimentos, é que se faz possível elaborar um bom diagnóstico.

Ouça com atenção tudo o que o paciente tem a dizer, o que ele está sentindo, como ele queria se sentir e responda todas as dúvidas.

Hoje, com toda a tecnologia que a medicina tem ao nosso dispor, é possível agilizar o processo de prescrição (o que poupa um bom tempo do médico) e dar aquela atenção capaz de melhorar a relação com seus pacientes.

4 – Seja claro e objetivo

Por mais difícil que seja dar um diagnóstico, a clareza e a objetividade são necessárias e muito apreciadas pelos pacientes.

É preciso ser direto, não rude nem estúpido, mas, tratar com respeito e bom senso, dizer o que precisa ser dito sem rodeios nem uso de termos técnicos. As pessoas estão gastando, se deslocando, por vezes, centenas de quilômetros em busca de ajuda. Elas querem respostas!

Ao ser claro e objetivo, o paciente poderá compreender melhor o tipo de situação pela qual está passando e quais são as opções de tratamento para seu caso.

5 – Fortaleça a confiança com o paciente

Relacionamento entre médicos e pacientes pode ir muito além daquele mantido no consultório. Muitas vezes ambos tornam-se amigos. É assim que uma pessoa acaba tendo, por toda a vida, o seu médico “particular”. Isso acontece pela consideração que o profissional tem com a pessoa, pelo bom atendimento, pelo cuidado e tudo o que já foi mencionado.

Por isso, mostre aos seus pacientes que você vai fazer o possível para ajudá-los e que eles são importantes para você.

Pequenos gestos como um cartão de aniversário, de Natal ou o envio de uma mensagem perguntando como o paciente está se sentindo, são formas simples de melhorar a relação com seus pacientes.

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6 – Atenção com a marcação de consultas

O primeiro contato que o paciente tem com o seu consultório ou clínica é na hora de marcar uma consulta ou exame e, por isso, é importantíssimo que esse primeiro momento ocorra com tranquilidade para ele ou ela, que a consulta seja marcada sem contratempos e o atendimento seja de qualidade.

Sua equipe deve ser capaz de oferecer um serviço objetivo, ágil e sem conversas paralelas enquanto atende o cliente.

Lembre-se de que ninguém vai ao médico por prazer, mas porque está passando por algum problema, por isso, contar com uma equipe que preze pela empatia desde o primeiro instante é fundamental.

7 – Sem atrasos

Esta dica é simples e não há muito o que explanar, pois não há nada mais incômodo do que marcar um compromisso e ter de ficar esperando. Ninguém gosta. Principalmente quem está esperando para diminuir uma dor, se irrita e sofre muito mais pelo tempo passado na sala de espera.

Por isso, evite atrasos e, se acontecer, que não seja frequente. Procure explicar ao paciente o ocorrido e peça suas sinceras desculpas.

Uma dica legal é você utilizar o software de gestão de clínicas e consultório Clínica nas Nuvens. Com ele, muitos desses problemas relatados podem ser minimizados ou erradicados do seu dia a dia. Você pode pedir uma demonstração gratuita, se quiser. E pode ter certeza de que vai valer a pena!

Então, que tal começar a colocar essas dicas em prática para conquistar cada vez mais os seus clientes? E no seu consultório, quais práticas são adotadas para melhorar o relacionamento com o paciente? Comente!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.