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Saiba como fidelizar seu paciente em 4 passos

Saiba como fidelizar seu paciente em 4 passos

A fidelidade do cliente é o segredo de muitas empresas de diversos ramos — incluindo consultórios médicos. O marketing na área da saúde tem o desafio de criar estratégias que envolvam identificar a necessidade do paciente, priorizar a qualidade do atendimento, criar um conceito de marca e estabelecer uma comunicação com o cliente sem infringir os limites do código de ética do Conselho Regional de Medicina.

Quer saber o que fazer para fidelizar o seu paciente e garantir que ele continue frequentando o seu consultório? Continue a leitura desse post e acompanhe as nossas dicas.

Agenda

Quando um paciente procura um consultório médico, ele espera que haja disponibilidade e flexibilidade de horários. Mas, algumas vezes, a agenda está lotada e a pessoa responsável pelo agendamento deve ser muito gentil para que o cliente não desista da consulta. Esse profissional deve ainda saber responder a todas as perguntas com relação a preços, planos de saúde e cobertura de exames.

Criar um sistema de agendamento on-line seria um bom diferencial no mercado, já que os pacientes costumam reclamar de longas filas de espera para consultas. Outra dica é deixar uma ou duas vagas para atendimentos de urgência que aparecem ao longo da semana.

Sala de espera

Mantenha a recepção sempre limpa e organizada. Disponibilize ferramentas para que o paciente possa se distrair enquanto espera: revistas atuais, televisão, senhas de Wi-Fi e até um ambiente virtual da clínica, onde seja possível jogar ou assistir a vídeos com dicas de saúde, por exemplo. Além disso, ofereça água, café e chá para o cliente enquanto ele espera.

Durante a consulta

Não é comum encontrar pessoas reclamando que foram ao médico e a consulta durou 2 minutos, ou que o profissional nem olhou para a cara do paciente. A consulta é o momento em que o paciente irá expor o seu problema e o médico deve ouvir com muita atenção para que se estabeleça o laço de confiança, tão importante na fidelização do paciente.

Além disso, o profissional deve responder as dúvidas que surgirem com seriedade e gentileza. Se for necessário passar exames, tire dúvidas com relação a eles também. Caso haja amostra grátis do remédio receitado, entregue para o paciente. Essas são algumas atitudes simples que farão com que o cliente continue o tratamento e sinta vontade de voltar.

Depois da consulta

Se o paciente demorar para a consulta de retorno, ligue para a ele e pergunte se houve algum problema, se ele continuou o tratamento e como se sente. Outra forma de fazer contato após a consulta sem parecer invasivo é enviar um e-mail — e para isso é importante manter a lista de contato dos pacientes sempre atualizada.

O segredo para fidelizar o seu cliente é unir uma boa apresentação visual do seu consultório, um atendimento de qualidade e uma boa comunicação. Mas é importante também conhecer o perfil dos seus clientes e desenvolver ferramentas para checar se suas ações estão dando resultados. Uma forma simples e econômica de fazer isso é por meio da pesquisa de mercado e de satisfação.

Gostou de nossas dicas para fidelizar o seu paciente? Tem alguma experiência interessante para dividir conosco? Escreva nos comentários!

André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto é especialista em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). É CEO do Clínica nas Nuvens, um software médico online completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios.

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