Dicas definitivas de como lidar com pacientes inadimplentes 

Dicas definitivas de como lidar com pacientes inadimplentes 

Um paciente inadimplente é aquele que tem pendências financeiras com uma clínica, hospital ou prestador de serviços de saúde. Em termos simples, é alguém que não cumpriu com suas obrigações de pagamento de consultas, exames e procedimentos médicos. 

De acordo com o Serasa Experian, 70,1 milhões de brasileiros ficaram inadimplentes até 2023. Infelizmente este é um quadro bastante comum em empresas de diferentes segmentos e na saúde não seria diferente. 

Por outro lado, as clínicas de todo o país, além de enfrentarem o desafio da inadimplência, ainda precisam lidar com a organização da gestão financeira. No nosso artigo de hoje temos dicas fundamentais para lidar com devedores e preservar a estabilidade econômica de sua clínica. Boa leitura! 

1. Estabeleça políticas de pagamento claras 

É fundamental que todo negócio, seja de produtos ou serviços tenha políticas claras de pagamento. É importante que tudo que envolva a parte financeira nas transações entre empresa e cliente, no caso paciente, seja de conhecimento comum. 

As políticas aumentam as chances de que o pagamento seja realizado, ajuda sua clínica a ter um maior controle de inadimplentes e ainda melhora a relação com os pacientes ao estabelecer uma relação de confiança. 

Para isso, é importante que todos os critérios escolhidos sejam transmitidos de forma transparente e acessível. Ao realizar um orçamento de tratamento, por exemplo, envie via e-mail ou WhatsApp, dessa forma é menos provável que se perca e todas as formas para pagamento estará acessível. 

Além disso, ofereça diferentes opções de pagamento para que o paciente veja qual é a mais viável para o momento. Assim, além de ajudar garantir a contratação dos serviços ainda assegura que o pagamento tenha mais chances de ser efetuado. 

fluxo de caixa para clínica

2. Otimize a comunicação 

Mantenha uma comunicação aberta e eficiente com os pacientes. Comunicação é uma via de mão dupla, para ser efetivo garanta que os meios de contato do paciente estejam corretos. Cheque telefone e e-mail para não haver desencontros na comunicação. 

Os meios de contato da clínica seguem o mesmo parâmetro. Veja se os números, e-mail e até mesmo sites e redes sociais estão anunciadas da forma correta. Permita que seu paciente consiga se comunicar com a sua clínica sem maiores complicações. 

Mas lembre-se: É mais fácil direcionar tramitações financeiras para um canal específico para centralizar as informações. É fundamental que neste canal, todos os colaboradores envolvidos com meios de pagamento e tramitações financeiras tenham conhecimento claro e informações uniformes sobro as políticas. 

Por fim, utilize a tecnologia para enviar lembretes de pagamento antes e após o vencimento. Softwares para clínicas como o Clínica nas Nuvens centralizam informações de pacientes, incluindo transações financeiras e ainda permite que você envie essas mensagens. 

3. Identifique dívidas com antecedência 

Conforme falamos anteriormente, um software para clínica, centraliza informações dos pacientes. No Clínica nas Nuvens, por exemplo, após todo o preenchimento do perfil do paciente, você consegue acrescentar o valor que precisa ser cobrado, a periodicidade e as datas de vencimento das faturas. 

Dessa maneira, fica mais simples acompanhar os pagamentos para agir proativamente, entrando em contato com os pacientes antes que a situação se agrave. 

4. Esteja aberto a negociações 

Após todos estes cuidados prévios, fica a questão: o que fazer quando o paciente não paga? É importante considerar que muitas vezes, os pacientes estão dispostos a estabelecer acordos de pagamento. Uma postura negativa por parte da clínica pode complicar tanto o pagamento quando a relação com este paciente. 

Sua clínica tem todo o direito de receber pelos serviços prestados, mas lidar com a inadimplência da melhor maneira possível pode fortalecer a relação com o paciente e gerar credibilidade. Muitas vezes uma conversa pode ajudar a chegar num denominador comum sem maiores problemas. 

A cobrança amigável é uma maneira de manter uma relação positiva, pois caso consigam chegar a um acordo, é possível sustentar uma relação mais duradoura e benéfica para ambas as partes. 

Como cobrar um paciente inadimplente? 

Na prática, dá para considerar todas essas dicas para realizar a cobrança. Lembrando sempre de utilizar uma abordagem cuidadosa para manter a relação profissional e respeitosa. Você deve: 

  • Fornecer detalhes claros; 
  • Oferecer as opções de pagamento; 
  • Estabelecer um prazo de resposta; 
  • Formalizar qualquer interação por e-mail ou mensagem; 
  • Se ainda assim não surtir efeito, considere recorrer a serviços de cobrança profissionais. 

Para ficar mais claro, trouxemos um exemplo de como cobrar um paciente por mensagem: 

“[Nome do Paciente], 

Como vai? Estamos entrando em contato para lembrar sobre a pendência financeira referente ao serviço [descrição do serviço]. O valor de [valor] deveria ter sido pago até [data de vencimento]. Entendemos que podem surgir imprevistos, por isso, estamos à disposição para discutir opções de pagamento que se adequem às suas circunstâncias. Se precisar de mais informações ou quiser discutir alternativas, por favor, entre em contato conosco pelo [número de telefone] ou [e-mail]. 

Agradecemos a sua atenção e colaboração. 

Atenciosamente, [Nome da Clínica ou Profissional]” 

Em uma mensagem curta, você deve informar tudo o que for necessário para que o pagamento seja feito da melhor maneira possível. 

Organizando a gestão de inadimplentes 

Infelizmente as clínicas ainda não podem fazer com que absolutamente todos os pacientes cumpram com suas responsabilidades financeiras, mas um grande diferencial que ajuda a organizar a gestão dos inadimplentes é um sistema de cobrança eficiente é software para clínicas que ela utiliza. 

Quando falamos de gestão de inadimplentes a palavra de ordem é organização! Com o Clínica nas Nuvens tudo começa com o acompanhamento em tempo real das contas a receber, facilitando a identificação de pacientes inadimplentes. A partir daí fica mais simples criar ações rápidas para tentar resolver as pendências.  

Além disso, todo o histórico detalhado das transações financeiras de cada paciente fica armazenado, assim a gestão pode identificar padrões de pagamento e formular de estratégias específicas para cada caso. 

O Clínica nas Nuvens conta também com funcionalidades para: 

  • Enviar lembretes automáticos; 
  • Emissão de relatórios financeiros; 
  • Sistema de pagamentos e cobrança de mensalidade.  

Entre outras funções que vai mudar a gestão da sua clínica! 

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Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
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