Um dos maiores desafios das instituições de saúde atualmente é gerir o crescimento da demanda por serviços médicos sem que isso impacte tanto no orçamento da clínica, de maneira a melhorar os padrões de qualidade e de acesso aos serviços por parte do público.
Levando em conta que muitas clínicas competem diretamente entre si em várias áreas, um mau gerenciamento do fluxo de pacientes pode colocar sua clínica em desvantagem competitiva, pois pacientes insatisfeitos tendem a buscar outros profissionais.
Por outro lado, a superlotação e o aumento no fluxo de pacientes cadastrados em sua clínica, pede que sejam adotadas medidas de gerenciamento dos clientes e de suas necessidades, melhorando assim a produtividade e os serviços da clínica, e gerando satisfação nos pacientes atendidos, trazendo maior taxa de fidelização.
Por isso, no post de hoje vamos listar 3 dicas para gerenciar o fluxo de pacientes em sua clínica, de maneira mais assertiva e eficaz. Confira!
1. Otimize o tempo ao máximo e cuide das pessoas
O tempo que o paciente passa dentro de sua clínica deve ser reduzido ao máximo. Isso não quer dizer que a consulta deva ser apressada e impessoal, muito pelo contrário, pois isso representa uma queda na qualidade do serviço prestado.
O atendimento deve ser otimizado, desde o momento da triagem até a liberação do paciente, de maneira que ele perca pouco tempo em processos burocráticos na sala de espera. Treinamento de pessoal, adoção de prontuários eletrônicos e agendas online, podem diminuir muito o tempo do paciente durante seu tratamento.
É bom reforçar que, otimizar o tempo do paciente, passa exclusivamente pela otimização do tempo dos profissionais na clínica, seus processos e outras atividades. Faça com que seu ambiente de trabalho seja dinâmico, ágil e eficiente.
Ninguém gosta de ficar esperando, ainda mais alguém que está doente ou precisando de ajuda para tratar algum problema. Atrasos em clínicas e consultórios médicos, infelizmente acontecem com frequência e isso tem potencial para manchar a imagem do estabelecimento de forma muito significativa.
Além dos atrasos, outra questão que deve ser explicitada é quanto ao tratamento prestado aos pacientes. As pessoas querem se sentir especiais e, quando chegam na clínica ou consultório, merecem todo o carinho e cuidado, pois estão, geralmente, mais sensíveis, devido, muitas vezes, ao fato de estarem enfrentando uma doença.
Trate os paciente com todo amor e carinho do mundo, que os resultados vão melhorar, pois quando uma pessoa é bem atendida em determinado lugar, ela geralmente passa isso adiante, contando para os amigos, familiares, conhecidos e quem mais cruzar seu caminho.
2. Reduza as falhas nos processos de atendimento
Em qualquer área profissional, o atendimento ao público é um requisito primordial para o sucesso do ambiente. O primeiro contato do público com sua clínica médica faz toda a diferença e pode ser um ponto chave para o trabalho de conquista e fidelização do paciente.
Falhas humanas no atendimento, como negligências, atrasos, erros na marcação de consultas, datas e horários, e outros pontos negativos, além de serem muito prejudiciais para a clínica, são ainda mais prejudiciais para os pacientes, pois geram um clima de insegurança, desgosto e proporcionam uma má impressão imediata.
Treine seus colaboradores para que tenham algumas atitudes como: dar atenção total ao paciente, sempre; manter o bom humor; cuidar de forma especial da pessoa, desde sua admissão até sua liberação e manter contato ligando vez ou outra ou mandando uma mensagem (como um feliz aniversário).
Todo este zelo pelo bem-estar do paciente, ao invés de significar tempo perdido, resulta em uma imagem de marca bem avaliada por parte do público.
3. Conte com um bom software para clínicas
O avanço da tecnologia e o desenvolvimento de softwares para clínicas para a gestão de serviços de saúde podem ser excelentes aliados quando se trata de gerenciar o fluxo de pacientes em sua clínica e, atualmente, se tornaram indispensáveis.
O software para clínicas do Clínica nas Nuvens, por exemplo, é uma ótima opção para melhorar o controle de fluxo de pacientes. Obviamente, o Clínica nas Nuvens possui uma série de outras funções, ferramentas e utilidades, pois ele foi construído para coordenar toda a gestão da sua clínica, envolvendo todos os setores e integrando-os.
Esses sistemas, como o Clínica nas Nuvens, permitem, por exemplo, que os profissionais da área médica tenham acesso a marcações e remarcações em suas agendas online; a informações sobre o paciente; a dados operacionais e até mesmo a dados financeiros; entre muitas outras ferramentas.
Quando o sistema de gestão de uma clínica é automatizado, os processos em geral tendem a fluir de maneira mais rápida e eficiente, melhorando de maneira significativa o fluxo de pacientes e a produtividade da clínica.
Além disso, os softwares para clínicas são capazes de analisar dados e gerar relatórios, que auxiliam a identificar pontos fracos no gerenciamento do fluxo de pacientes e a traçar estratégias de melhorias. Por isso, não hesite em adquirir um sistema automatizado para sua clínica!
Aliás, a melhor decisão que você pode tomar é pedir agora mesmo uma demonstração gratuita do Clínica nas Nuvens e conferir você mesmo todas essas vantagens que podem fazer a diferença no seu negócio.
E então, gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando e siga-nos também nas nossas redes sociais! Você também pode assinar a nossa Newsletter e receber novas notícias sobre a área da saúde.