Dicas para criar um site médico e atrair mais pacientes 

Dicas para criar um site médico e atrair mais pacientes 

Nos dias de hoje, divulgar o próprio trabalho, por meio de um site médico na internet, é algo essencial na vida de todo profissional da saúde. Isso porque, os canais digitais são espaços onde a maior parte da população está presente procurando por serviços, produtos e marcas. 

De acordo com o último levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 81% dos brasileiros utilizam a internet. Em meio a esse cenário, como um médico pode tornar seu site atrativo e conquistar a atenção de mais pessoas? Continue a leitura e confira. 

marketing médico

Comunicação clara e objetiva 

Ao criar um site para médicos na internet, um dos principais pontos a observar é a clareza das informações divulgadas. Ou seja, é importante que a comunicação seja objetiva e compreendida por todas as pessoas que acessarem.

De nada adianta um site bonito, mas que contenha informações difíceis de compreender. Tenha em mente que um vocabulário médico muito técnico pode ser difícil de ser compreendido por pessoas leigas. Dessa forma, optar por termos simples e de fácil compreensão é a melhor alternativa para se conectar ao público. 

Conteúdos humanizados

Além de textos objetivos, é imprescindível que o site médico adote uma postura mais humanizada, utilizando imagens de pessoas felizes, sendo bem atendidas e conversando com o perfil do público já atendido. Ou seja, se o profissional atende um público infantil, é interessante que o site tenha fotos com esse perfil. 

Utilizar depoimentos reais de pacientes, é outra importante estratégia que pode humanizar ainda mais o site médico. Seja em vídeos ou em depoimentos com fotos, inserir a imagem de pessoas reais é uma forma de entregar uma prova social em relação aos serviços oferecidos, fazendo com que mais pessoas se identifiquem. 

site médico

Páginas com foco nos serviços realizados

Quando alguém procura por um tipo de serviço médico na internet, os sites mais bem estruturados e que oferecem conteúdos de qualidade possuem maior chance de aparecer nos primeiros resultados do Google. 

Por isso, vale a pena desenvolver páginas para médicos específicas para cada serviço que o profissional realiza, garantindo um conteúdo completo, bem explicativo e que esclareça todas as possíveis dúvidas que os pacientes possam ter em relação ao serviço. 

Um site de cirurgião-dentista, por exemplo, pode desenvolver uma página para extração dentária, outra para prótese, uma terceira sobre implantes e assim por diante. Dessa forma, o Google pode identificar o site médico como um forte canal para as pessoas encontrarem as informações que pesquisam. 

Conteúdos com foco no SEO

Quando falamos de aparecer nas primeiras páginas do Google, nos referimos também a seguir algumas estratégias específicas, que comprovadamente resultam em melhores colocações. 

A primeira delas é, como já dito, investir em conteúdos de qualidade, que entreguem o que o público espera, com respostas para possíveis dúvidas, informações relevantes sobre os serviços prestados, entre outras informações. 

Além disso, é importante seguir estratégias de SEO, como usar palavras-chave normalmente pesquisadas pelo público. Por exemplo, se determinado médico de São Paulo oferece serviços de cardiologia, utilizar a palavra “cardiologia em São Paulo” ao longo dos textos, pode ser uma estratégia interessante.

Claro que para se adequar a essas normas e aplicá-las de forma correta, a melhor atitude é contratar empresas especializadas em SEO, que possuam conhecimento específico sobre o assunto. 

Canais de comunicação rápidos

A internet oferece às pessoas instantaneidade para obter informações. E essa agilidade é desejada, inclusive, na hora de tirar dúvidas e obter um atendimento rápido. Dessa forma, o site médico que oferece um canal de chatbot, onde a pessoa pode ser atendida rapidamente, se torna um diferencial. 

Com essa estratégia, basta acessar o site de médicos, navegar e, em qualquer momento, clicar no chatbot, normalmente disponibilizado no lado inferior direito da tela. Ao abrir a tela, a pessoa que acessa o site consegue tirar suas dúvidas mais rapidamente, sem precisar ligar ou ir até o consultório médico. 

Ao mesmo tempo, o médico consegue agilizar os atendimento e, em muitos casos, integrar o chatbot a um sistema de gestão, administrando as conversas em um único lugar, sem depender de vários colaboradores para isso. É rápido, eficiente e auxilia na questão sobre como atrair mais pacientes.

Chatbot para WhatsApp

Agenda online 

Além do chatbot, outra estratégia bastante interessante, tanto para o paciente como para o médico, é a disponibilidade de agenda no site. Ou seja, basta o paciente acessar o site médico e, de forma rápida, escolher o horário, dia e tipo de serviço que deseja realizar um agendamento.

Isso é possível graças a integração do site ao sistema de agendamento que o médico já utiliza em seu consultório. Ao fazer isso, é possível monitorar todos os agendamentos realizados pelos próprios pacientes. Para saber mais sobre o agendamento online, acesse: Agendamento online: use a tecnologia a seu favor!

Entenda mais sobre a importância de um site

Gostou deste conteúdo sobre site médico, mas deseja conferir outras dicas sobre o assunto? Então acesse também o conteúdo: Por que criar um site para uma clínica? e confira os principais motivos de ter esse canal de comunicação. 

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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