Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência: quais ações promover na sua clínica 

Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência: quais ações promover na sua clínica 

Do dia 01/02 até 08/02, acontece a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Ela é importante no campo da saúde física e psicológica, tanto das adolescentes quanto dos recém-nascidos. Além disso, existem fatores sociais que devem ser levados em conta.

Neste conteúdo, vamos trazer informações relevantes, não apenas sobre a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, mas sobre outras questões como os riscos que as adolescentes correm e a importância de promover ações de reflexão e prevenção na clínica.

O que é a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência?

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é firmada pela lei 13.798/2019, que tem como compromisso trazer dados e informações em relação às medidas de prevenção da gravidez na adolescência.

Essa ação educativa, indubitavelmente, contribui muito para a conscientização das  consequências da gravidez na adolescência e a redução da incidência de gravidez nessa fase da vida. 

Informações importantes que você deve difundir para a conscientização 

Algumas informações importantes que os médicos podem difundir para os pacientes na Semana Nacional da Gravidez na Adolescência dizem respeito à questão do quadro como um problema social, psicológico e biológico.

No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a adolescência compreende pessoas entre 12 e 18 anos, que representam entre 20% e 30% da população no mundo todo. 

No Brasil, a estimativa é que os adolescentes alcancem 23% da população. Quando se trata de problemas de saúde, nessa faixa de idade, a questão da gravidez se sobressai, principalmente em países em situação de desenvolvimento, como é o caso do território brasileiro.

Além disso, só no Brasil, estima-se que um em cada sete bebês pertence a uma mãe adolescente. Por isso, é importante trazer mais informações sobre a gravidez na adolescência no Brasil e gerar mais conhecimento sobre como se proteger, focando nas consequências que esse acontecimento pode gerar na vida. 

Ao falar em prevenção da gravidez, é preciso levar em conta a questão social, o abandono escolar, os problemas financeiros, emocionais e psicossociais que podem ser desencadeados.

Fatores biológicos de riscos associados com a gravidez na adolescência

  • Adolescente menor 16 anos;
  • Competição entre a mãe e o feto por nutrientes;
  • Menos de 1,50 m de altura;
  • Peso inferior a 45 kg;
  • Infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, Sífilis e hepatites B/C;
  • Possibilidade de ter ou desenvolver doenças como dengue, toxoplasmose, zika, etc;
  • Possibilidade de ter ou adquirir transtorno psiquiátrico.

Fatores psicossociais de ricos associados com a gravidez na adolescência

  • Condições disfuncionais na família, como violência, doenças psiquiátricas, etc;
  • Problemas de apoio na família;
  • Situação financeira precária;
  • Uso de tabaco, bebidas alcoólicas e drogas;  
  • Possibilidade de tentativa de aborto;
  • Possibilidade da gestação ser fruto de estupro;
  • Uso de medicamentos por conta própria;
  • Pré-natal tardio;
  • Maior dificuldade de acesso aos serviços de pré-natal.
Marketing médico

Canais e ações para a clínica promover a prevenção da gravidez na adolescência

Para promover a conscientização e a prevenção da gravidez na adolescência, médicos e/ou gestores de centros de saúde podem tomar algumas medidas e realizar ações publicitárias. Veja como isso pode ser feito.

Palestras e eventos

Uma das iniciativas pode ser a participação em palestras e eventos que tratem desse assunto, assistindo a conteúdos para transmitir as informações adquiridas aos seus pacientes posteriormente. Caso você já tenha conhecimentos na área, suba ao palco e exponha seu conhecimento em público.

Nesse caso, você pode convidar os pacientes para participarem dos eventos ou das palestras para absorverem conhecimentos sobre o tema. Além disso, você pode criar uma roda de conversa na própria clínica, convidando especialistas e público interessado.

Materiais impressos

Mesmo na era digital, muitas pessoas ainda são impactadas por conteúdos expostos em materiais impressos. Você pode criar uma cartilha com instruções e medidas preventivas, um folder contendo informações pertinentes ao assunto ou qualquer outro material que chegue ao público-alvo.

Criação de lives

Outra opção interessante para a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é fazer lives diretamente no Instagram ou no YouTube. As lives são muito versáteis e têm ótima repercussão. 

Publicações em redes sociais

Essa é uma medida muito assertiva, pois as redes sociais fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas, principalmente, do público adolescente. 

Trazer postagens sobre a prevenção da gravidez na adolescência e os riscos que isso pode trazer para os envolvidos é uma ótima maneira de gerar reflexão e até mudanças no comportamento.

Como o Clínica nas Nuvens pode ajudar  

Um sistema para gestão de clínicas, como o Clínica nas Nuvens, pode ajudar você nessa missão de trazer informações e alcançar o público na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. 

Conte com recursos como o marketing médico para ter mais estratégias inteligentes para alcançar seu público-alvo e divulgar seus conteúdos. Conheça melhor o Clínica nas Nuvens!

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se