Sistema online completo
para clínicas e consultórios
5 conselhos valiosos para um médico em início de carreira

5 conselhos valiosos para um médico em início de carreira

A tão sonhada carreira de medicina requer um longo caminho. São anos de estudo, dedicação, estágios e, em alguns casos ainda, a residência para, então, receber o diploma e estar habilitado a cuidar da saúde de outras pessoas.

As dificuldades e os obstáculos enfrentados durante esse percurso são muitos e não terminam junto com o curso de graduação; muito pelo contrário! É aí que os desafios ficam mais intensos e a jornada para iniciar na carreira requer ainda o dobro de esforço e dedicação.

Se você é um desses profissionais, que acabou de ingressar no mercado de trabalho, calma. Não estamos aqui para trazer ainda mais problemas, mas, sim, para compartilhar alguns conselhos valiosos que podem acabar sendo esquecidos em meio a tantas preocupações.

Conheça seus pacientes

Conhecer um paciente não é tarefa fácil e essa percepção geralmente demanda anos de prática e experiência. No entanto, é um item importante para prestar um bom atendimento. Sendo assim, antes de sair perguntando qual é o problema, que tal apostar em uma conversa mais informal?

Isso vai permitir que você conheça o estilo de vida, o grau de instrução e até a história de vida do paciente para poder ajustar seu atendimento da melhor forma.

Tenha um bom relacionamento com seus pacientes

Você está começando a construir sua carreira agora, certamente não quer adquirir fama de “mal humorado”, “estressado” ou “impaciente”. Por isso, ter um bom relacionamento com seus pacientes ou outras pessoas que façam parte do seu círculo profissional é a primeira regra.

Ofereça momentos de atenção, saiba ouvir e conversar de forma clara e amigável. Tudo isso sem forçar a barra, é claro, pois a primeira impressão é a que fica.

Aproveite o conhecimento de seus colegas de profissão

Estágios e residências são ótimas oportunidades para conquistar ainda mais conhecimento. As rotinas incluem contato direto com outros médicos e cabe a você utilizá-las a seu favor.
Aproveite para trocar conhecimento e esclarecer dúvidas com seus colegas de profissão. Diante de um problema, não exite em perguntar, afinal o período é de muito aprendizado e você só tende a ganhar com isso.

Busque atualização constante

Estar atualizado faz toda a diferença no mercado de trabalho e na área da medicina isso não é diferente. Com um número cada vez maior de médicos surgindo, invista em cursos, palestras e congressos para obter novos conhecimentos e, assim, se destacar profissionalmente.

Quanto mais conhecimento você obtiver, mais fácil ficará de encarar a profissão, fazer diagnósticos e indicar tratamentos certos para seus pacientes. Além disso, você também conquistará o respeito e o reconhecimento de seus colegas.

Não deixe sua vida pessoal de lado

A carreira está iniciando, mas isso não significa dizer dedicação única e exclusiva para a medicina. A sua vida pessoal continua lá e deve receber tanta atenção quanto a profissional. Tenha uma rotina organizada e reserve tempo para descansar e aproveitar com a família e amigos.

Agora isso pode não fazer tanta diferença, mas, com certeza, depois de um certo tempo de profissão, você vai sentir falta dos anos “doados” inteiramente ao trabalho.

E aí, gostou do nosso post? É médico em início carreira? Então, compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!.

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *