7 dicas de como melhorar a relação com os pacientes

7 dicas de como melhorar a relação com os pacientes

A relação médico-paciente tem ficado cada vez mais impessoal, fazendo com que muitos tratamentos iniciados com um profissional simplesmente não tenham continuidade. As pessoas querem soluções imediatistas, não têm paciência para dar continuidade em tratamentos que, muitas vezes, podem levar meses e até anos. Aí começam as desistências, interrupções, consultas sendo desmarcadas, etc.

Claro que as razões podem ser variadas, como a questão financeira, mas, muitas vezes não é só isso, é por desgaste com o médico, quebra da confiança e outros possíveis fatores. Por isso, independente da sua especialidade como médico ou do tamanho do seu consultório, confira aqui 7 dicas de como, dia após dia de trabalho, melhorar a relação médico-paciente.

1 – Respeito e carinho, acima de tudo

Ser tratado com respeito, dedicação e carinho é algo que todo mundo gosta, ainda mais quando se está passando por um problema de saúde. Ser bem tratado durante a consulta ou exame médico é uma situação que melhora muito a imagem da clínica ou consultório perante os olhos e o julgamento do público.

Por isso, é importante que, na sua clínica, todos prezem pelo respeito e tratem bem as pessoas. Isso deve ser um requisito básico para todos, sejam médicos, enfermeiros e ou atendentes. Dessa forma, não apenas a relação médico-paciente precisa ser de carinho e respeito, mas a interação de todos os profissionais como paciente. 

Afinal de contas, ao melhorar a relação com os pacientes, cria-se um ambiente muito mais harmonioso para trabalhar e para receber as pessoas, o que, com certeza, contará pontos no relacionamento com o público, ampliando a margem de fidelização e atraindo novos pacientes para seu negócio.

2 – Humanização é essencial

Nos dias atuais, a tecnologia está cada vez mais presente em todos os campos de trabalho, e isso não é diferente nas clínicas, hospitais e consultórios. Porém, mesmo com todas as vantagens (e elas são muitas) de contar com a tecnologia para ajudar no dia a dia da clínica, ainda assim, precisamos lembrar que estamos lidando com seres humanos.

Por isso, a relação médico-paciente deve ser consolidada pela humanização. O início de todo e qualquer tratamento deve ser baseado em atendimento de qualidade e esclarecimento completo das dúvidas dos pacientes.

Isso só acontece se toda a equipe da clínica souber criar um bom relacionamento interpessoal, sempre ouvindo com atenção, colocando-se no lugar do outro e valorizando as emoções e sentimentos das pessoas. É preciso trabalhar a relação médico paciente para uma humanização da prática médica, pois só assim é possível tornar cada atendimento uma experiência positiva.

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3 – Ouça primeiro e fale depois

Não são poucos os médicos que mal ouvem o que as pessoas têm a dizer. Muitos outros também desdenham das dores físicas e psicológicas dos pacientes. Estas são as maiores reclamações: a falta de empatia e a negligência para com os incômodos sentidos. Somente ouvindo o paciente com atenção, suas queixas e sofrimentos, é que um diagnóstico correto pode ser elaborado.

Para ter uma boa relação médico-paciente, ouça com atenção tudo o que a pessoa tem a dizer, o que está sentindo, e responda todas as dúvidas. Hoje, com toda a tecnologia que a medicina tem ao nosso dispor, é possível agilizar o processo de prescrição (o que poupa um bom tempo do médico) e dar aquela atenção capaz de melhorar a relação com os pacientes.

4 – Seja claro e objetivo

Por mais difícil que seja dar um diagnóstico, a clareza e a objetividade são necessárias e muito apreciadas pelos pacientes. Na interação entre médico e paciente, é preciso ser direto, não rude nem estúpido, mas, com respeito, dizer o que precisa ser dito, sem rodeios nem uso de termos técnicos. Afinal de contas, as pessoas estão gastando, se deslocando em busca de ajuda. Elas querem respostas!

Ao ser claro e objetivo, o paciente poderá compreender melhor o tipo de situação pela qual está passando e quais são as opções de tratamento para seu caso. Por fim, pode ter certeza que esta retidão irá melhorar consideravelmente a relação médico e paciente na sua clínica.

5 – Fortaleça a confiança com o paciente

Uma boa relação com os paciente pode ir muito além do que acontece na clínica ou consultório. Muitas vezes, esta interação transforma-se em amizade. É assim que uma pessoa acaba tendo, por toda a vida, o médico “da família” ou o profissional preferido, a quem sempre recorre quando precisa de ajuda.

Isso acontece pela consideração que a pessoa tem com o profissional, pelo bom atendimento, pelo cuidado e tudo o que já foi mencionado. Por isso, mostre aos seus pacientes que você vai fazer o possível para ajudá-los e que eles são importantes para você.

Pequenos gestos como um cartão ou uma mensagem de WhatsApp de aniversário ou de Natal, e até mesmo uma mensagem perguntando como o paciente está se sentindo, são formas simples de aumentar a fidelização e trazer melhores resultados na relação com seus pacientes.

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6 – Atenção com a marcação de consultas

O primeiro contato que o paciente tem com o seu consultório ou clínica é na hora de marcar uma consulta ou exame e, por isso, é importantíssimo que esse primeiro momento ocorra com tranquilidade. Assim, a consulta será marcada sem contratempos e o atendimento ocorrerá com tranquilidade, afinal de contas, sua equipe deve ser capaz de oferecer um serviço objetivo, ágil e eficiente.

Lembre-se de que ninguém vai ao médico por prazer, mas porque está passando por algum problema, por isso, para ter uma boa relação com os pacientes, conte com uma equipe que preze pela empatia desde o primeiro instante. Isso é fundamental!

7 – Sem atrasos

Esta dica é simples e não há muito o que explanar, pois não há nada mais incômodo do que marcar um compromisso e ter de ficar esperando. Ninguém gosta disso, mas principalmente quem está esperando para diminuir uma dor, pois o atraso irrita e a pessoa sofre muito mais com o tempo passado na sala de espera.

Por isso, evite ao máximo os atrasos. Seja pontual e cobre pontualidade de todos os profissionais. Porém, se por acaso ocorrer algum atraso, que não seja frequente e, como forma de demonstrar seu respeito, procure explicar ao paciente o ocorrido e peça suas sinceras desculpas. 

Conte com a tecnologia para ajudar sua clíncia

Uma dica legal é você utilizar o software de gestão de clínicas e consultório Clínica nas Nuvens. Com ele, muitos desses problemas relatados podem ser minimizados ou erradicados do seu dia a dia. Além disso, você pode pedir uma demonstração gratuita, se quiser. 

Então, que tal começar a colocar essas dicas em prática para conquistar cada vez mais os seus clientes? E no seu consultório, quais práticas são adotadas para melhorar o relacionamento com o paciente? Comente!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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