Fidelizar seu paciente é o segredo de muitas empresas de diversos ramos — incluindo consultórios médicos. O marketing na área da saúde tem o desafio de criar estratégias que envolvam identificar a necessidade do paciente, priorizar a qualidade do atendimento, criar um conceito de marca e estabelecer uma comunicação com o cliente sem infringir os limites do código de ética do Conselho Regional de Medicina.
Quer saber o que fazer para fidelizar seu paciente e garantir que ele continue frequentando o seu consultório? Continue a leitura desse post e acompanhe as nossas dicas.
Agenda
Quando um paciente procura um consultório médico, ele espera que haja disponibilidade e flexibilidade de horários. Mas, algumas vezes, a agenda está lotada e a pessoa responsável pelo agendamento deve ser muito gentil para que o cliente não desista da consulta. Esse profissional deve ainda saber responder a todas as perguntas com relação a preços, planos de saúde e cobertura de exames.
Criar um sistema de agendamento online seria um bom diferencial no mercado, já que os pacientes costumam reclamar de longas filas de espera para consultas. Outra dica de ouro para fidelizar seu paciente é deixar uma ou duas vagas para atendimentos de urgência que aparecem ao longo da semana.
Sala de espera
Manter a recepção sempre limpa e organizada é outra ótima dica para fidelizar seu paciente. Disponibilize ferramentas para que o paciente possa se distrair enquanto espera: revistas atuais, televisão, senhas de Wi-Fi e até um ambiente virtual da clínica, onde seja possível jogar ou assistir a vídeos com dicas de saúde, por exemplo. Além disso, ofereça água, café e chá para o cliente enquanto ele espera.
Durante a consulta
Não é comum encontrar pessoas reclamando que foram ao médico e a consulta durou 2 minutos, ou que o profissional nem olhou para a cara do paciente. A consulta é o momento em que o paciente irá expor o seu problema e o médico deve ouvir com muita atenção para que se estabeleça o laço de confiança, tão importante na fidelização do paciente.
Além disso, o profissional deve responder as dúvidas que surgirem com seriedade e gentileza. Se for necessário passar exames, tire dúvidas com relação a eles também. Caso haja amostra grátis do remédio receitado, entregue para o paciente. Essas são algumas atitudes simples para fidelizar seu paciente que farão com que o cliente continue o tratamento e sinta vontade de voltar.
Depois da consulta
Se o paciente demorar para a consulta de retorno, ligue para a ele e pergunte se houve algum problema, se ele continuou o tratamento e como se sente. Outra forma de fazer contato após a consulta sem parecer invasivo é enviar um e-mail — e para isso é importante manter a lista de contato dos pacientes sempre atualizada.
O segredo para fidelizar seu cliente é unir uma boa apresentação visual do seu consultório, um atendimento de qualidade e uma boa comunicação. Mas é importante também conhecer o perfil dos seus clientes e desenvolver ferramentas para checar se suas ações estão dando resultados. Uma forma simples e econômica de fazer isso é por meio da pesquisa de mercado e de satisfação.
Gostou de nossas dicas para melhorar a https://clinicanasnuvens.com.br/blog/experiencia-do-paciente/experiência do paciente e fidelizá-lo? Tem alguma experiência interessante para dividir conosco? Escreva nos comentários!