Dia do Radiologista: o que significa, como começou e alguns momentos importantes na história

Dia do Radiologista: o que significa, como começou e alguns momentos importantes na história

Em 8 de novembro, o mundo inteiro comemora o Dia do Radiologista. É um momento de celebração para todos os profissionais que trabalham arduamente cuidando da saúde.

O Dia do Radiologista é válido tanto para médicos radiologistas quanto para os técnicos radiologistas. Neste texto, vamos trazer mais conteúdos sobre essa data comemorativa e outras curiosidades sobre os profissionais de Radiologia.

O nascimento da Radiologia e do Dia do Radiologista

O nascimento da Radiologia, que, consequentemente, gerou o Dia do Radiologista, remete a 8 de novembro de 1895, quando Wilhelm Conrad Roentgen, físico alemão, iniciou experimentos sobre a radiação no laboratório da Universidade de Wurzburg. 

Sem ter noção do que estava prestes a descobrir, ele se aproximou de um dos maiores tesouros da ciência contemporânea. Apesar dos estudos de Roentgen terem motivado o Dia do Radiologista em novembro, o avanço mais importante se deu mais de um mês depois.

A invenção do raio-X

Em 22 de dezembro, por meio da utilização da radiação, o primeiro radiologista, Roentgen, conseguiu fotografar os ossos da mão da esposa. Diante desse feito, o cientista chamou o efeito radioativo e o processo de raio-X, em que a letra correspondia a algo que não era possível determinar.   

Posteriormente, já no ano de 1903, Wilhelm Conrad Roentgen foi devidamente premiado com o Nobel de Física, em decorrência da invenção, o raio-X. Por ser uma das maiores descobertas do século, é utilizada em inúmeros aparelhos tecnológicos até hoje.

Chatbot para WhatsApp

Dois momentos de extrema importância na história da Radiologia

Depois da invenção do raio-X, outros momentos de extrema importância ocorreram a partir dos estudos iniciais de Wilhelm Conrad Roentgen. Veja alguns exemplos!

A criação da mamografia

O cirurgião alemão Salomon descobriu como trabalhar com a Radiologia diante das patologias da mama na primeira metade do século XX, em 1913.

Em 1951, Raul Leborgne criou o mamógrafo. Com esse equipamento, foi possível entender como os instrumentos de raio-X poderiam ser utilizados para realizar exames na mama.

Hoje, sabe-se que a mamografia é um dos exames mais importantes para a saúde da mulher. Isso porque pode identificar nódulos e salvar vidas com o tratamento adequado.

A ressonância magnética e a tomografia computadorizada

Os físicos Felix Bloch e Edward Mills Purcell foram agraciados com o Nobel de Física em 1952. Os estudos e as descobertas de ambos sobre o magnetismo nuclear abalaram a comunidade científica.

Essas pesquisas foram pioneiras sobre a ressonância magnética. A partir de então, muito trabalho foi executado para, vinte anos depois, em 1970, um aparelho de ressonância magnética fosse criado para uso profissional em clínicas, instituições e hospitais.

Hoje em dia, a ressonância está sempre entre os exames mais detalhados e completos, utilizada diariamente para investigar doenças neurais, nódulos, tumores e outras patologias.

Além disso, outro momento muito importante para o avanço da tecnologia na área da Radiologia foi a invenção da tomografia computadorizada, por Hounsfield e Ambrose, em 1972, que mudou a vida das pessoas para melhor.

Dia do Radiologista

A Radiologia no Brasil

Um ano depois da descoberta do Raio-X, em 8 de novembro, por Wilhelm Conrad Roentgen, na Alemanha, o Brasil realizou a primeira radiografia, em 1986. O feito foi cercado de polêmica em relação ao local.

O físico Francisco Pereira Neves defendeu que a realização aconteceu no Rio de Janeiro, sob sua tutela. Já o físico Silva Ramos articula que a primeira radiografia do Brasil ocorreu em São Paulo, com ele coordenando. Por outro lado, o físico Alfredo Brito defende que foi ele quem fez o exame, na Bahia.

Como se não bastasse, também existem físicos do estado do Pará que consideram que a primeira radiografia em solo brasileiro aconteceu ali, conduzida por eles.

Como as diferenças de tempo são muito pequenas, não se sabe até hoje onde aconteceu o princípio dessa data especial no nosso país.

O projeto que tornou lei o Dia do Radiologista

Em 2009, foi criado um projeto de lei pelo Deputado Federal Dr. Eleuses Paiva com a intenção de tornar 8 de novembro o Dia do Radiologista. Porém, apenas em 2015, com a assinatura da então Presidente da República, Dilma Rousseff, e Arthur Chioro, então Ministro da Saúde, que o projeto virou lei.

Em maio de 2015, sob a guarda da lei Nº 13118/2015, foi determinado que 8 de novembro é o Dia do Médico Radiologista, com repercussão para todo o território nacional.

Sistema para clínica

Assine nossa newsletter

Se você gostou deste conteúdo, assine nossa newsletter e acompanhe os textos que postamos diariamente sobre a área da saúde. Também trazemos dicas e informações para melhorar o dia a dia da sua clínica.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se