Como garantir a segurança de dados da clínica 

Como garantir a segurança de dados da clínica 

Com o aumento do uso de sistemas para clínicas em nuvem e o armazenamento de informações sensíveis dos pacientes, a segurança dos dados da clínica se tornou essencial para evitar violações de privacidade e manter a confiança dos pacientes. 

Segundo pesquisa da Kaspersky, o setor da saúde foi o terceiro mais atacado em 2024 pelo cibercrime no Brasil. Mesmo diante deste perigo, sabemos não é uma tarefa tão simples gerir uma clínica médica e ainda garantir a segurança dos dados. 

Pensando na rotina agitada da gestão clínica, neste post apresentaremos algumas dicas que poderão ajudá-lo a ter mais segurança dos dados dos pacientes. Acompanhe! 

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Consequências da falta de segurança dos dados da clínica 

A falta de segurança dos dados da clínica pode resultar em graves consequências, como vazamento de informações sensíveis dos pacientes, quebras de confiança, e danos irreparáveis à reputação da clínica. Além disso, pode levar a multas severas e ações legais devido à violação da LGPD. 

Ataques cibernéticos também podem comprometer o funcionamento da clínica, o que pode causar perda de dados e interrupções nos serviços. Essas situações afetam a continuidade do atendimento e geram custos para a recuperação e restauração dos sistemas afetados. 

Para evitar estas situações é necessário tomar alguns cuidados que podem garantir a segurança dos dados da clínica. Veja! 

Armazene os dados em nuvem 

Mantenha informações médicas em servidores remotos acessíveis pela internet, para garantir segurança, flexibilidade e fácil acesso. Afinal, é fundamental realizar com frequência um backup dos dados dos pacientes

O backup regular dos dados é uma medida preventiva essencial. Em caso de falha no sistema ou ataque cibernético, ter backups atualizados garante que as informações dos pacientes possam ser recuperadas sem grandes perdas e o modo mais eficaz de realizar isso é usando uma nuvem. 

Conheça a LGPD e suas Implicações 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma legislação brasileira que regulamenta a coleta, armazenamento e tratamento de dados pessoais. No setor de saúde, onde os dados dos pacientes são supersensíveis, é fundamental que as clínicas estejam em total conformidade com a LGPD. 

Ações incluem a implementação de políticas de privacidade para clínica, o treinamento de funcionários sobre a importância da proteção de dados, e a garantia de que os pacientes saibam como suas informações estão sendo usadas e protegidas. 

Eduque sua equipe sobre boas práticas de segurança 

A equipe da clínica desempenha um papel importante na segurança dos dados. Colaboradores bem-informados sobre as melhores práticas de segurança podem ajudar a prevenir incidentes, como phishing ou vazamento de informações.  

Promova uma cultura de segurança na clínica, onde todos entendem a importância de proteger os dados dos pacientes. Realize treinamentos regulares sobre cibersegurança e proteção de dados. 

Você também pode estabelecer políticas claras sobre o uso de dispositivos móveis e redes sociais no ambiente de trabalho. E incentivar a equipe a relatar imediatamente qualquer atividade suspeita. 

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Conte com um sistema de gestão para clínicas eficiente 

Sem dúvidas, a melhor solução é contar com o auxílio de um sistema para clínicas. O primeiro benefício é o fato de concentrar todos os dados em apenas um local, possibilitando um controle maior de tudo. 

Essas ferramentas são ótimas para realizar a gestão financeira e de atendimento além de otimizar a agenda dos profissionais que atuam no mesmo ambiente, diminuindo ao máximo a quantidade de cancelamentos de última hora e maximizando a fidelização de clientes, por exemplo.  

Com todos esses dados concentrados em um único lugar, você garante uma maior segurança desses dados. As chances de invasores acharem uma falha, por exemplo, são bem menores, afinal de contas, será monitorado frequentemente o seu sistema único. 

Invista no acesso individualizado 

Implementar controles de acesso rigorosos ajuda a limitar a exposição de informações sensíveis apenas às pessoas que realmente precisam delas para desempenhar suas funções. 

É essencial que todos os usuários sejam cadastrados individualmente com um usuário e senha único para cada colaborador. Inclusive, é muito importante que cada usuário tenha o seu perfil com as liberações apropriadas, conforme as demandas de cada função — médicos e colaboradores possuem permissões diferentes dentro do sistema da clínica. 

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Segurança dos dados da sua clínica a poucos cliques 

A segurança dos dados é uma responsabilidade que não pode ser ignorada pelas clínicas médicas. Além de cumprir as exigências legais, garantir a proteção das informações dos pacientes fortalece a confiança e a reputação da sua clínica.  

Quando você dá os primeiros passos utilizando sistemas de confiança para a gestão clínica, você já está direcionando os dados para um ambiente seguro.  

Caso ainda não saiba como um software para clínicas pode ajudar desde a gestão da agenda até o faturamento e ainda garantir que os dados estejam seguros de ponta a ponta, te convidamos a conhecer melhor o Clínica nas Nuvens. Acompanhe nosso blog ou solicite uma demonstração gratuita! 

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Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
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