Se você é dono ou gestor de clínica ou mesmo empresário da área da saúde, sabe que estamos falando de um segmento extremamente competitivo, com inúmeras empresas oferecendo serviços parecidos, sendo difícil se destacar.
Para tornar essa tarefa ainda mais difícil, esse setor ainda é regulado com regras bastante rígidas e restritivas, o que torna muito desafiador divulgar os serviços de forma mais direta.
Nesse sentido, saber usar bem o marketing digital tem sido hoje o grande diferencial para as clínicas que estão crescendo, aumentando o número de pacientes e, consequentemente, seu faturamento.
Por isso, neste artigo vamos te mostrar as melhores técnicas de SEO para sua clínica aparecer no topo do Google, pois essa é uma das estratégias mais poderosas que existem. Acompanhe!
O que é SEO para a área médica?
Sigla para otimização para os mecanismos de busca, em inglês, SEO é o conjunto de técnicas, ajustes e otimizações que devem ser feitas nos conteúdos produzidos para a internet, que visam torná-lo mais amigável para os usuários e, consequentemente, para os buscadores, como o Google.
Pesquisas mostram que a maioria das pessoas pesquisam sobre saúde na internet, inclusive sobre opções de médicos, clínicas e hospitais. Sendo que o principal meio usado para isso é o Google.
Porém, para uma empresa aparecer nas primeiras posições nos resultados de pesquisa e terem mais chance de serem as escolhidas pelas pessoas, é preciso atender aos critérios dos buscadores. E são esses critérios e ajustes o que chamamos de técnicas de SEO.
Quando falamos de SEO para a área médica ou para clínicas, estamos falando dos ajustes, técnicas e otimizações mais adequadas para esse segmento que, se forem bem aplicadas, podem fazer maravilhas pelo seu negócio. Veja também: Marketing Médico: o guia completo para a transformação digital.
Por que clínicas deveriam investir em SEO?
Como dito acima, o mercado da saúde é tão gigantesco quanto competitivo. Para se ter uma ideia, só em aquisições de hospitais e clínicas, o setor movimentou mais de 10 bilhões de reais em 2021 e, nesse mesmo ano, 15 empresas do setor abriram ações na bolsa de valores.
E mesmo se você tem uma pequena clínica, as possibilidades de crescimento são exponenciais nesse segmento, caso você aprenda a usar a internet a favor do seu negócio. Confira alguns dados que provam isso:
- De acordo com o portal Search Engine Journal, os contatos vindos de ações de SEO tinham uma taxa de agendamento de 14,6%, enquanto que os prospects vindos de outras ações tinham uma taxa de apenas 1,7%.
- Por minuto são feitas no mundo mais de 70.000 pesquisas relativas a questões da saúde.
- Cerca de 73% dos pacientes procuram médicos pela internet.
Técnicas de SEO para clínicas médicas
Agora que vimos a importância dessas ações para sua clínica aparecer no topo do Google, conheça algumas das principais técnicas de SEO.
1. Tenha um site amigável e rápido
É fato: ninguém hoje em dia tem paciência para ficar esperando um site abrir, enquanto existem várias outras opções na internet. Por isso, se você quer segurar os visitantes do seu site e levá-los até o agendamento, é preciso garantir que o site se abra rapidamente. E aqui estamos falando de pouquíssimos segundos.
2. Invista em palavras-chave da área da saúde
Um dos pontos mais importantes das técnicas de SEO é a pesquisa por palavras-chave, para usá-las nos conteúdos, facilitando com que seus conteúdos sejam encontrados pelas pessoas.
Nesse sentido, sempre que possível pesquise e inclua em seus conteúdos termos relacionados aos serviços que você oferece, exames que sua clínica realiza, equipamentos que você possui, especialidades oferecidas, entre outros.
Claro que isso deve sempre atender a uma boa pesquisa prévia, para escolher os termos que casem com as pesquisas que as pessoas estão fazendo.
3. Foque no SEO local
Clínicas têm, por característica, atender a um público que está em sua área de cobertura. Dificilmente alguém vai sair de uma cidade para ir a uma consulta, a menos que sejam casos excepcionais.
Por isso, é fundamental investir em estratégias e otimizações que visem tornar seu negócio facilmente localizável para quem está na região que você atende.
Nesse sentido, algumas das ações mais importantes é investir no Google Meu Negócio, a ferramenta gratuita do Google para negócios físicos, inclusive clínicas. Com esse recurso, sempre que alguém pesquisar por sua área, irá aparecer o perfil da sua clínica, juntamente com seus meios de contato, endereço, telefones, horários de atendimento, especialidades atendidas e até as avaliações de seus pacientes.
E o melhor: tudo de graça. Só depende de você fazer um bom trabalho de configuração e usar boas técnicas de SEO para ter um bom desempenho.
4. Entre na onda da pesquisa por voz
Cada vez mais, os recursos de inteligência artificial garantem que os mecanismos de busca entendam perfeitamente o que as pessoas falam e traduzam isso em palavras e perguntas.
E se você pensar que grande parte do público da saúde é composta por idosos, que têm mais dificuldade com as letras miúdas dos teclados, esse recurso tende a ser cada vez mais usado.
Para isso, pesquise pelos termos mais usados em pesquisas de voz, crie conteúdos que se pareçam com uma conversa, pesquise sobre como tornar seu conteúdo mais adaptado para tecnologias como Google Home e Alexa e invista em tornar seu site amigável para os celulares.
5. Produza conteúdo útil
Por último, mas não menos importante: tenha em seus canais de comunicação conteúdos úteis e que ajudem as pessoas a cuidarem melhor da saúde.
E aqui estamos falando em artigos para blog, textos para redes sociais, vídeos o YouTube e todos os possíveis meios de contato com possíveis pacientes.
Quanto mais as pessoas virem em sua marca uma opção de confiança e que as ajude a terem mais saúde, trazendo dicas e respondendo suas dúvidas, mais isso vai se refletir em visitantes, interações e, consequentemente, em agendamentos.
Esperamos que este conteúdo sirva para despertar em você o desejo de investir nessa estratégia tão poderosa, que é o SEO para clínicas. Até o próximo conteúdo!